Um utilizador de Facebook partilhou uma imagem na qual se vê os resultados de uma alegada sondagem de junho de 2021 que põe o Chega como a principal força política com 40% dos votos. A fonte é um barómetro da Eurosondagem, de junho de 2021, que dava esse resultado a outro partido: o PS.

A publicação feita no Facebook

A imagem é ainda acompanhada pelo seguinte texto: “Chega sobe e distancia-se do Bloco de Esquerda.” Além disso, o utilizador escreve o seguinte: “As televisões e rádios de desinformação, que alimentam o novo tipo de mercenários ao serviço dos sistemas políticos corruptos, malandros e vadios e o jornalixo comprado com os 15 milhões do Costa, sempre a tentar denegrir André Ventura. Mas sem argumentos suficientes. Vergonha. Já somos milhares a acreditar num melhor nível de vida e futuro sem termos que ser asfixiados em impostos. Chega.”

Há aqui vários erros. De acordo com a imagem partilhada, a percentagem total é de 115,9% — e não 100%. Ou seja, logo aí, ao pôr o Chega com 40% das intenções de voto, o PSD com 32,2%, o PS com 28%, o Bloco de Esquerda com 5,5%, a CDU com 5%, a Iniciativa Liberal com 2,7% e o CDS-PP com 2,5%, percebe-se que a mesma sondagem não está correta.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O segundo erro tem a ver com a fonte. Consultando-se o barómetro da Eurosondagem em junho, feito com o Grupo Libertas para o jornal Nascer do Sol, é possível comprovar que o Chega não teve 40% das intenções de voto mas, sim, 8,4% das intenções de voto. Os tais 40% teve, de acordo com essa sondagem, o PS, seguindo-se o PSD com 27,2%, depois o Chega com o número já referido. Depois, o Bloco de Esquerda surge com 5,5% das intenções, a CDU com 5%, a Iniciativa Liberal com 2,7%, o CDS-PP com 2,5% e ainda consta o PAN com 2,2%. Aqui, a soma já é de 93,5% que, com os 6,5% atribuídos a “outros partidos, brancos e nulos”, soma uns corretos 100%.

Fact Check. Chega obteve 18,8% das intenções de voto na última sondagem?

No final de dezembro de 2021 e no início de janeiro, o Observador desmentiu por duas vezes, aqui e aqui, outras publicações que manipulavam o resultado do Chega nas sondagens, atribuindo ao partido de André Ventura uma maior intenção de voto do que a real. Além disso, até agora, e consultando todas as sondagens oficiais para os principais órgãos de comunicação, nenhum estudo atribuiu 40% de intenções de voto ao Chega.

Fact Check. Nova sondagem dá 20% dos votos ao Chega, que fica “colado ao PSD”?

Conclusão

É falso que, em junho, a Eurosondagem tenha divulgado uma sondagem na qual o Chega surge como a maior força política. Não só a soma dos valores mostra que a mesma está errada como, vendo a fonte alegada, confirma-se que foi o PS o partido que, na altura, reuniu a maior percentagem de intenção de voto nesse barómetro, estando o Chega apenas com 8,4%.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

Nota: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge