Uma publicação no Facebook apontava que o líder do partido Chega estaria a ponderar alterar o programa do partido para tentar enquadrar as visões de Cristina Rodrigues. A mesma publicação, sob a forma de uma suposta capa da revista Visão, ainda refere que Pedro Frazão, um dos deputados eleitos pelo partido, ameaçava desvincular-se do Chega e passar à condição de não-inscrito (como fez, aliás, Cristina Rodrigues em relação ao PAN). Mas trata-se apenas de mais um caso de manipulação de imagens: a revista Visão não publicou qualquer capa com este conteúdo.

Publicação falsa no Facebook com imagem manipulada

A imagem que foi usada para a montagem foi a capa da revista Visão de 16 de janeiro de 2020, a edição número 1402 da revista semanal a que é fácil aceder online. Basta olhar para os destaques no topo da capa da edição original e da versão manipulada que começou a circular nas redes sociais para se perceber que é o mesmo número, apenas com a manchete alterada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A imagem alterada foi publicada alguns dias depois de o Observador ter avançado a notícia da contratação da ex-deputada do Pessoas-Animais-Natureza para o gabinete jurídico do PAN e de vários elementos do Chega se terem desfiliado do partido, na sequência dessa decisão tomada pela direção do partido.

A manipulação de capas de revistas ou jornais não é nova como é possível ver neste fact check, neste ou neste, por exemplo.

Conclusão

Ainda que um olhar mais desatento não consiga perceber imediatamente que se trata de uma imagem manipulada, as margens mais largas ou a formatação do texto podiam ajudar a perceber que a alegada capa da revista Visão que está a ser partilhada nas redes sociais não é verdadeira. A falta de informação sobre a data da edição também ajuda a perceber que se trata de uma manipulação, de forma a não ser possível encontrar rapidamente a data da publicação verdadeira. Recorrendo à pesquisa através das restantes chamadas de capa é possível localizar a edição original, com mais de dois anos, publicada no mês de janeiro de 2020. É falso que a revista Visão tenha feito qualquer capa com a hipótese de André Ventura querer adaptar o programa do Chega depois da contração de Cristina Rodrigues.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

Nota: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge