817kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Ricardo Lopes Reis

Convidado

Artigos publicados

Imigração

Pacto Migratório: Uma Política Perigosa

O Pacto Migratório da União Europeia é uma política profundamente falhada e perigosa que ameaça a nossa soberania, segurança e modo de vida.
Marcelo Rebelo de Sousa

As reparações de Marcelo

Se Marcelo quer mesmo falar de reparações, pode começar por uns 4 milhões de euros em “reparações” por tratamentos em Portugal de cidadãs estrangeiras.
Eleições Europeias

O perfilar partidário para o embate europeu

É para mim claro que o partido que deu maior importância e relevância às Europeias na escolha do seu cabeça de lista foi o Chega.
Partido Chega

Chega - A estabilidade que Portugal pede

O cenário correto face à expressão da direita (PSD + Chega), seria a chegada a um acordo entre as partes para um governo entre os únicos partidos que podem apresentar uma solução estável.
Europa

O impacto das legislativas no futuro da Europa

Tal como o Chega, partidos como a AfD, RN, Fratelli, VOX, visam, não acabar com a EU, mas reformá-la para que sirva os cidadãos e não a elite burocrática de Bruxelas.
Eleições

Porque é o Chega tão popular entre os jovens?

O Chega aponta à juventude e uma sondagem dá-lhe posição destacada na faixa dos 18-34 anos
Imigração Ilegal

E agora, Europa?

Sabemos que os fluxos migratórios representam em parte um motor positivo para as nações que os acolhem, porém o fluxo de hoje é uma ameaça para a sobrevivência da Europa.
Europa

A Europa não é para jovens

Uma nação, no seio do seu parlamento nacional, limita-se hoje em grande parte a uma ação de transposição de diretivas da União, debatendo ferozmente alterações que se centram em detalhes tímidos.
Governo

Portugal e as três falências do momento

Se juntarmos as peças do puzzle concluímos o óbvio. Que Portugal está amarrado por um partido que ultrapassou a esfera meramente partidária e que é neste momento um sistema por si só
10 de junho

O ser Português

Portugal é hoje um local ao contrário da normalidade. Onde a mediocridade é recompensada e o mérito é marginalizado. Portugal é neste momento o que a esquerda, e em especial o PS, sonharam que fosse.
Regionalização

Os novos Medinas da Regionalização

É importante ter em conta todas as motivações ao apressar o processo de regionalização, que apenas serve para garantir que os Medinas deste país nunca ficam sem cadeira para se sentar.
Liberdade de Expressão

O Twitter e a censura do bem

Ao banir André Ventura, o Twitter demonstrou não ser um espaço plural e democrático. Quem celebra este acontecimento lembre-se que a cultura de cancelamento pode um dia atingir quem hoje a celebra.
Lei Eleitoral

Este sistema eleitoral representa-o?

Portugal é um país com dimensão que justifica um círculo único continental, no qual os candidatos se apresentem numa só lista e os mandatos sejam distribuídos por método de Hondt a nível nacional.
Eleições

Desmistificar o voto útil

Não existe um voto útil, existe sim a utilidade do voto que essa sim está ligada ao verdadeiro sentido democrático do eleitor escolher quem o representa.
Trabalho

Que futuro nos espera?

A geração de Portugueses que mais investiu na educação e na aquisição de competências é também aquela com menor probabilidade de sucesso neste país.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos