Dark Mode 137kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Paulo Farinha

Convidado

Artigos publicados

Diário de um pai

O agosto da esperança antes do setembro do medo /premium

Nunca precisámos tanto de um agosto. Nunca foi tão importante marcar a fronteira entre as memórias que não queremos que se repitam e o medo que não sabemos o que trará. 
Diário de um pai

“Pai, aquele senhor morreu porque era negro?” /premium

428
Não sei, filha. Mas o senhor que disparou matou-o porque é racista. 
Diário de um pai

E o adolescente, como está a lidar com isto? /premium

111
Os pais ficam mais descansados se os miúdos estiverem fechados no quarto e longe do perigo? Ou querer sair e estar com os amigos é o comportamento saudável? Como podemos ajuda-los e ficar tranquilos?
Diário de um pai

Como se desliga a ansiedade nas férias Covid?  /premium

Não há fórmulas cem por cento eficazes para alcançar a tranquilidade de que precisamos ou para controlar a ansiedade que agora disparou. Mas estes são tempos imprevisíveis. O melhor é aceitar isso. 
Diário de um pai

Voltar à Beira no Verão. Manter a sanidade mental /premium

254
A Covid separou avós e netos, impediu abraços, afastou famílias. Mas em férias, e com os devidos cuidados, é altura de tratar da saúde mental. Regressar “à terra” pode ajudar a trazer sanidade mental.
Diário de um pai

Um penso rápido cor de pele? Da pele de quem? /premium

226
Explicar o racismo às crianças é simples. O que está certo, o que está errado, quando defender um colega, fazer queixa se for vítima. Mas depois a realidade mete-se pelo meio. E a teoria cai por terra
Diário de um pai

O que vão fazer aos filhos nas férias escolares? /premium

921
As aulas dos filhos vão acabar. E o teletrabalho dos pais? Vão manter as crianças em casa ou mandá-las para os avós que tentaram proteger? Ou para os ATL que ainda não se sabe como vão funcionar?
Diário de um pai

A minha filha não volta à escola na segunda-feira /premium

305
A pergunta tem corrido nos grupos de pais no WhastApp: “vão mandar o/a vosso/a filho/a para a escola?" Todos falaram com pediatras, uns respondem “sim”, outros optaram pelo “não”. Ninguém tem certezas
Diário de um pai

Como combater a fadiga do Zoom e dos filhos? Vinho /premium

335
Antigamente, entre reuniões, descansávamos a cabeça. Hoje, pelo Zoom, acaba uma reunião, começa outra, baralhamos assuntos, nomes, datas, somos interrompidos pelos filhos. E começamos a beber mais cedo.
Diário de um pai

As pequenas vitórias que nos passam ao lado /premium

No meio desta tempestade de areia que nos soterrou e nos deixou as vidas e as cabeças feitas num oito, há pequenas conquistas do dia a dia para celebrar. Talvez nos ajudem a ultrapassar isto melhor.
Diário de um pai

Filhos, teletrabalho, saúde mental, pouco descanso /premium

418
Quantos planos saem furados num dia de teletrabalho com as crianças em casa? Quantas vezes desatam aos gritos? Quantas vezes pensam que estão a trabalhar muito mais agora do que alguma vez na vida?
Diário de um pai

Vamos poder sair de casa. E quem tem medo? /premium

374
Medo do exterior. Do contágio. Do contacto com outras pessoas. Dos encontrões inadvertidos. Do aperto no metro. De tocar em superfícies contaminadas. Para muitos a barreira maior ainda está por passar
Diário de um pai

Já não estranhamos tudo. Apenas este 25 de abril /premium

140
As coisas não ficam melhores nem mais fáceis. Ficam apenas menos estranhas ao deixar de ser inéditas. O hábito pode ser um manto seguro que nos dê uma sensação de normalidade. Menos no 25 de Abril.
Diário de um pai

3º período. Dar em doidos ou respirar de alívio /premium

309
Vamos ter alguma folga porque os miúdos vão ter aulas pela net e vão estar ocupados? Ou vamos ter de lhes dar ainda mais atenção enquanto ocupam o computador que não sabem usar e de que precisamos?
Diário de um pai

O medo lá fora, a segurança cá dentro /premium

Mesmo que agora pudéssemos desatar a abraçar, íamos fazê-lo com medo. Até haver uma vacina, o novo normal faz-se com muito receio. E só cá dentro nos sentimos seguros.
Diário de um pai

Nunca houve tanta companhia a animais de companhia /premium

340
Nunca os cães foram tão passeados. Nem os gatos andaram tão fartos de dividir a casa com os humanos. Nunca notámos tanto nos sintomas das doenças deles. E quando acabar? Milhões de animais deprimidos?
Diário de um pai

Não vamos ter ensino à distância /premium

181
Vamos tentar dar o nosso melhor e os professores estão a fazer das tripas coração para aprender. Parabéns a eles pelo esforço. Mas ensino à distância é outra coisa. 
Diário de um pai

“E se eu infetar o meu filho?”  /premium

683
A enfermeira Irina não abraça a irmã há um mês. A anestesista Paula não toca no filho há duas semanas. O enfermeiro Vítor espera poder voltar a casa em junho. Estão longe dos que amam para os proteger
Diário de um pai

Não vamos à terra na Páscoa e a mãe está triste /premium

538
Não vai haver via sacra. Não vamos juntar-nos ao fim do sábado de aleluia para cantar alvíssaras à meia-noite do domingo de ressurreição. E se alguém pensar ir hoje à aldeia, chamem-lhe irresponsável.
Diário de um pai

“E se te vestisses de professora?” /premium

258
As crianças estão a lidar com as saudades da escola. Para todos os efeitos, o ano letivo acabou a 12 de março. Sem despedidas. O que se segue é uma incógnita.
A página está a demorar muito tempo.