“Você viu essa imagem que também viralizou essa semana, um homem morador no Havai conseguiu fazer essas imagens quando estava gravando o pôr do sol. De repente, algo bizarro começou a acontecer no céu e ele capturou exatamente esse momento. Alguns especialistas até tentaram justificar explicando que era um efeito por conta do calor, da praia e do mar, porém é algo que não tem lógica nenhuma, inclusive no vídeo original conseguimos ouvir um som estranho também.”
Se há alguma coisa em que o narrador do vídeo, originalmente produzido para o Tik Tok mas partilhado em inúmeras redes sociais, Facebook incluído, tem razão é a meio desta última frase: “É algo que não tem lógica nenhuma”.
Nas imagens, captadas junto à orla costeira, numa zona de arribas e em pleno pôr do sol, é possível ver aquilo que tem sido descrito como um “fenómeno assustador” no céu do Havai; o momento em que uma estranha espiral de fumo branco surge no ar e se liga à lua, em quarto minguante, através de um traço que repentinamente se materializa e acaba por fazê-la explodir no meio de uma outra espiral.
Efetivamente, não só “não tem lógica nenhuma” como não é real: trata-se de um efeito especial produzido através de um programa informático por um “artista amador de efeitos digitais”.
Mais: as imagens não mostram o céu do Havai, mas o da praia sul coreana de Haeundae, em Busan, apurou a equipa de fact-checking da agência Reuters — e já foram captadas há quase dois anos e não este verão, durante os incêndios que devastaram a ilha de Mauí, como algumas publicações dão também a entender.
Através de pesquisas na Internet, é possível encontrar o vídeo original, partilhado a 29 de novembro de 2021 no canal de YouTube do tal “artista amador” que dá pelo nome de Hollywood Scotty.
“Estação Espacial de OVNIS explode a Lua”, foi o nome que deu ao curto filme, que já foi visto mais de 41 mil vezes, e que não deve ser confundido com a realidade.
“Usando software de computador especializado, crio cenas paranormais e sobrenaturais apenas para deleite dos espetadores. Embora as imagens possam ser sobrepostas a imagens reais, os eventos exibidos são puramente fictícios”, explica no YouTube Hollywood Scotty, que não respondeu às perguntas que o Observador lhe enviou, via e-mail, para tentar perceber ao certo como foi criado o efeito especial do vídeo.
Conclusão
O vídeo partilhado não só não é verdadeiro, usando imagens reais, a que foram sobrepostas imagens criadas com recurso a software de efeitos digitais, como não foi sequer captado no Havai.
Trata-se de um vídeo produzido por “artista amador de efeitos digitais” que foi partilhado originalmente em novembro de 2021 no YouTube no canal de Hollywood Scotty, um asssumido “fanático por monstros paranormais”.
Segundo a classificação do Observador, este conteúdo é:
ERRADO
No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:
FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.
NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.