Exmº Sr. Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Sr. Dr. Duarte Cordeiro,

Dirijo-me a Vª Exª, pela 3ª vez, pois até ao dia de hoje não obtive qualquer resposta da sua parte.

Escrevo-lhe em desespero de causa devido à dramática evolução da erosão costeira nas praias do Município de Ovar, os anos vão passando e nada tem sido feito para combater o avanço do mar.

Há pessoas e bens em risco, sou morador na praia do Furadouro e pode crer que me impressiona a força como o mar vai ganhando terreno, mas assusta-me, ainda mais, o facto de não ver qualquer obra no terreno, nem sequer o mínimo exigível para protecção da costa.

Os Munícipes do concelho de Ovar estão cansados de promessas de sucessivos Governos (PS; PSD/CDS; PS com apoio do BE e PCP e PS), não podemos continuar a assistir de braços cruzados à perda de areal e ao risco da entrada do mar no espaço publico, comercial e residencial. Os danos para a economia local são enormes, a perda para o Município incalculável e o receio de termos vidas em risco começa a ser uma realidade.

Para além do atrás referido, alerto Vª Exª para o facto do mar estar a poucos metros de um aterro sanitário (antiga lixeira de Maceda) na zona florestal, correndo-se o sério risco de ocorrer um desastre ambiental a qualquer momento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Estamos cansados de ver a classe política a adiar a resolução do problema tão sério como este, no fundo a “empurrar com a barriga” o problema, desejando que “quem vier atrás feche a porta”. Infelizmente, é assim que se têm comportado relativamente ao Município de Ovar.

Acredito que terá conhecimento deste dossier, mas quero sensibilizá-lo para a necessidade de agirem de imediato e dizer-lhe claramente que a nossa paciência atingiu o limite. Não podemos continuar a aceitar esta inércia incompreensível perante uma situação tão dramática e exigimos que o governo avance já com obra no terreno para evitar uma catástrofe a curto prazo.

A responsabilidade por termos chegado até aqui, não é apenas do Sr. Ministro e do governo a que pertence, mas de muitos Ministros e Governos anteriores, mas agora só Vª Exª e o atual Governo é que têm o poder de nos poder proteger.

Nesse sentido, solicito a V. Exª. que informe quais as obras que o governo tenciona fazer nas praias do Município de Ovar e em que datas serão implementadas no terreno.

Grato pela atenção dispensada.

Cumprimentos,

Fernando Camelo de Almeida
(Deputado Municipal em Ovar)