Já é um dos casos mais mediáticos de 2024 e tem suscitado várias teorias da conspiração e informações falsas. Sean John Combs, mais conhecido como P.Diddy, foi um dos nomes fortes do hip hop nos anos 90 e início da década de 2000 e, a 16 de setembro, foi acusado pelo Ministério Público norte-americano de tráfico sexual, extorsão e outros crimes que terá cometido ao longo de vários anos, tendo sido preso nesse mesmo dia.

O músico e empresário está desde então detido no Metropolitan Detention Center, em Brooklyn, Nova Iorque, e a 5 de outubro uma publicação feita no Instagram alega que Diddy foi encontrado morto na sua cela, em circunstâncias ainda por apurar.

O post já conta com mais de 11 mil likes e milhares de comentários e partilhas, mas é verdade que o rapper morreu?

Não. Atualmente, Sean Combs continua vivo e detido no Metropolitan Detention Center, à espera do julgamento.

Como várias notícias dão conta, e declarações oficiais dos advogados do músico confirmam, Diddy está a preparar a sua defesa enquanto está detido e já pediu que o julgamento seja marcado para abril ou maio de 2025.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Inclusivamente, o rapper esteve presente em tribunal a 10 de outubro numa audiência, a terceira desde a sua detenção, onde ficou a saber que o julgamento do seu caso terá início a 5 de maio de 2025.

É verdade que o músico está a ser monitorizado pelas autoridades, por receio de que tente suicidar-se, mas o procedimento não é exclusivo. Esta monitorização, conhecida como “suicide watch”, ou prevenção de suicídio, em português, costuma ser aplicada em indivíduos com elevado estatuto, como celebridades, particularmente as que estão detidas por suspeitas de crimes de violência contra mulheres.

Conclusão

Não é verdade que Sean “Diddy” Combs tenha sido encontrado morto no Metropolitan Detention Center, em Brooklyn, onde está detido desde 16 de setembro.

O músico, que foi preso por acusações de tráfico sexual, extorsão e vários outros crimes, continua detido no mesmo estabelecimento prisional a aguardar julgamento. Desde que a publicação em análise foi feita no Instagram, os advogados de Diddy já fizeram várias declarações públicas a diversos órgãos de comunicação social onde afirmam que o rapper está a “focado em preparar o julgamento”.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge