Dark Mode 49,1 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Paulo Farinha

Convidado

Artigos publicados

Diário de um pai

A vida em suspenso /premium

165
Consultas, casamentos, divórcios, empregos. Tudo interrompido. Primeiro percebemos que podíamos ter a vida em perigo. Depois vimos a vida a andar para trás. Agora sabemos que temos a vida suspensa.
Diário de um pai

O medo lá fora – a minha filha não quer sair /premium

1026
Quando tudo isto passar, algumas crianças precisarão de tempo. De ganhar novamente confiança no exterior. De sentir que é outra vez seguro tocar num baloiço ou emprestar um brinquedo a um amigo novo.
Diário de um pai

Pão, muito vinho e Bruno Nogueira /premium

610
Estamos a ganhar peso. E a encomendar vinho. Não passamos sem notícias mas estamos cansados de ver tanta morte. Estamos apaixonados pelo Bruno Nogueira, pelo Rodrigo Guedes de Carvalho e por Eanes.
Diário de um pai

“Sim, vai mesmo ter que ir às urgências” /premium

Em tempo de emergência, com um inimigo à solta que pode matar, enfiar-me num hospital era a última coisa que me apetecia. Mas talvez isto nos faça repensar: às urgências só o que é das urgências. 
Diário de um pai

Os vossos pais também não param em casa? /premium

350
Quase todos os dias, há alguma coisa que faz os meus pais terem vontade de sair de casa, alguma coisa que só eles é que podem fazer, só eles é que podem tratar, só eles é que sabem.
Diário de um pai

Como explicar o que sucedeu na Ponte 25 de Abril? /premium

496
“Então já me podes explicar porque é que nós não podemos sair e aquelas pessoas podem?” Faltam-me as palavras para explicar à minha filha que filas grandes eram aquelas nos acessos à Ponte 25 de Abril
Diário de um pai

Às nove no Instagram ou às dez no Skype? /premium

261
Tenho um grupo no Facebook. Chama-se “Um aplauso por dia, nem sabe o bem que lhe fazia”. Adiciono-te. Já batemos palmas aos padeiros, às pessoas que recolhem o lixo, aos farmacêuticos, aos polícias...
Diário de um pai

Rotinas 0 - 1 Sanidade mental. Lixem-se as rotinas /premium

336
Ontem não houve rotinas. Ao fim de nove dias sem escola dei por mim verdadeiramente cansado por estar sempre a pensar no passo seguinte, na ação seguinte e na tarefa que é importante executar a seguir
Diário de um pai

Já chegou. Um dos nossos está infetado /premium

448
As miúdas não se aperceberam. Fomos discretos, fizemos os telefonemas que tínhamos de fazer, os telemóveis no silêncio e não acrescentámos mais alarme ao estado em que têm vivido nos últimos dias.
Diário de um pai

E os professores, como estão a lidar com isto? /premium

450
Não sabemos quando é que os nossos filhos voltarão à escola, mas é bem possível que o terceiro período se processe inteiramente à distância. Ou seja, é melhor esquecermos as aulas este ano letivo.
Diário de um pai

“Quando é que isto acaba?” Não sei, filha

Por muito que queiramos disfarçar e revestir o quotidiano com uma falsa sensação de normalidade, não há nada de normal aqui. Há apenas pais preocupados a tentar proteger filhas assustadas e frágeis.
Diário de um pai

Uma quarentena para conseguir ler todo o WhatsApp /premium

340
Louça na máquina, ninguém fica de pijama, camas feitas, vamos à janela dar os bons dias aos vizinhos e, antes de nos sentarmos para os trabalhos de casa, espreito o écran. E vão 321 mensagens novas.
Diário de um pai

Domingos que parecem outro dia qualquer /premium

218
Neste domingo não haverá almoços de família em casa da mãe ou do sogro, não haverá aquela aula especial no ginásio, não haverá o café rotineiro na pastelaria em frente à igreja.
Diário de um pai

#vaificartudobem, mas antes começa a ficar mal /premium

347
Daqui a uns meses ou anos olharemos para estes tempos e talvez consigamos pensar no que fizemos bem ou mal na gestão de emoções durante as semanas ou meses fechados em casa. Agora pouco importa.
Diário de um pai

"Jantar de grupo. Por vídeo? Cada um na sua casa."

472
Nos últimos dias, com a vida virada do avesso, o Facetime, o WhatsApp, o Messenger, o Skype, o Instagram ou o Zoom levam a mesma emoção ao Porto, a Oeiras, a Benfica ou à casa do vizinho de cima.
Diário de um pai

Vai para dentro, olha que te constipas, pai

310
Hoje é um Dia do Pai diferente. Não há atividades na escola, não há brincadeiras na rua, não há coisas feitas ou pintadas ou coladas por elas. Para o ano vai ser melhor.
Diário de um pai

Teletrabalho? Não têm filhos pequenos, pois não? /premium

415
Cada vez que começo esta frase, as minhas filhas já a sabem concluir de cor: “Sim, pai, nós sabemos que nos estás a deixar fazer coisas agora porque estamos nesta altura, depois volta tudo ao normal”.
Diário de um pai

Isolamento, dia 1: sabe o nome do seu vizinho?

1652
Precisamos tanto de palavras. Como as daquela senhora que, depois de parar com a filha para responder ao nosso cumprimento, se deteve metros à frente e se voltou para nos dizer “vai ficar tudo bem".
A página está a demorar muito tempo.