O Observador já não suporta o Internet Explorer 11 ou versões inferiores. Por favor atualize o seu browser: Saiba mais.
  • Pesquisar artigos, autores...
  • Rádio

  • Apoio a Cliente
  • Assinar o Observador Assinar
  • Opinião
  • Rádio
  • Podcasts
  • Newsletters
  • Últimas
  • Jogos
  • Secções
      • Opinião
      • Política
      • Economia
      • País
      • Mundo
      • Desporto
      • Cultura
      • Lifestyle
      • Auto
      • Ciência
      • Tecnologia
      • Justiça
      • Ouvir rádio
      • Podcasts
      • Programação
      • Sobre
      • Últimas
      • Newsletters
      • Fact Check
      • Explicadores
      • Especiais
      • Vídeos
      • Dor
      • Mental
      • Cimeira da Indústria
      • Rádio ao Vivo
      • Lisbon AI Week
      • Prognósticos
      • Observador Lab
      • Loja
      • Votómetro
      • Publicidade e Branded Content
      • SudoCrime
      • AbraPalavra
      • Sudoku
      • App iOS
      • App Android
    Nas redes sociais

Apoio a Cliente

1226,1kWh poupados 1226,1 kWh poupados com a Logótipo da Xpeng Logótipo da Xpeng
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da XPENG Logótipo da XPENG

Descubra a mobilidade elétrica e inteligente aqui.
Expanda o seu mundo.

  • Newsletters /
  • Observadores

As conversas que “não existiram” e o apenso secreto E-1 (volume III)

01 ago. 2026, 00:00
0:00 -0:00

Partilhar artigo

  • Copiar ligação Copiado
  • Email
  • Facebook
  • X
  • Linkedin
  • WhatsApp

As mais lidas

*|IF:W_HEADER = TRUE|*
Caro assinante,
Está a receber esta nova Newsletter enquanto conteúdo exclusivo para assinantes. Caso não queria continuar a recebê-la, clique aqui. Esperamos que goste!
*|END:IF|*
*|IFNOT:IS_PR|*
Torne-se assinante e leia sem limites
*|END:IF|*
Observador

Observadores

Exclusivo assinantes sábado, 01 ago. 2026
*|IFNOT:IS_PR|* *|IF:TRIALS = 1|* Bem-vindo à primeira edição gratuita desta newsletter. Torne-se assinante para continuar a receber. Veja aqui todos os planos disponíveis. *|ELSEIF:TRIALS = 2|* O acesso gratuito a esta newsletter está quase a terminar. Torne-se assinante para continuar a receber. Veja aqui todos os planos disponíveis. *|ELSEIF:TRIALS = 3|* Esta é a última edição gratuita desta newsletter. Torne-se assinante para continuar a receber este e outros conteúdos exclusivos. Veja aqui todos os planos disponíveis. *|END:IF|* *|END:IF|*
Fotografia de João Santos Duarte
João Santos Duarte
Subdiretor

Esta newsletter vai autodestruir-se em 5 segundos.

Não, não se preocupe. Vai ter tempo de ler tudo com calma. É apenas uma brincadeira com os filmes de espiões e agentes secretos. Quem conhece o “Missão Impossível” (os filmes ou a série mais antiga que passava na televisão) está bem familiarizado com esta mensagem que se ouvia logo a seguir à missão secreta ter sido atribuída ao agente, e segundos antes de o gravador que reproduzia a mensagem começar a arder e ficar completamente inutilizado.

Quando se fala de espionagem e segredos, há outra expressão que costuma ser muito comum: “Esta conversa não existiu”. E esta foi uma frase que o Pedro Raínho, o nosso Editor de Sociedade, ouviu muito durante o longo processo de investigação que deu origem ao novo Podcast Plus do Observador, “A Vida Dupla do Espião Traidor”.

Caso ainda não tenha começado a ouvir, aqui vai um resumo rápido da história: há cerca de 10 anos o SIS (Serviço de Informações de Segurança) descobriu que tinha uma “toupeira”. Ou seja, alguém andava a passar segredos das secretas portuguesas para fora. A investigação acabaria por resultar na detenção de Frederico Carvalhão Gil, um dos funcionários mais antigos do serviço. Em maio de 2016, Carvalhão Gil seria apanhado em flagrante, num café de Roma, a passar informações classificadas a um agente russo a troco de dinheiro.

Em qualquer investigação jornalística, as fontes são fundamentais. E nesta, que é uma história sobre um mundo de sombras e segredos, o Pedro Raínho contou também com uma fonte “sombra” que foi importante para chegar a algumas das informações mais inesperadas sobre este processo. Pistas decisivas que, depois de devidamente cruzadas e confirmadas com outras fontes, se revelaram sempre certeiras.

Uma dessas informações surpreendentes deu mesmo notícia. Os serviços secretos norte-americanos não só avisaram os portugueses sobre quem era a “toupeira”, como a CIA quis mesmo lançar uma armadilha para a apanhar em flagrante. Parece uma história saída de um filme de espiões, mas acabou por não ir para a frente. Para além das pessoas entrevistadas para o podcast — entre elas ex-dirigentes do SIS e antigos elementos da PJ que participaram na operação que resultou na detenção de Carvalhão Gil — o Pedro Raínho teve dezenas de conversas com outras fontes bem informadas. As tais conversas que “não existiram”.

Para além disso, para a construção dos guiões do podcast foi fundamental a consulta do processo judicial que tem mais de 5 mil páginas, não contando com os apensos. Só um não está disponível para consulta. O volume III do Apenso E-1 está guardado de forma segura no Campus da Justiça, em Lisboa. Contém a informação classificada que foi apreendida ao espião português.

Por fim, o próprio Frederico Carvalhão Gil. O primeiro contacto com o ex-espião foi feito através de uma mensagem enviada pelas redes sociais. Horas depois, foi o próprio Carvalhão Gil que estabeleceu contacto telefónico. Essa primeira conversa ao telefone iria dar origem a quatro encontros presenciais, em diferentes pontos da cidade de Lisboa. O objetivo era conhecer o lado dele da história e convidá-lo para uma entrevista gravada onde pudesse explicar a sua versão dos acontecimentos. Mas Carvalhão Gil nunca aceitou dar uma entrevista formal. Como vamos perceber com o podcast, o ex-espião tem uma leitura muito própria de tudo o que aconteceu.

O Observador em Ceuta

O Observador foi o primeiro meio de comunicação português a chegar esta sexta-feira a Ceuta. Mérito da rapidez da Inês André Figueiredo e do João Porfírio, que manhã cedo já estavam no território espanhol no norte de África onde se vive uma situação dramática depois da entrada forçada de mais de 60 mil migrantes de forma irregular, que provocou a morte de dezenas de pessoas. Ao longo dos próximos dias pode ler e ver no site, e ainda ouvir na rádio, o testemunho dos enviados especiais do Observador.

Talvez lhe tenha escapado

Fotografia
Migrações

Sem rumo: o milagre de Ceuta transformado em pesadelo

Os marroquinos que chegam a Ceuta celebram a conquista de uma nova vida. Mas, a escassos metros de distância, os portões da fronteira são o reflexo de que nada correu como previsto.

Fotografia
Migrações

A nado e apenas com as roupas do corpo: as imagens de Ceuta

"Viva Espanha!”; “Muchas gracias”; “I love you”. Milhares de migrantes saem da água com bóias, pranchas e braçadeiras. O Observador está a testemunhar a crise migratória em Ceuta.

Fotografia
Migrações

Crise migratória em Ceuta preocupa países europeus

Itália e Finlândia defendem suspensão do acordo de Schengen em relação a Espanha. França já apertou o controlo de fronteiras. Quase 50 mil migrantes entraram em Ceuta em 24 horas.

Fotografia
Podcast Plus

Episódio 1. Há uma toupeira à solta no SIS

Na estreia de "A vida dupla do espião traidor", há operações que falham e a CIA confirma as suspeitas: há mesmo um traidor nas secretas portuguesas. É o início da caça interna à toupeira.

Fotografia
Podcast Plus

Episódio 2. Maçonaria, strippers e bares de alterne

A PJ investiga a vida secreta de Carvalhão Gil e descobre hábitos noturnos, viagens e ligações suspeitas. Um encontro filmado na Eslovénia levanta a questão: que segredos estão a ser vendidos ao SVR?

Fotografia
Podcast Plus

Episódio 3. O alvo está deitado

Carvalhão Gil voa para Roma e as autoridades estão determinadas a não o deixar escapar. Entre manobras de contra-vigilância e trocas de hotel não há dúvidas: vai haver novo encontro. Resta saber onde.

Fotografia
Podcast Plus

Episódio 4. Perseguição em Roma

A perseguição pelas ruas de Roma vai acabar no insuspeito Café Number One. Enquanto Carvalhão Gil está sentado à mesa com o seu contacto russo, os inspetores enfrentam o dilema: avançar já ou esperar?

Fotografia
Podcast Plus

Episódio 5. Um maço de notas verdes

Carvalhão Gil garante: não se vendeu aos russos, o homem com quem foi detido é só um parceiro de negócio. As buscas nas casas do espião revelam milhares de euros em notas e muitos documentos secretos.

Fotografia
Podcast Plus

Episódio 6. Não se cumprimenta um traidor

Em tribunal, o espião defronta os antigos colegas do SIS. Para se defender, Carvalhão Gil ataca o sistema. Nunca vai admitir o crime de espionagem. O que não significa que não seja condenado por ele.

Fotografia
PS

"PS será responsável. Mas não teme as eleições"

Em entrevista ao Observador, José Luís Carneiro fala da crise com Luís Neves, acusa Governo de ser fator de instabilidade, aponta diretamente a Montenegro e sugere que ciclo político está a acelerar.

Fotografia
Presidente da República

Seguro preocupado com Neves recusa repetir caso Galamba

Presidente, que sempre valorizou a dimensão ética na política, foi monitorizando situação de Luís Neves e explicações do ministro. Desgaste das instituições e ataque à PJ no topo das preocupações.

Fotografia
Polícia Judiciária

Os 12 disparos de Luís Neves, o fogo amigo e tiros nos pés

O ministro da Administração Interna tentou justificar o caso do atrelado. Disse que não sabia que tinha de entregar a declaração de rendimentos. E jurou que a piscina vai voltar a ser um... tanque.

Fotografia
Incêndios

A nova geografia do fogo. Até onde vai arder a Europa?

A zona do Mediterrâneo continua a concentrar os grandes incêndios, mas há terras mais a norte, a maiores altitudes e durante períodos mais longos, onde o fogo começa a ganhar dimensão. Havia alertas.

Fotografia
Partido Chega

O TikTok do deputado, a investigação e as dúvidas

Ventura foi o último deputado a sair do gabinete que seria horas depois vandalizado, Francisco Gomes o primeiro a entrar. Funcionária da limpeza alertou GNR. Segurança já era preocupação.

Fotografia
Moda

As joias que desapareceram de um saco do IKEA

Após gala do The Voice em janeiro, perdeu-se o rasto a peças avaliadas em mais de 86 mil euros. O caso chegou ao Ministério Público — e abriu uma caixa de Pandora sobre o mundo do styling em Portugal.

Opinião

Fotografia do Colunista
Rui Ramos

O empoderado

Fontes governamentais explicaram à imprensa que só a “bolha” se interessa por “casos”. O “povo” não quer saber. Mas o “povo” cínico e indiferente não será, afinal, mais uma fantasia da “bolha”?

Fotografia do Colunista
Maria João Avillez

O país ainda não se esqueceu dos governos do PS

Apesar dos erros do executivo crescerem em quantidade e des-sabedoria política , há, sobrepondo-se a tudo, o peso da memória: os governos do PS foram há tempo de menos para ter sido como se nada fosse

Fotografia do Colunista
Helena Garrido

O poder do ministro Luís Neves

À medida que o tempo passa e as explicações de Luís Neves escasseiam, os danos vão contaminando o primeiro-ministro e a Polícia Judiciária. O que legitima a pergunta: de onde vem o seu poder?

Fotografia do Colunista
Jorge Fernandes

Os delírios do Dr. Neves

Tudo isto é demasiado mau para ser verdade. Se António José Seguro não intervier, estaremos perante um precedente gravíssimo, que começará a marcar o seu mandato.

Fotografia do Colunista
Jaime Nogueira Pinto

Os negócios milionários de Salazar e outras inexistências

Salazar era, afinal, um político dado a gastos sumptuários e de olho na especulação imobiliária. E a violência e a cabala não existem à esquerda: são um exclusivo absoluto da “extrema-direita”

*|IFNOT:IS_PR|*
Torne-se assinante e leia sem limites
*|END:IF|*
Recommendation Partner Recommendation Partner

Precisa de ajuda? Contacte-nos

Para deixar de receber esta newsletter clique aqui

ou pode gerir e descobrir as nossas outras Newsletters aqui

Observador - Rua João Saraiva, nº 7, 1700-248 Lisboa

Receba a próxima edição da newsletter Observadores diretamente no seu email

Esta newsletter traz-lhe todas as semanas sugestões de artigos e opiniões que lhe podem ter escapado. E ainda algumas histórias do interior da redação.

  • Newsletter
  • Observador
  • Japão
  • Ásia
  • Mundo
Proponha uma correção, sugira uma pista: leitor@observador.pt

Partilhar artigo

  • Copiar ligação Copiado
  • Email
  • Facebook
  • X
  • Linkedin
  • WhatsApp

Mais newsletters

Observadores

A emissão em Nova Iorque que não tinha como dar certo

12/9/2026, 0:01
Observadores

Os fãs do podcast A História do Dia (agora também ao sábado)

5/9/2026, 0:29
Observadores

Um crime, uma planta e uma lista de suspeitos

28/8/2026, 22:51
Observadores

Estivemos na "rân-tré" dos três maiores partidos

21/8/2026, 19:19

Últimas

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

Oferecer agora

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Voltar ao artigo

O seu plano não inclui a oferta de artigos

Para poder oferecer artigos aos seus amigos, faça upgrade para um plano de subscrição superior.

Ver planos

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Assinar agora

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Voltar ao artigo

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Fechar

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Registar-me

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Obrigado por assinar o jornalismo que faz a diferença.

Sem interesses.
Muito interessante.


Seguir
Seguir
  • Facebook
  • X
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Youtube
Sobre
  • Política de Privacidade e Cookies
  • Termos e Condições
  • Termos e Condições da Compra
  • Como anunciar
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Política de correções
  • Regras da Comunidade
  • Contactos
  • Carreiras
Descobrir
  • Programas
  • Podcasts
  • Autores
  • Colunistas
  • Tópicos
  • Newsletters
  • Abrapalavra
  • Sudoku
Instale a nossa App

Disponível gratuitamente para iPhone, iPad, Apple Watch e Android

  • Descarregar na App Store
  • Descarregar na App Store
Recommendation Partner