Escrevo antes de conhecer os resultados das eleições de ontem na vizinha Espanha, e retomando a velha tradição de sugerir nesta altura do ano livros para as férias de Verão.
O primeiro título da minha lista é incontornável: Pátrias: Uma História Pessoal da Europa, de Timothy Garton Ash (Temas e Debates, 2023). O livro foi inicialmente publicado em inglês, em Março último, e conhecerá pelo menos 15 traduções, entre as quais a portuguesa, que foi publicada no início de Junho.
O autor esteve entre nós na 31ª edição do Estoril Political Forum (EPF, 26-28 de Junho) e foi entrevistado por alguns dos mais respeitados jornalistas nacionais, incluindo Teresa de Sousa, no Público, e José Manuel Fernandes, aqui no Observador. Ao recomendar a leitura estival do livro de Tim Garton Ash, recomendo também enfaticamente a leitura destas entrevistas.
Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.