Receber críticas é muito perturbador para a maioria das pessoas que as tomam como ataques pessoais e não feedback negativo. Dar feedback negativo é também uma aventura pois a maioria não o sabe fazer. Dos dois lados há, porém, oportunidades de melhoria. Mesmo quem aceita críticas sob a forma mais construtiva pode sentir-se incomodado quando ouve algo negativo sobre o seu desempenho. Compreender e interiorizar o que te irrita nas críticas é o primeiro passo para gerires melhor essas situações. E tudo faz parte do primeiríssimo passo para a construção de uma pessoa mais capaz: self-awareness. 

Aceitar críticas, de forma pessoal ou por escrito, requer desde logo um agradecimento. Independentemente do que sintas, agradece o esforço a alguém que se deu ao trabalho de te fazer uma crítica. Pior seria ignorar-te e não te passar cartão, nem negativo nem positivo. Reconhece, pois, o esforço de quem avaliou o teu desempenho.

Logo depois de receberes uma crítica, ignora-a temporariamente. Ignora-a, mas, sublinho, temporariamente. Dorme sobre ela. O sono (ou só a posição horizontal, caso não consigas dormir) ajuda a reduzir a intensidade da resposta emocional, permitindo uma reflexão mais objetiva e a posteriori. Amanhã há sempre outro dia. Sempre.

Diferentes mindsets influenciam, igualmente, como reagimos às críticas. Se tens um “mindset fixo”, algo obsessivo, encaras o feedback negativo como um limite ao teu potencial, enquanto que se apresentares um “mindset de crescimento” verás o f como oportunidade de desenvolvimento. Praticar a aceitação de críticas é absolutamente central, pois até indivíduos conscientes dos benefícios de um mindset de crescimento podem ter dificuldades sem prática efetiva, sem exercício de terreno. Por isso, um conselho prático que por vezes custa a implementar, mas que é muito poderoso: dorme sobre a crítica.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O síndrome do impostor (sentires que não estás à altura do trabalho para o qual foste contratado – e ter receio de que tal possa ser “descoberto” a qualquer momento – ou até que estás apenas “a fingir” seres adulto, com tudo aquilo que isso pode implicar) pode, paralelamente, dificultar a interação com líderes logo após receberes feedback negativo. Essa condição faz com que possas temer ser desmascarado e tomado como inadequado, vendo a crítica como confirmação das tuas inseguranças. Um bom líder, no entanto, deseja identificar áreas para melhoria, proporcionando confiança e direção para que haja uma aprendizagem.

Agora junta a isto a incerteza sobre o teu desempenho, outro desafio. Ou seja, sem feedback regular, uma crítica pode parecer um prenúncio de demissão, especialmente em contextos de redução de pessoal. Contudo, preocupares-te não melhora a situação; o foco deve estar em melhorares as tuas competências e não em sucumbires ao ruído, qualquer que seja – ou ao silêncio da não existência de feedback.

Se preocupações com a estabilidade do trabalho dominam os teus pensamentos, uma conversa aberta com a tua liderança é essencial. Por isso, precisas de aprender a falar, a comunicar. É um skill absolutamente fundamental comunicares com outras pessoas. Comunicares e comunicares bem. Entenderes os teus pontos fortes e fracos pode reforçar-te a confiança e melhorar o teu desempenho. Dialogar sobre a necessidade de feedback mais abrangente também pode auxiliar o teu líder a fornecer avaliações mais úteis e frequentes.

Portanto, não desperdices feedback negativo. Dorme sobre ele. Não te sintas um impostor. Aproveita-o para cresceres. Comunica e pede mais e mais clarificação. Sem medos. E sem grandes hesitações. Estás no domínio do que deve haver de mais importante para o teu crescimento para uma liderança: o self-awareness.