814kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Pavlo Sadokha

Convidado

Artigos publicados

Ucrânia

Uma Europa unida de Kyiv a Lisboa!

Na véspera das eleições para o Parlamento Europeu, pedimos aos portugueses que façam a sua escolha em favor da Ucrânia.
Rússia

Um desejo para os povos oprimidos por Moscovo

O fracasso do plano de Putin, que pretendia conquistar a Ucrânia em três dias, acabou por galvanizar o processo de luta dos povos oprimidos por Moscovo, que anseiam pela sua independência.
Ucrânia

Um olhar sobre a história da Ucrânia

Bandera tornou-se um símbolo da luta pela sua independência: pelo direito de sermos chamados ucranianos, de falarmos a língua ucraniana e de construirmos o nosso estado numa comunidade própria.
Papa Francisco

JMJ, Papa Francisco e a Ucrânia

Como ucraniano, esperava que o Papa Francisco admitisse que o encontro com o Patriarca Kirill, em Havana não levou à paz, antes alimentou a autoconfiança da Rússia.
Rússia-Ucrânia

Russofobia

Este termo, russofobia, não é novo na história de Moscovo. A tradição de governar o império com a narrativa “A culpa de tudo está nos estrangeiros, que têm inveja dos russos” funciona desde há séculos
Rússia

A propaganda russa via religião

Se o Vaticano e Constantinopla procuram formas de diálogo na perspectiva da unificação do mundo cristão, a Igreja Ortodoxa Russa vê nessa fusão uma ameaça, ou apenas a concebe num formato russificado.
Ucrânia

Ideologia assassina

Preocupa-nos a sensação de que existe uma certa proteção em Portugal relativamente à Rússia em detrimento da Ucrânia pelas instituições que têm como função prevenir discriminação por nacionalidade.
Ucrânia

Ranking dos valores

Como ucraniano fiquei feliz por perceber que vivo entre um povo que desde o primeiro dia da invasão russa à Ucrânia mostrou uma grande solidariedade para com o meu país de origem.
Guerra na Ucrânia

Qual o futuro de Russkiy Mir em Portugal?

O que estão a ensinar aos estudantes na Faculdade de Letras em Coimbra? Vão continuar de forma subtil a convencer os jovens que o império russo deveria se estender de Vladivostok a Lisboa?
Guerra na Ucrânia

Concerto apologista da guerra de contra a Ucrânia

O aumento dos apoiantes da NATO na Ucrânia não está relacionado apenas com a defesa. Acima de tudo trata-se do combate à corrupção, pedra angular do modus operandi e de governação russa na Ucrânia.
Ucrânia

O Dia da Independência da Ucrânia

Será que é desta vez que os ucranianos vão perceber a importância do Dia da sua Independência Nacional? Da sua Língua, dos seus Costumes, das suas Tradições e da sua História?
Guerra na Ucrânia

Ucranianos precisam de apoio para não perecer

Para eles somos nazis porque a Ucrânia, saindo do jugo de Moscovo, começou mostrar bons níveis de desenvolvimento. Para sobreviver, teria que se tornar numa província russa com baixo nível social.
Rússia-Ucrânia

Como Portugal pode ajudar a Ucrânia?

O PE aprovou uma Resolução para combater a propaganda contra a UE por terceiros. Todas as agências russas que refere estão a funcionar em Portugal e transmitem informações falsas sobre a Ucrânia.
Ucrânia

A ameaça para o regime de Moscovo não é a NATO

A coerção à Ucrânia para aceitar os termos de Putin em troca de paz vai significar para os ucranianos a perca da independência e viver em condições iguais às da Rússia e Bielorussia. 
Política

Presente de Trojan para Oeiras

O vereador da Câmara de Oeiras e o CEO do Taguspark perguntaram ao Embaixador da Rússia, na inauguração da obra oferecida pelos russos, qual é o estado de saúde do líder da oposição Alexei Navalny?
Morte no SEF

Em memória de Ihor Homeniuk

O que é mais preocupante, é que no século XXI, em que tanto se fala de direitos humanos, de direitos dos animais, um homem que procura trabalho noutro país é recebido como um criminoso.
Comunismo

Human lives matter!

Na Ucrânia, a Segunda Guerra Mundial só terminou em 1991, com a proclamação da independência. Está agora a terminar na Bielorússia, onde o povo se cansou do ditador comunista.
Imigrantes

Carta dos ucranianos em Portugal

Nós ucranianos não culpamos os portugueses pela morte do Igor. Não queremos utilizar a violência e fazer com que os partidos políticos utilizem estas situações para seu proveito partidário.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos