Está a circular no Facebook a imagem daquilo que parece ser a primeira página do jornal A Bola do dia 1 de abril deste ano. A manchete em questão seria a vinda do internacional português Cristiano Ronaldo para o Sport Lisboa e Benfica. Até podia ter sido uma partida do próprio jornal já que, dia 1 de abril é dia das mentiras e não seria de estranhar a publicação de alguma “notícia” imaginária nos meios de comunicação social. Não foi, nem é o caso.

A imagem partilhada resulta mesmo da manipulação da capa do dia 01 de abril, mas não de toda a primeira página do jornal. Foi alterada apenas a manchete do jornal, como se pode ver na comparação entre as duas imagens: a falsa e a verdadeira.

Publicação feita com capa manipulada do jornal A Bola

Na imagem partilhada naquela rede social, o regresso anunciado de Cristiano Ronaldo a um clube português é a principal notícia do dia, à qual são acrescentados pormenores: “Hoje há reunião entre empresário e Luís Filipe Vieira” e “Devido a dificuldades financeiras, Juventus aceita negociar o português por 30 milhões”. Já as notícias na coluna à direita e a imagem e títulos na parte inferior são os que foram, efetivamente, publicados na edição de 01 de abril de 2020 do jornal desportivo.

A primeira página verdadeira do jornal A Bola de 01 de abril de 2020

Apesar de ser fácil encontrar a primeira página verdadeira do jornal A Bola – basta uma simples pesquisa na internet com a data de 1 de abril de 2020 -, há quem esteja a partilhar o conteúdo falso, acreditando que um dos clubes de Lisboa está mesmo a tentar comprar Cristiano Ronaldo e que o clube italiano estaria interessado em “vendê-lo” por 30 milhões de euros por se encontrar em dificuldades financeiras.

Recorde-se que o negócio da compra ao Real Madrid do internacional português, em 2018, custou à Juventus 117 milhões de euros. Facto é, no entanto, que o impacto da Covid-19 também chegou aos cofres do clube italiano (como de resto, a muitos outros) e, em março deste ano, foi noticiado que um dos cenários para combater a crise poderia passar pela venda de Ronaldo – mas por 70 milhões de euros – mais do dobro citado na “capa”, que está a circular no Facebook).

Juventus prepara combate à crise e terá três cenários para Ronaldo – e um passa por vender o português (por 70 milhões)

Conclusão

É falso que Cristiano Ronaldo esteja a caminho do Benfica. A imagem partilhada resulta de uma manipulação da capa do jornal A Bola do dia 01 de abril deste ano. Em março, foi noticiada a hipótese da Juventus poder vender o capitão da Seleção Nacional, por 70 milhões de euros, para fazer face ao impacto da Covid-19 nas finanças do clube, mas até ao momento nada avançou. A Juventus sagrou-se campeã italiana este domingo, com Cristiano Ronaldo a bater mais um recorde, que perdurava desde 1948: fez 31 golos no campeonato italiano, destronando Ronnie Rooke do primeiro lugar da lista de jogadores com 35 anos, ou mais, que marcaram mais de 30 golos nas ligas europeias. Assim, não é verdade que A Bola tenha dado Cristiano Ronaldo como certo no Benfica a 01 de abril, nem que a Juventus tenha, alguma vez, colocado a hipótese de o vender por 30 milhões de euros.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

Nota: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge