Exmos. Srs.

Espero que se encontrem bem e acolham com entusiasmo esta resposta à vossa vaga para trabalho.

Venho, assim, anexar o meu curriculum em resposta a um anúncio da vossa empresa.

E deixo também nesta carta algumas notas que podem expressar o match que faço com o vosso pedido de colaboração.

Pedem dinamismo e orientação para resultados. Neste tópico gostaria de vos dizer que julgo poder afirmar que cumpro os requisitos. Sou dinâmico e procuro reinventar-me sempre no mercado de trabalho. Passei por algumas empresas e fui exposto a ambientes de grande complexidade, de grande exigência e de grande exposição perante problemas que pareciam não resolúveis. Sempre procurei ter drive próprio e com as minhas ideias contribuir. Estivesse integrado em equipas ou a liderá-lasm, os objetivos que me foram apresentados não foram cumpridos em cerca de 6% das vezes (anos). Mas nesses anos fiquei a menos de 3% de poder cumprir os objetivos que me foram propostos.

Pedem conhecimentos de inglês e francês e exposição ao mercado internacional. Neste tópico posso referir que, como todos nós, às vezes com uma ou outra gralha, mantenho uma conversa em inglês fluente, em francês fluente e escrevo nas duas línguas. Expresso-me com naturalidade e com todo o à-vontade e não preciso de ajudas externas. Estive exposto, em praticamente todos os anos de trabalho, a ambientes multiculturais e multinacionais, envolvendo inúmeras deslocações a vários continentes e países. Nos passaportes que guardo conto com mais de 400 viagens com duração superior a 10 dias ao exterior, da Ásia à América Latina, do Médio Oriente à Austrália, de várias deslocações a vários pontos de África, francófona, lusófona ou anglo-saxónica ao Médio Oriente, tendo percorrido uma boa parte do mundo em trabalho.

Pedem conhecimentos de informática na ótica do utilizador. Posso dizer que o que referem consigo cumprir, julgo que – passo a imodéstia – com alguma facilidade, e acrescento que estou à vontade em SQL, em programação em algumas linguagens, trabalho com alguns pacotes de software de dados e sou relativamente ágil e autónomo em ambientes de grande quantidade de dados.

Pedem bom relacionamento pessoal e capacidade para liderar equipas. Não sei exatamente se tenho sempre o melhor relacionamento pessoal com todas as pessoas, mas fui ensinado e aprendi a pedir desculpa quando erro, a dizer bom dia a todos os que por mim passam e a agradecer sempre, para que pudesse manter a cordialidade relacional com todos. Já liderei equipas com mais de 100 pessoas e já fui liderado e sei estar dos dois lados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Pedem licenciatura em gestão, engenharia ou afins. Posso dizer que cumpro com estes requisitos. Tenho licenciatura de 5 anos e mestrado de 2 anos. Tenho ainda uma série de cursos que frequentei em Portugal e em vários países do mudo.

Pedem forte sentido de autonomia. Posso referir também que penso que cumpro com este critério. Saí de casa dos meus pais há mais de 40 anos e sempre fui autónomo, paguei as minhas contas e consegui pagar sempre as contas dos meus filhos, hoje criados. Em termos empresariais sempre fui autónomo no meu trabalho. Mas também sempre que precisei de ajuda não hesitei em a solicitar e penso que, depois dessas ajudas, posso dizer que cumpri com o que me era pedido.

Pedem informações de terceiros. No currículo aparecem 10 contactos, números de telefone e emails de pessoas com quem trabalhei. Antes de os colocar no currículo tive o cuidado de telefonar a cada um deles a solicitar a permissão de inclusão do seu nome. Podem, pois, sentir-se totalmente à vontade para os contactar. Pretendendo mais contactos poderei obviamente dá-los.

Finalmente, gostaria de dizer que nos meus anos de experiência profissional reuni um conjunto de características que penso que podem ser interessantes: sou estável e comprometido com o que me derem para fazer. Presumo poder dizer que cumpro com toda a experiência profissional que solicitam. Tenho prática de largos anos de mentoria. Sempre fui produtivo e pontual. E posso contribuir para os critérios de diversidade e inclusão da vossa empresa.

Porquê? Porque tenho mais de 50 anos de idade e estou à procura de trabalho, não me desvalorizando em nada voltar a funções ditas mais juniores pois aquilo que me importa mesmo é acrescentar valor para quem me acolher, estar ocupado, sentir-me contributivo, e conseguir, como sempre fiz, para ser autónomo no cumprimento das minhas responsabilidades, pagar as minhas contas.

Sei que sou velho. Ou como me quiserem chamar. Ainda assim, penso cumprir todos os critérios que V. Exas. pretendem para a vossa empresa, estando quase certo de que excedo largamente alguns deles. Sou, no entanto, competitivo em salário porquanto não sou muito exigente em termos financeiros. Pretendo mesmo, de forma séria, poder acrescentar valor e trabalhar. Podem ligar-me a toda a hora para o 930 000 000. Disponível para fazer entrevista a qualquer hora e dia da semana. Presencialmente ou por qualquer plataforma digital de conexão. Mais informo que trabalho bem com redes sociais e que se o meu cv estiver dentro do vosso espectro procurarei ter as minhas redes sociais orientadas para a vossa empresa e contribuir, também por aí, para acréscimo de valor por via de todos os meus contactos.

De V. Exas. Atentamente,

(em anexo o meu cv completo)