Esta transcrição foi gerada automaticamente por Inteligência Artificial e pode conter erros ou imprecisões.

10 horas. Este é o Jornal das 10, na Rádio Observador, tem edição do José Rafael Lopes. Zé, já é possível a inscrição para o voto antecipado para as eleições legislativas.

O voto em mobilidade realiza-se daqui a uma semana, no próximo domingo, no dia 11 de maio. Os eleitores podem escolher qualquer município, seja do continente ou das regiões autónomas dos Açores e da Madeira. Quem quiser votar mais cedo, ou seja, uma semana antes das eleições, deve inscrever-se entre hoje e quinta-feira, seja em votoantecipado.pt ou por via postal, dirigida à administração eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna. Caso o eleitor se inscreva para votar de forma antecipada e não o consiga fazer, nada muda. Pode votar no dia das eleições, dia 18 de maio, na assembleia ou secção de voto onde se encontra recenseado e onde já iria votar em condições normais.

Zé, também hoje arranca a campanha oficial para as eleições legislativas. À noite, os oito partidos com assento parlamentar encontram-se no último debate das televisões.

Está agendado para às 21h30 da noite, em Carcavelos. Até lá, os partidos estão na estrada. As três maiores forças políticas começam a campanha a norte. A coligação AD tem a agenda de manhã em Bragança e à tarde no distrito de Braga, no Conselho de Barcelos, na Festa das Cruzes. O PS começa o dia no distrito de Viana do Castelo, vai passar a tarde também em Braga, mas no Conselho de Guimarães. Já o Chega tem agendado um almoço de campanha no distrito da Guarda. Os restantes partidos com assento parlamentar, ou seja, IL, Livre, CDU, Bloco de Esquerda e PAN, vão estar mais perto. Têm agendas distribuídas entre os distritos de Lisboa e Setúbal, sem se esquecer, como já referimos aqui, a partir das 21h30, todas estas forças políticas congregam-se em Carcavelos para o debate com todos os oito partidos com assento parlamentar.

E a não esquecer que amanhã, a partir das 21h30, há também o debate das rádios com todos os oito partidos com assento parlamentar. E temos também uma grande emissão especial preparada ao longo da manhã aqui na Rádio Observador. Este sábado, Zé, também já teve clima de campanha. O secretário-geral do PS reconhece que o regime das manifestações de interesse falhou e diz que a lei é para cumprir.

Isto depois do anúncio de que a AIMA vai notificar mais de 4500 imigrantes para abandonarem o país. Têm 20 dias para o fazer de forma voluntária. Em entrevista à RTP3, o secretário-geral do PS sublinha que o Estado deve investir numa política de integração.

Neste momento, havia um conceito, que era o conceito de manifestação de interesse, que se percebe que tenha feito sentido durante aqueles anos, mas que não é o mecanismo mais ajustado, porque desincentiva o recurso aos canais regulares e legais de entrada em Portugal. E, portanto, desse ponto de vista, aquilo que nós neste momento precisamos de fazer mais, para além das alterações legais que foram feitas, é investir numa política de integração, porque o pior que pode acontecer, não só aos que já cá estão, mas também aos que vêm para viver e trabalhar em Portugal, é ter um país que não se adaptou a esse aumento da população.

Pedro Nuno Santos sublinha também que o número de imigrantes no país em situação ilegal é reduzido, mas diz, o secretário-geral do PS, que as regras são para cumprir.

A lei, obviamente, é para cumprir e é para cumprir por todos. Isso para nós é claro. De qualquer forma, aquilo que esses números nos mostram é que nós temos uma percentagem muito reduzida no total de imigrantes que entraram em Portugal em situação ilegal. Mas a AIMA está a fazer o seu trabalho. Ela, aliás, já vinha fazendo o seu trabalho ainda com o governo anterior e continua. Aliás, durante o governo do Partido Socialista, sempre se apontou para meados de 2025 a resolução da totalidade dos processos, e é isso exatamente que está a acontecer.

Nesta entrevista na RTP3, Pedro Nuno Santos fala ainda sobre a polêmica em torno da Spinum Viva. Diz o secretário-geral do PS que a mistura entre política e os negócios pessoais é inaceitável num primeiro-ministro.

E o líder da AD critica o Chega por não elogiar a expulsão de imigrantes ilegais.

Num jantar-comício em Santa Maria da Feira, Luís Montenegro acusa o partido de André Ventura de ter uma atitude destrutiva, até num dos temas em que mais tem insistido.

Precisamos, de facto, como dissemos há um ano, de ter imigrantes, mas não podemos ter a balbúrdia na imigração. Aquilo que hoje soubemos sobre o cumprimento das regras no setor da imigração tinha a obrigação de ser elogiado pelo Chega. Deu os parabéns ao governo? Admitiu que esta era uma boa decisão? Como diz o povo, eu acho que eles nem para eles são bons.

Ontem à tarde, Luís Montenegro já tinha insistido na ideia de que quem está ilegal tem de regressar à origem e assegurou que a política de imigração do governo é regulada e humanista. Já Nuno Melo critica o que diz ser o baixo nível da campanha dos restantes partidos. Declarações do presidente do CDS, que acusa os deputados socialistas de vasculharem informações que são reservadas de adversários políticos. Isto numa referência ao caso Spinum Viva.

Hoje, dia 4 de maio, termina o período de luto dedicado ao Papa Francisco pelo Vaticano.

Chegam ao fim os nove dias de luto, o tradicional período conhecido como Novendales. À semelhança do que aconteceu nos últimos oito dias, vai ser hoje celebrada uma missa na Basílica de São Pedro. A cerimônia é realizada às 17h, horas italianas, menos uma em Portugal continental. Vai ser presidida pelo cardeal Dom Dominique Mamberti, a quem vai também caber a responsabilidade de anunciar a eleição do novo Papa. O início do conclave para eleger o sucessor de Francisco está marcado para quarta-feira. Não há forma de saber quanto tempo demorará o Colégio dos Cardeais a escolher o sucessor do Papa Francisco.

E Portugal esgota na próxima segunda-feira os recursos naturais disponíveis para este ano. O presidente da Associação Zero avisa que o país está a usar um cartão de crédito a nível ambiental.

É a reação à notícia de que Portugal está prestes a esgotar os recursos naturais para 2025, de acordo com os dados avançados hoje pela Organização Internacional Global Footprint Network. Já na passada terça-feira, a União Europeia tinha atingido o dia da sobrecarga do planeta. À Rádio Observador, Francisco Ferreira, o presidente da Associação Zero, explica o que está em causa.

Se este padrão fosse válido à escala mundial, nós necessitaríamos de 2,9 planetas. No fundo, temos esta ideia de que nós estamos em sobrecarga, estamos a usar um cartão de crédito, estamos a ir aos nossos depósitos a prazo, estamos a ir às nossas reservas, o que efetivamente é aquilo que acontece em vários domínios. Nós não conseguimos viver apenas com a energia renovável que temos no país.

Declarações de Francisco Ferreira, na Rádio Observador, à reação à notícia de que Portugal está prestes a esgotar os recursos naturais para este ano. Acontece amanhã, segunda-feira, altura em que os recursos naturais disponíveis para este ano se esgotam.

Vamos ao desporto. O Benfica venceu o Estoril por 2 x 1 e é líder à condição.

Aushnes abriu o marcador ao minuto sete e o capitão dos encarnados, Otamendi, marcou aos 35 pelo Estoril. O gol de Zanocelo, já na segunda parte, não foi suficiente para que a equipe estorilista conseguisse um empate. No final da partida, o treinador do Benfica destacou o trabalho da equipe encarnada e afirma que na segunda parte o encontro com o Estoril ficou muito mais equilibrado.

Foi uma primeira parte muito boa da nossa parte. Dois gols, poderíamos eventualmente ter feito um terceiro gol. Segunda parte tentamos entrar com a mesma forma, determinados em marcar o terceiro gol. Não conseguimos. Uma segunda parte em que também o jogo fica mais equilibrado, bolas mais divididas, o jogo fica mais corrido e o Estoril também com mérito faz o 2 x 1. Mas quando olho para o jogo, para aquilo que foi a nossa exibição de 90 minutos, tivemos a qualidade que temos que ter e depois fomos a equipe que temos que ser, a defender juntos, equilibrados, determinados.

A leitura de Bruno Lage, treinador do Benfica, após a vitória por 2 x 1 sobre o Estoril. Do outro lado, Ian Catro reconhece erros na primeira parte da partida. Ainda assim, o treinador do Estoril elogia o crescimento da equipe no segundo tempo.

Na primeira parte, sim, havia movimentos, eles atacaram bem em profundidade, tenho que dizer outra vez, porque nós fizemos erros. E acho que nós mostramos uma capacidade de um melhor entendimento do jogo na segunda parte. Invertemos um pouco, em vez de defender da frente pra trás, fomos mais de trás pra frente. E aí conseguimos tirar mais proveito da nossa energia e agressividade contra a bola. Depois também, acho que fizemos um ajuste importante e vimos a capacidade de ficar com bola e ter mais posse, que permitia a equipe ir crescendo no jogo.

Ian Catro, depois da derrota frente ao Benfica, a equipe encarnada está na liderança do campeonato, embora à condição, à espera de saber o que vai fazer o Sporting. Tem neste momento o Benfica 78 pontos, o que quer dizer que vai jogar o derby decisivo da próxima semana, no mínimo, em igualdade pontual com o Sporting.

E depois desta vitória do Benfica, ontem à noite, o Sporting entra em campo e está obrigado a vencer na recepção ao Gil Vicente, mas Rui Borges quer a equipe concentrada apenas neste encontro.

É o que garantiu na conferência de imprensa de antevisão ao jogo com o Gil Vicente, marcado para hoje. O treinador leonino avisa que não quer ninguém a pensar no derby e prefere centrar o discurso apenas neste próximo adversário, no Gil Vicente.

Vale a pena olhar ao futuro, ao Gil Vicente. É uma equipa que vem de duas vitórias, sem sofrer gols, está motivada, não matematicamente, mas quase que garantiu já a presença na Primeira Liga na próxima época. Uma equipa que vai vir tranquila, derivado também desses bons resultados nos últimos dois jogos. Uma equipa que faz mais gols fora, que nos últimos três jogos fora não perdeu.

Rui Borges, treinador do Sporting, a fazer o lançamento do encontro com o Gil Vicente, marcado para hoje. O técnico dos Leões não confirma a titularidade de Morten Hjulmand e de Matheus Reis para o jogo de hoje. Ambos estão convocados, mas em risco de falharem o derby na Luz, se virem um novo cartão amarelo, seria o quinto, e como tal, ficariam de fora desse encontro. Do outro lado, César Peixoto, treinador da equipe do Barcelos, quer uma equipe preparada para uma entrada forte do Sporting na partida, mas sobretudo César Peixoto quer uma equipa de Barcelos a jogar com inteligência.

Vamos ter que ser inteligentes e aproveitar os espaços que achamos que vão existir. É diferente ir a Alvalade jogar numa fase em que a equipa já está um pouco mais tranquila, não está ainda matematicamente garantido, e isso dá-nos algum conforto. Sabemos que o Sporting vai, desde o primeiro segundo, acelerar e vir para cima de nós. É muito importante nós nos primeiros 15 minutos entrarmos focados.

O treinador do Gil Vicente, César Peixoto, no lançamento do encontro com o Sporting desta tarde.

Uma partida que pode acompanhar em direto na Rádio Observador, com emissão especial a partir das 20h15. Dez horas, 13 minutos. Zé, que outras notícias estão em destaque a esta hora?

A maioria do país está sob aviso amarelo devido ao mau tempo, é o que indica o Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Treze distritos estão abrangidos. O IPMA prevê céu geralmente muito nublado, bem como aguaceiros acompanhados de trovoada nas regiões Norte e Centro até meio da tarde. Vladimir Putin deixa um aviso: até o momento, Moscovo ainda não precisou utilizar armas nucleares na Ucrânia e o presidente russo espera que nunca seja preciso. É o que diz o líder do Kremlin em entrevista à televisão pública russa, citado pela Reuters. Vladimir Putin esclarece que o Kremlin tem a força e os meios necessários para garantir que o conflito da Ucrânia tenha a conclusão que será lógica, isto no entender da Rússia. E João, a terminar, já falámos que é Dia da Mãe, sempre o primeiro domingo do mês de maio, domingo esse que hoje bate com o 4 de maio e que o 4 de maio esteja também contigo. Sabes o que isto significa?

Não, mas vais-me explicar, não é? Eu fiquei um bocadinho perdido.

Vamos, sim. Eu tenho aqui uma coisa perfeita para ajudar.

Acho que já sei, minimamente.

Hoje é dia de Star Wars, a mítica saga de filmes de ficção científica. És fã?

Nem por isso. Mas quero saber tudo. Explica-me o que é isto do dia de Star Wars, tem um dia dedicado?

Não é oficial. Vamos ser aqui claros, não é oficial, mas ainda assim é celebrado por milhões de fãs desta saga, celebrado por todo o mundo. E aqui é feito um trocadilho com uma das frases mais emblemáticas do filme, que é "May the Force be with you", "Que a Força esteja contigo".

Exato.

Que May the Fourth, ou seja, 04/05. Portanto, hoje não te espantes, vires pela internet vários memes, campanhas publicitárias, publicações a fazerem referências a Star Wars.

Já não vou estar deslocado, já sei o que se passa.

Já não vais estar deslocado, nem tu nem os Napa. Só para teres noção, esta data ganhou tanta importância, o ano passado, na altura, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez questão de assinalar este dia não oficial do Star Wars, May the Fourth, convidou o ator Mark Hamill, conhecido por interpretar a personagem de Luke Skywalker, para marcar presença na Casa Branca.

O Donald Trump já fez a proeza de fazer uma imagem com inteligência artificial inspirada no Papa. Será que vai utilizar aqui a questão do Star Wars?

Agora, será que é Sith ou Jedi? Esta fica para os fãs.

Vamos ver. Fica por aqui o jornal das 10, edição do José Rafael Lopes.