Dark Mode 192kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Morte no SEF

Morte no SEF

Extinção do SEF: sindicato promete "guerra total"

517
Eduardo Cabrita apresentou o plano para extinguir o SEF. Investigação passa para a PJ, outras funções para a PSP e GNR. Nasce o Serviço de Estrangeiros e Asilo. Sindicato promete "guerra" ao governo.
Morte no SEF

Ihor. Cabrita ordena a SEF que pague indemnização

187
Eduardo Cabrita ordenou que o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) pagasse, com carácter de urgência, a indemnização aos herdeiros do cidadão Ihor Homeniuk.
Morte no SEF

Ihor. Família aceita indemnização de 800 mil euros

988
Valor proposto pela Provedoria de Justiça — cerca de 800 mil euros, segundo a defesa — foi aceite pela família do cidadão ucraniano. Sofrimento "extremamente intenso" pesou na indemnização.
Morte no SEF

Diretor do SEF manda recolher armas não letais

153
Novo diretor pede que bastões, sprays gás pimenta e armas elétricas sejam entregues até 15 de janeiro. Inspetores não sabem se vão tê-las de volta. No caso de Ihor, no aeroporto, havia bastões.
Hospitais

Boas razões para nos indignarmos /premium

156
A hierarquia de valores de uma sociedade vê-se por aquilo com que se indigna. Temos hoje razões para nos envergonharmos. Com os valores que estamos a revelar.
Presidenciais 2021

Marcelo devia ter exigido a demissão de Cabrita /premium

218
A avaliação global da atuação do Presidente neste caso é "negativa" para um em cada três inquiridos. Marcelo devia também ter forçado prazos mais curtos e dedicado uma palavra à família de Homeniuk.
Morte no SEF

Sondagem. Dois terços querem que Cabrita abandone

308
Um barómetro para o DN, o JN e a TSF mostra que 65% dos inquiridos, incluindo uma maioria de socialistas, já não querem Eduardo Cabrita na Administração Interna, depois do homicídio de Ihor Homenyuk.
Provedor de Justiça

SEF. Família de Ihor vai receber 800 mil euros

433
O Estado português vai indemnizar em mais de 800 mil euros a família do cidadão ucraniano morto em março sob custódia do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.
Marcelo Rebelo de Sousa

Presidente deseja feliz Ano Novo ao povo ucraniano

Na mensagem enviada ao povo ucraniano, Marcelo Rebelo de Sousa agradeceu o contributo desta comunidade pelo "desenvolvimento económico e social de Portugal”. E não refere o caso de Ihor.
Morte no SEF

Em memória de Ihor Homeniuk

261
O que é mais preocupante, é que no século XXI, em que tanto se fala de direitos humanos, de direitos dos animais, um homem que procura trabalho noutro país é recebido como um criminoso.
Morte no SEF

O culpado /premium

229
Como demonstrou a Provedora de Justiça, na morte de Ihor, Cabrita é politicamente culpado de inacção. Será demasiado exigir ao Primeiro-Ministro que nos devolva um bocadinho de dignidade e o demita?
Morte no SEF

Inspetores culpam vigilantes pela morte de Ihor /premium

141
Inspetores estão há nove meses quase em silêncio sobre o caso, mas, no processo, os advogados dizem que eles só cumpriram ordens de um superior para algemar Ihor. E que usaram a "força indispensável".
Morte no SEF

Condições em centro de migrantes "é grande falha"

A provedora de Justiça diz que alerta para as condições do Centro de Instalação Temporária de Lisboa desde 2017. No ano seguinte, Eduardo Cabrita prometeu centro novo em Almoçageme. Ainda não existe.
Morte no SEF

Inspetores do SEF continuaram a usar telemóvel 

274
Mesmo após terem ficado em prisão domiciliária, os inspetores suspeitos da morte de Ihor Homeniuk continuaram a usar telemóveis por alguns dias. PJ queria intercetar conversas e recolher mais dados.
Morte no SEF

Rio alerta para riscos de "desautorização" do SEF

Líder do PSD pede que não se transforme um caso pontual num problema sistémico. E não recua no tweet polémico: "São opiniões". Sobre aparição pública de Passos, poucas palavras: "Tem todo o direito".
Morte no SEF

SEF. Morte de ucraniano gerou "tsunami" político 

325
Ihor Homeniuk morreu a 12 de março, num caso que envolve suspeitas de tortura e homicídio por inspetores do SEF. No plano político, as críticas ao Governo chegaram em novembro, após nove meses.
Ministério Administração Interna

MAI alarga inquérito à violência no SEF

Inquérito foi determinado por Eduardo Cabrita no final de novembro, após denúncias de uma cidadã brasileira, sob anonimato. Foi alargado este sábado perante mais relatos de violência.
Morte no SEF

O que se passa em nosso nome /premium

221
Quando o próprio SEF que termina dizendo que não constam queixas no nosso livro de reclamações, mostrando que em Portugal o Estado falha, mata e ainda se ri de si mesmo, é de nós que ele se ri também.
Rui Rio

Rio criticado por tweet onde refere Ihor Homenyuk

206
O presidente do PSD lançou dúvidas sobre sondagem que aponta subida do PS e disse: "Mais uma morte no aeroporto e 'a coisa' vai à maioria absoluta". Comentário irónico valeu-lhe várias críticas.
Morte no SEF

Ihor. Porque é que os inspetores tinham bastões? /premium

505
Nas imagens de videovigilância, um dos inspetores do SEF empunha um bastão. Quando foram detidos, dois dos três acusados pela morte de Ihor tinham estas armas. Uma delas tinha vestígios de sangue.
Ana Gomes

Ana Gomes admite reorganização de forças policiais

109
Ana Gomes admitiu que é "necessário uma reorganização" das forças policiais, "mas não deve ser feita a quente" e criticou ainda Magina da Silva por ter divulgado a conversa com Marcelo.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

SEF. Novo diretor dá "um péssimo sinal político"

103
O Sindicato dos Inspetores do SEF considerou a nomeação do ex-Comandante Geral da GNR para novo diretor da instituição um "péssimo sinal político".
Ministério Administração Interna

SEF. MAI sublinha qualificações de novo diretor

 Eduardo Cabrita afirma que o novo diretor do SEF é notavelmente qualificado pelo percurso de vida e pelo conhecimento que tem de todo o sistema de segurança interna.
Morte no SEF

SEF. Sócrates critica reações de Marcelo e Costa

746
O ex-primeiro-ministro português considera que o episódio não é apenas um" infortúnio, um incidente trágico e isolado", mas sim sinal claro de uma obscena mudança na cultura política europeia.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

SEF tem novo diretor: Luís Botelho Miguel

108
O tenente-general, que foi Comandante-Geral da GNR até julho, foi designado novo Diretor Nacional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, "para dirigir o processo de reestruturação deste Serviço".
Morte no SEF

Há mais denúncias de agressões no SEF

488
O MP estará a investigar as queixas de um cabo-verdiano que acusa agentes do SEF de o terem agredido durante "perto de uma hora" no aeroporto, avança o Expresso. E há mais queixas de práticas ilegais.
Morte no SEF

Secretária das Migrações chocada com morte de Ihor

Cláudia Pereira garantiu que já estão em curso medidas para garantir que tragédias como a de Ihor não se voltam a repetir. Destacou ainda o "papel central" das migrações para o atual Governo.
Morte no SEF

Ihor. Filhos ainda não sabem do homicídio

214
A víuva do cidadão ucraniano que foi morto quando estava à guarda do SEF disse ao CM que ainda não conseguiu revelar os filhos os contornos da morte do pai. Carta de Cabrita "não tem valor nenhum".
Morte no SEF

O que os seguranças viram, mas não denunciaram /premium

Só meses depois do crime alguns vigilantes disseram que o que aconteceu dentro da sala era "evidente" para todos. Um deles contou à PJ que viu um inspetor com o pé em cima da cabeça de Ihor.
Morte no SEF

Embaixadora acusou SEF de violar direitos humanos /premium

108
Quando viu a primeira reportagem sobre a morte de Ihor, a embaixadora da Ucrânia enviou uma carta ao MP a dizer que lhe tinham omitido informação e falou em flagrante "violação dos direitos humanos".
Morte no SEF

O que viram os primeiros socorristas de Ihor /premium

614
Só quando já estava em paragem cardiorrespiratória é que as mãos de Ihor foram finalmente libertadas das amarras. Horas antes, tinha-se encolhido de medo perante um socorrista da Cruz Vermelha.
Morte no SEF

MAI insiste na diferença entre certidão e autópsia

413
Eduardo Cabrita insiste que a certidão no dia da morte de Ihor Homeniuk diz uma coisa e o relatório da autópsia que foi enviado a 29 de março outra, "muito mais grave e totalmente diferente".
Morte no SEF

Rio: reestruturação do SEF tem de ser ponderada

Para o líder do PSD, "se o SEF necessita de uma reestruturação", esta deve ser feita "com a devida ponderação e não agora para tentar encobrir uma situação concreta".
Morte no SEF

As imagens que ajudaram a PJ a desvendar o crime /premium

Imagens de 4 câmaras nos corredores do Centro de Instalação Temporária ajudaram a PJ a reconstituir o que alegadamente se passou na sala onde Ihor Homeniuk foi morto. Mesmo sem mostrarem o crime.
Resposta Pronta

"Indefinição sobre forças de segurança não é boa"

Comissão dos Sindicatos e Associações das Forças de Segurança está surpreendida com anúncio de reestruturação do SEF. César Nogueira acusa Eduardo Cabrita de "passividade" nos últimos meses. 
Morte no SEF

SEF. Autópsia e queixa anónima denunciaram o crime /premium

Informação enviada para o Ministério Público apontava para causas naturais. Dois dias depois, o médico legista e um denunciante anónimo alertaram a PJ para os indícios de crime.
Morte no SEF

SEF. Bastonário desmente Eduardo Cabrita

411
Miguel Guimarães diz que documento de verificação de óbito de médico do INEM não tinha escrito "morte por causas naturais", ainda que Eduardo Cabrita tenha falado de "paragem cardiorrespiratória".
Morte no SEF

Ihor. Médico que verificou óbito não viu agressões

161
Ordem dos Médicos diz que médico do INEM não certificou óbito, como diz ministro, apenas o verificou. Só viu um hematoma na face. MAI mandou Ordem averiguar se procedeu bem.
A página está a demorar muito tempo.