A Roménia é um dos países que tem sofrido um aumento no número de casos de Covid-19. Entretanto, já administrou mais de dez milhões de doses de vacinas, tendo um total de 28% da sua população vacinada — com a primeira ou a segunda dose –, segundo dados da Reuters e da Our World in Data. Contudo, uma publicação de Facebook do passado dia 2 de setembro alegava que aquele país tinha encerrado “todos os postos de vacinação em Brasov”, sendo que 70% da população tinha recusado ser vacinada, defendendo também que “todas as medidas coercivas tinham falhado”. Trata-se, no entanto, de uma publicação falsa.

Publicação viral omite informações verdadeiras para manipular a verdade sobre os centros de vacinação na Roménia.

Tal como conta a AFP, que também verificou esta publicação, este texto surgiu em várias línguas mas o conteúdo informativo prende-se a uma notícia do jornal The Times of India do passado dia 7 de julho deste ano. Aí, conta-se que as autoridades romenas fecharam os tais 117 centros de vacinação por causa da diminuição da procura naquele país. Só que, segundo o gabinete de comunicação da Coordenação Nacional de Atividades de Vacinação da Roménia (CNCAV), esse dado não corresponde à verdade.

A atividade foi, sim, interrompida temporariamente até que se verifique um aumento da adesão ao processo de vacinação em curso no país. Estas foram as declarações daquele gabinete a 8 de setembro. Ainda assim, há outro argumento que ajuda a desmontar esta publicação: todos os centros de vacinação nos hospitais da Roménia continuam ativos. Depois, consultando o site do Departamento de Saúde Pública da Roménia, não existe qualquer informação que comprove a veracidade da publicação. Ou seja, o governo romeno não pretendo encerrar a campanha de imunização contra a Covid-19. Esta foi uma constatação de outro fact-checker, neste caso a agência Lupa, que também considerou a publicação como falsa.

Quanto à alegação de que “todos os centros de vacinação fecharam em Brasov”, também não é verdade. Estão encerrados temporariamente, tal como todos os outros referidos. Segundo dados oficiais daquele país, existem 13 pontos de vacinação naquela cidade e 86 postos onde qualquer cidadão romeno se pode vacinar nos hospitais. Por outro lado,  as autoridades sanitárias da Roménia desenvolveram um novo plano, a partir de maio deste ano, para levar as vacinas a várias regiões do país, com unidades móveís a deslocarem-se a áreas rurais, tal como aconteceu em Portugal.

Convém também esclarecer que uma das notícias referidas nestas publicações, escrita em romeno, dá nota de algo que vem omitido: é que os tais centros de vacinação nos hospitais estão abertos e disponíveis. Portanto, a campanha de vacinação continua ativa.

Para terminar, uma conta simples. Se a 10 de setembro, quando esta publicação começou a ser verificada, a Roménia tinha cerca de 9 milhões de pessoas vacinadas, agora já ultrapassou os 10 milhões. Portanto, de facto, com mais ou menos aceleração, este país continua a vacinar a sua população contra a Covid-19.

Conclusão

Não é verdade que tenham sido fechados 117 centros de vacinação na Roménia. Segundo vários fact-checkers que contactaram com o Departamento de Saúde Pública daquele país — que também não publicou nenhuma informação do género –, alguns centros foram encerrados temporariamente porque a adesão à vacina contra o novo coronavírus estava a diminuir.

Ainda assim, alguns postos continuaram ativos, tais como os que se encontravam nos hospitais. E se há umas semanas a Roménia tinha cerca de 9 milhões de pessoas vacinadas, agora já ultrapassa os dez milhões, por isso, a campanha não foi, de todo, interrompida.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

Nota: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook

IFCN Badge