378kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Morte no SEF

Morte no SEF

SEF. Caso Ihor não é um “problema transversal"

Inspecção-Geral da Administração Interna diz que a morte de Ihor Homenyuk não indiciam "um problema transversal ao funcionamento" do SEF. Investigação da IGAI tinha sido pedida por Cabrita.
Ministério Administração Interna

Caso Ihor. IGAI abriu três processos a inspetores

A IGAI instaurou oito processos disciplinares a elementos do SEF na sequência do inquérito que apurou as circunstâncias da morte do cidadão ucraniano, em março de 2020, nas instalações do organismo.
Morte no SEF

Caso Ihor. Nove arguidos por tortura

Seis seguranças da Prestibel e três inspetores do SEF, dois deles superiores dos condenados pela morte de Homeniuk, são arguidos por alegada tortura e omissão de auxílio em inquérito em curso.
Noticiário

14h. Caso Ihor. Inspetores do SEF condenados

Neste jornal, três inspetores do SEF foram condenados pela Relação a 9 anos de prisão no caso do homicídio de Ihor Homeniuk. E ainda as apostas de Rui Rio para cabeças de lista do PSD às legislativas.
Morte no SEF

Caso Ihor: 9 anos de prisão para os inspetores

O Tribunal da Relação de Lisboa condenou os três inspetores do SEF envolvidos na morte do cidadão ucraniano Ihor Homeniuk a nove anos de prisão. Advogados já anunciaram que vão recorrer.
E o vencedor é...

O Estado anda a matar assim tanta gente?

"Se o Estado tiver de dar tanto dinheiro por uma indemnização vai à falência em pouco tempo": Declarações do MP na audiência do caso Homeniuk. Efacec e o desfecho da Dielmar. Rio faz ou não campanha? 
Morte no SEF

Ihor. Relação pondera requalificar agressões

A Relação pondera alterar a qualificação das agressões de Ihor, que teriam como objetivo causar "doença dolorosa ou alteração psíquica". Defesa foi apanhada de surpresa, mas vê com bons olhos.
Resposta Pronta

SEF. António Henriques expulso da Função Pública

Rita Garcia Pereira, advogada e especialista em Direito do Trabalho, diz que tendo em conta as infrações que foram imputadas neste caso, esta é uma expulsão "completamente fora do comum".
Morte no SEF

SEF. Antigo coordenador expulso da função pública

A Inspeção-Geral da Administração Interna considerou que António Sérgio Henriques omitiu deliberadamente factos importantes da morte de Ihor Homenyuk. Ministério concordou com a proposta de expulsão.
Resposta Pronta

"Há um risco em ser estrangeiro no aeroporto"

Há mais cinco arguidos no caso da morte de Ihor Homenyuk. José Schwalbach, advogado da família do ucraniano, afirma que todos os envolvidos "por ação ou omissão" são responsáveis pela morte de Ihor.
Morte no SEF

Ihor. Mais seguranças constituídos arguidos

Seguranças privados que estavam ao serviço quando Ihor Homeniuk esteve detido foram constituídos arguidos por exercício ilícito de segurança privada.
Morte no SEF

Ihor. Quem são e o que fizeram os novos suspeitos

Caso da morte no SEF não chegou ao fim. Há mais sete suspeitos. Alguns terão atado Ihor com fita. Outros viram e não impediram que fosse agredido. Outros ainda deixaram-no algemado durante 8 horas.
Resposta Pronta

Ihor. "Pode haver mais pessoas envolvidas"

Ministério Público quer acusar mais 7 pessoas por envolvimento na morte do ucraniano. Pessoas que, "por omissão ou ação, criaram situações que levaram à morte", diz advogado José Gaspar Schwalbach.
Morte no SEF

Ihor Homeniuk. MP quer acusar mais sete suspeitos 

As sete pessoas que o MP quer acusar foram ouvidas como testemunhas no julgamento do homicídio de Ihor Homeniuk: três da estrutura do SEF e quatro vigilantes.
Noticiário

8h. Morte Ihor. Ex-diretor do SEF pode ser acusado

Ministério Público quer que seja aberto um processo à parte para acusar o então diretor de fronteiras e dois inspetores. Em causa estão crimes de omissão de auxílio.
Política

O SEF e Pedrogão: é a responsabilidade estúpido!

Em Pedrogão ou no SEF a questão é a mesma. O problema essencial não resulta de más leis, ainda que possam ser melhoradas, mas da forma como cada um assume, ou não, as suas responsabilidades.   
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

Parlamento debate reestruturação do SEF esta 5ªf

Após a polémica que recaiu sobre a morte do cidadão ucraniano às mãos do SEF, a resolução do CDS-PP vai a votos no parlamento separando as novas funções policiais e administrativas daquele serviço.
Morte no SEF

Ihor. MP, viúva e inspetores recorrem da sentença

Ministério Público, viúva e inspetores do SEF vão recorrer da decisão no caso da morte do ucraniano no aeroporto. Procuradora considera que penas foram demasiado leves para os responsáveis pelo crime.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

Justiça funcionou com "celeridade", diz ministro

"Aquilo que posso fazer é associar-me ao que foi dito pelo Presidente da República. Neste caso a justiça ter funcionado com uma celeridade que dignifica o sistema de justiça", disse Eduardo Cabrita.
Ministério Administração Interna

Eduardo Cabrita: um escândalo de impunidade

Errar é humano e faz parte da vida, mas errar sempre e nunca assumir responsabilidades é uma proeza que não está ao alcance de todos.
Morte no SEF

Inspetores do SEF mataram Ihor, mas sem intenção

Ninguém viu o que aconteceu na sala onde Ihor morreu, mas há um antes e depois de os inspetores entrarem: Ihor deixou de gritar. Juízes condenaram os arguidos e mandaram investigar vigilantes.
Comentário

Ihor. Queda do crime de homicídio "era esperado"

Arguidos condenados por ofensa à integridade física grave qualificada. "Tribunal provou agressões, mas não a intenção de matar", diz Carolina Branco, jornalista que acompanhou a leitura da sentença.
Morte no SEF

Ihor. Inspetores condenados a penas de 7 e 9 anos

Ao fim de 12 sessões de julgamento que se prolongaram por três meses, o Tribunal leu o acórdão do homicídio de Ihor Homeniuk. "Nada ficou demonstrado quanto à intenção de matar", consideram os juízes.
Morte no SEF

Inspetores do SEF conhecem decisão final 

Após o Ministério Público pedir a condenação dos três inspetores acusados da morte de Ihor Homeniuk e a defesa a sua absolvição, os arguidos conhecem esta segunda-feira a decisão final.
Comentário

Caso Ihor. "O advogado revelou um novo inquérito"

Carolina Branco, jornalista do Observador, relata a recta final do julgamento da morte de Ihor Homeniuk. "Advogado revelou inquérito a vigilantes e os arguidos vão a julgamento por um outro crime".
Morte no SEF

Ihor. Aberto inquérito à atuação dos vigilantes

Na reta final do julgamento dos três inspetores do SEF, há um inquérito à atuação dos vigilantes do aeroporto, na sequência da morte de Ihor Homeniuk Assim, também serão investigados.
Morte no SEF

Ihor. MP pede penas de prisão entre 8 a 16 anos

Dia 12 do julgamento e a última sessão antes da leitura do acórdão, marcada para 10 de maio. MP deixou cair homicídio qualificado. Um dos inspetores falou pela última vez: "Reafirmo a minha inocência"
Noticiário

9h. Caso SEF. Crimes podem ser reduzidos

As alegações finais do julgamento dos três inspetores do SEF estão marcadas para hoje. A acusação de homicídio qualificado pode dar lugar a ofensa grave à integridade física.
Morte no SEF

Caso Ihor. Tribunal pondera deixar cair homicídio

Dia 11 do julgamento. Até agora, havia dois cenários em cima da mesa: condenar os inspetores do SEF por homicídio qualificado ou absolvê-los. Agora, há mais um: condená-los por um crime menos grave.
Morte no SEF

Diretor do SEF diz que bastões não eram registados

O atual diretor do SEF já entregou o depoimento por escrito. Diz que havia um inventário de armas de fogo, deste 1990 — mas o mesmo não acontecia com os bastões, que eram tratados como "consumíveis".
Morte no SEF

Procuradora avisada que Ihor estava "mal tratado"

Dia 10 do julgamento. Procuradora foi contactada por um inspetor que lhe disse que um cidadão ucraniano tinha morrido no aeroporto e que "a morte estaria relacionada com um doença epilética".
Morte no SEF

Ihor teve paragem 3 minutos antes de chegar INEM

Dia nove do julgamento do homicídio do cidadão ucraniano. Começaram a ser ouvidas as testemunhas de defesa. Inspetor do SEF conta que "era normal haver vários colegas que utilizavam um bastão".
CDS-PP

CDS-PP critica restruturação do SEF 

O secretário-geral do CDS considera que "a opção de desmantelar o SEF está errada" e alerta para as "quase duas mil famílias que estão relacionadas com a atual instituição".
Morte no SEF

Caso Ihor. Testemunha queixa-se de intimidação

Letícia Calil foi testemunha no processo instaurado pela IGAI contra os inspetores. Diz que recebeu em casa um homem que disse ser do SEF que a intimidou para não falar em tribunal.
Morte no SEF

Ihor. Centro de alojamento cobra 100€ de diária

O valor é definido por portaria e cobrado à companhia aérea que trouxe o detido. Inspetora do SEF diz que na altura da detenção de Ihor, o espaço com capacidade para 60 pessoas tinha 100.
Morte no SEF

SEF. Um cidadão algemado e um inspetor "tranquilo"

Sessão 8 do julgamento, no dia em que faz um ano desde a chegada de Ihor Homeniuk a Portugal. Inspetor-chefe João Diogo não conseguiu dar explicação para o facto de não tirarem algemas ao ucraniano.
Morte no SEF

Ihor. Agentes alvo de processo disciplinar voltam

Um despacho inicial e interno afastou do exercício de funções no Aeroporto de Lisboa quatro agentes visados no caso Ihor (deslocando-os). O despacho foi anulado pelo Tribunal de Sintra.
Morte no SEF

Uma "asfixia lenta" matou Ihor Homeniuk

Sessão 7 do julgamento dos inspetores do SEF. Na "análise externa" do corpo, médico sentiu que "algo se passava". Ucraniano "poderia ter sobrevivido" se tivesse sido tratado e colocado noutra posição.
Morte no SEF

Ihor: SEF mantém contrato com empresa de segurança

A Prestibel, que tem funcionários envolvidos no caso da morte de Ihor Homeniuk, celebrou já em 2021 um contrato com o SEF, um dos 200 que tem com o Estado.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

SEF. Mais um vigilante confirma "pé na nuca"

O segurança Rui Rebelo tornou-se na terceira testemunha no julgamento pela morte de Llhor Homeniuk e declarou ter visto o inspetor do SEF Duarte Laja com "o pé em cima" do passageiro ucraniano.
A página está a demorar muito tempo.