Vários utilizadores de Facebook alegam que um canal de notícias italiano, o TGCOM24, usou uma imagem do filme de 1998 “Deep Impact” (“Impacto Profundo”, na versão portuguesa) numa reportagem sobre a fuga de refugiados da Ucrânia, no contexto da atual guerra com a Rússia. Mas é falso. Não é possível encontrar qualquer reportagem do TGCOM24 com esta imagem e o próprio canal de notícias já veio desmentir a informação.

Os utilizadores de redes sociais estão a partilhar uma montagem com duas cópias da mesma fotografia, com pequenas diferenças. Na primeira, pode ler-se “Fuga de Kiev” e mostra o logótipo do canal italiano TGCOM24 com um emoji de uma bandeira italiana. Na segunda imagem, surge a descrição “Filme Impacto Profundo”. Na imagem, é possível ver uma longa fila de veículos numa estrada e muitas pessoas no exterior, como se esperassem pelo fim do congestionamento de trânsito.

“Vale tudo!”, acrescenta um utilizador no Facebook.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A imagem é, de facto, do filme “Impacto Profundo” e pode ser encontrada, por exemplo, no site de arquivo Alamy. A cena em questão está também disponível no YouTube. O filme norte-americano de ação e ficção-científica fala sobre um meteorito que atinge o planeta.

A publicação de Facebook em análise dá a entender que a estação televisiva utilizou uma cena do filme, tentando fazê-la passar como se se tratrasse de uma fotografia recente, da atual crise de refugiados, para retratar a fuga destes civis.

Contudo, não há provas de que o TGCOM24 alguma vez tenha transmitido ou publicado esta imagem. Ao pesquisar “Escape from Kiev” (como aparece na publicação) ou simplesmente “Kiev” no arquivo do site do canal, não é possível encontrar a imagem. Também não há resultados quando a pesquisa é feita nas contas oficiais de Facebook ou Twitter do canal italiano.

Em declarações ao órgão de comunicação social italiano Butac, um editor do TGCOM24 garante que o canal nunca transmitiu a imagem em questão.

A alegação tem tido eco em Itália. Vários sites de Fact Check italianos chegaram à mesma conclusão: é falso que o TGCOM24 tenha utilizado uma cena de um filme de 1998 numa reportagem sobre a atual crise de refugiados.

Há outro pormenor que indica que a alegação não é verdadeira: o local onde surge o logótipo do TGCOM24. Na montagem, surge no canto superior direito. Mas tal não corresponde a outros vídeos divulgados pelo canal de notícias. Ao consultar as imagens deste órgão de comunicação social, é possível ver que o logótipo surge no canto inferior direito. Quando surge no canto superior direito, o formato do logótipo é diferente do retratado na montagem, como é possível ver aqui. O emoji da bandeira italiana também nunca surge nas imagens de arquivo disponíveis no site.

Conclusão

Falso. O canal de notícias italiano TGCOM24 não utilizou uma cena retirada do filme de 1998 “Deep Impacto” (Impacto Profundo, na versão portuguesa) numa reportagem para ilustrar a fuga de refugiados da Ucrânia por causa da guerra. Vários utilizadores de redes sociais partilham uma montagem com uma fotografia que, de facto, é retirada do filme. Mas nada tem a ver com a atual crise de refugiados. Não é possível encontrar tal imagem no arquivo do TGCOM24 e o próprio canal já desmentiu a informação.

Assim, segundo a classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de factchecking com o Facebook.

IFCN Badge