De um lado uma fotografia de Adolf Hitler e da mulher Eva Braun, encostados contra um banco de jardim. Do outro, uma fotografia de Volodymyr Zelensky e Olena Zelenska, sentados a partilhar uma cadeira.

A alegada semelhança? A revista onde foi publicada a fotografia. Por cima da montagem, a publicação do utilizar do Facebook diz que a fotografia de Hitler e Eva fez parte de uma edição da revista Vogue em 1939 e que a fotografia de Volodymyr e Olena foi publicada na mesma revista este ano, em 2022.

Publicações de Facebook com supostas capas da Vogue de 1939 e 2022

Montagem partilhada no Facebook com supostas capas da Vogue de 1939 e 2022

A montagem está a ser partilhadas no Facebook como se correspondesse à junção de duas fotografias devidamente legendadas. Há comentários de utilizadores que dizem mesmo: “Há coisas que não mudam se as pessoas não mudarem”, “forte. Medo” e ainda “há um não sei quê de muito mau gosto nas escolhas da Vogue, não há?”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mas vamos aos factos. Não há dúvidas de que o presidente da Ucrânia e a primeira-dama foram capa da revista Vogue em julho de 2022. “Um retrato de coragem” para dar a conhecer Olena Zelenska. As fotografias foram publicadas e estão disponíveis não só no site da revista, como também em vários jornais internacionais.

Olena Zelenska, primeira dama ucraniana, surge sentada nas escadas do Parlamento, no centro de Kiev, com os sacos de areia que protegem as colunas do edifício de ser destruídas pelas tropas russas bem visíveis. O casal foi fotografado por Annie Leibovitz de mãos dadas e abraçado, com Olena vestida por diferentes designers de moda nacional, como Bettter, Six, Hvoya, The Coat, Kachorovska, ou Poustovit.

A sessão fotográfica foi motivo de polémica. No Twitter, as fotografias foram consideradas “vergonhosas, narcisistas e de mau gosto” por vários utilizadores. A primeira-dama da Ucrânia chegou a responder às críticas e e, em entrevista à BBC, garantiu que ia continuar a usar todas as oportunidades para falar sobre a Ucrânia.

“Vergonhoso”, “narcisista” e de “mau gosto”: Zelensky e Olena criticados por posarem para a revista Vogue

Enquanto não há dúvidas sobre as fotografias de Volodymyr e Olena, o mesmo não pode ser dito da imagem de Hitler e Eva Braun. A fotografia existe, mas aqui aparece digitalmente alterada. A original pode ser encontrada no site de armazenamento de imagens Alamy, que mostra uma imagem que inclui Hannelore Morell, a “médica pessoal da mulher de Hitler”. Há portanto um corte na imagem para dar uma ideia de aproximação entre a fotografia de Hitler e a de Zelensky com as respetivas companheiras. Outra curiosidade: em 1939, Adolf Hitler e Eva Braun ainda não eram casados: só o foram em 1945, durante 40 horas antes de se suicidarem.

Além da imagem ter sido editada, não há nenhum registo que tenha de facto constado nas edições da Vogue em 1939. Nem em 1939, nem em nenhuma edição outra edição. No arquivo da revista é possível verificar que Hitler e Braun nunca foram capa da Vogue.

Conclusão

Não é verdade que Adolf Hitler e Eva Braun tenham sido fotografados para a revista norte-americana Vogue, em 1939, ou sequer em qualquer outro ano. O arquivo da Vogue comprova-o.

Além disso, a fotografia do antigo líder da Alemanha Nazi e da mulher está alterada digitalmente. O que é verdade na publicação é que as fotografias de Volodymyr Zelensky e da mulher, Olena Zelenska, foram, de facto, publicadas na Vogue em 2022. A reportagem foi publicada em julho e foi até motivo de fortes críticas. Não há, porém, qualquer relação com Hitler e a sua mulher, como a montagem tenta de forma enganosa demonstrar.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO 

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge