814kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

50 de Abril

50 de Abril

Só nos quiseram contar histórias da Carochinha

Nestes 50 anos do 25 de Abril, foi impossível resistir à tentação de usar fantasias para mitificar o passado e, depois, usar esse passado, devidamente recauchutado, nas lutas políticas do dia a dia.
25 de Abril

Investigador considera a revolução portuguesa rara

Ao comparar a revolução dos cravos com outras a nível internacional, o investigador Tiago Fernandes considerou que a transição foi "bem sucedida", originando um regime democrático.
50 de Abril

Tarrafal tem novo centro de documentação online 

Iniciativa surge no âmbito da evocação pela Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril. Curador da iniciativa descreveu campo como "símbolo mais significativo do sistema prisional da ditadura".
1 de maio

País viveu 10 greves gerais em 50 anos

O combate à "exploração e empobrecimento" foi o mote geral das quatro greves gerais realizadas durante o governo de Passos Coelho no período da "troika".
Cabo Verde

Presidente da República inicia visita a Cabo Verde

Os chefes de Estado irão visitar a exposição "50 Anos de Abril - Antes e Depois" e o antigo campo de concentração do Tarrafal, palco central das comemorações dos 50 anos da libertação.
50 de Abril

Ex-preso político teme "novos tarrafais"

Luís Fonseca revela que até foi "dado como morto" pela funcionária à entrada do Museu da Resistência, nome atual da prisão, e considera não haver empenho em preservar a memória.
25 de Abril

Os 50 anos de Abril e a Outono da Educação

E tudo abril trouxe: do sonho ao pesadelo, da genialidade do ideário a uma escola pública em modo de sobrevivência.
25 de Abril

"Comemoração do 25 de abril ou..."

A operação de marketing da esquerda continua de boa saúde e constatamos que o slogan da esquerdas e sobrepõe ao slogan que deveria ser o correto.
50 de Abril

Papel do teatro destacado na transição democrática

As companhias de teatro nascidas ou consolidadas durante o período da Revolução foram convidadas a apresentar espetáculos, novas reposições ou criações, que serão executados até 2025.
50 de Abril

Os 50 anos do 25 de Abril

Data a data, evento a evento, esta é a minha história sobre os 50 anos do 25 de Abril.
25 de Abril

Outro “MFA”: Abril entre mito, frustração, anúncio

Chama-se "Abril pelas direitas" e é um livro que reúne textos e pequenos ensaios de 50 personalidades de muitas idades e orientações, à direita. Aqui fica o prefácio escrito por Alexandre Franco de Sá
50 de Abril

Marcelo garante que "o ideal de Abril nunca morre"

O Presidente da República garante que não há reversão possível "quando se conhece a liberdade, e se usa a liberdade" e disse ainda que "ninguém quer uma mordaça em relação a liberdades adquiridas".
Observadores

Operação Papagaio: das pastas da PIDE ao "Amílcar"

A "Operação Papagaio" é um podcast para ouvir em seis episódios e conta o plano mais louco para derrubar Salazar. Fazê-lo não foi um ato de loucura — mas quase.
50 de Abril

Cantar Abril 2024 é oportuno para novos artistas

Face às críticas, que falam numa prática de exploração do trabalho dos artistas, a organização responde que fala antes numa lógica de democratização da cultura, fortemente ligada aos valores de Abril.
25 de Abril

A longa madrugada

A onda comemorativa do 50º aniversário de Abril já está em marcha. E não é para menos: dos regimes precedentes, só a monarquia liberal atingiu semelhante longevidade.
50 de Abril

Imprensa Nacional celebra abril com 4 coleções

Para celebrar abril, a Imprensa Nacional vai publicar 4 novas coleções, onde se incluem livros sobre o 25 de abril sob várias perspectivas e onde se encontram também obras de arte.
50 de Abril

25 de abril celebrado com muita arte no Porto

Programa inclui exposição de 50 poemas sobre a revolução, de 50 autores, que estarão espalhados por várias ruas, além do projeto Liberdade, que trabalha a revolução de forma artística nas prisões.
50 de Abril

Santarém dedica 25 de abril a Salgueiro Maia

Entre as iniciativas pensadas para "toda a população", destaca-se a recriação do percurso da coluna militar de Salgueiro Maia, na madrugada de 24 de abril, e o seu regresso, no dia 27.
Eu estive lá

Descolonizacão: “A culpa não foi coletiva”

O historiador Rui Ramos e a descolonização: “Não fora a debilidade de Marcelo Caetano frente a meia dúzia de generais envelhecidos e a história podia ter sido outra. E talvez devesse ter sido outra”.
Eu estive lá

Eu Estive Lá: Jaime Gama recorda o 25 de abril

Jaime Gama encontra semelhanças entre o cerco à Constituinte em 1975 e a invasão do Capitólio nos EUA. No podcast de Maria João Avillez, recorda o que foi o 25 de abril.
Eu estive lá

Jaime Gama: "Senti o que sentiram" no Capitólio

Jaime Gama encontra semelhanças entre o cerco à Constituinte em 1975 e a invasão do Capitólio nos EUA. No podcast de Maria João Avillez, recorda o que foi o 25 de abril.
Eu estive lá

Marcelo e o caminho até à revolução

Na estreia do podcast "Eu estive lá", Marcelo Rebelo de Sousa conversa com Maria João Avillez sobre o que viu e viveu em Portugal nos tempos que levaram ao 25 de Abril de 1974.
Eu estive lá

Portugal desde 1974, em 16 grandes entrevistas

Está quase a estrear na Rádio Observador o programa Eu estive lá. Entrevistas de Maria João Avillez que mostram o que aconteceu a Portugal nestes 50 anos desde a revolução de 1974. 

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos