Esta transcrição foi gerada automaticamente por Inteligência Artificial e pode conter erros ou imprecisões.
Duas horas. Boa noite, eu sou a Teresa Freire. São 2h da manhã, hora de atualizar a informação. O Presidente da República pede o fim da cultura de desorganização e do jogo de passa-culpas na política, num discurso numa iniciativa do jornal "Eco", no Centro Cultural de Belém. António José Seguro foi crítico quanto à estratégia do país a longo prazo, diz que o improviso tem limites. O Presidente da República, que apontou ainda o dedo ao constante passa-culpas entre políticos, criticou a falta de responsabilização. António José Seguro, que neste discurso deixou ainda críticas aos meios de comunicação social, considera que é privilegiado o conteúdo sobre conflitos e troca de acusações. O primeiro-ministro quis desviar-se no debate quinzenal desta quarta-feira dos puxões de orelhas do Presidente da República. Com a ajuda de Hugo Soares, Luís Montenegro desvalorizou ainda a polêmica com a escolha do presidente do SIRESP e tentou mostrar que estes recados de António José Seguro já fazem parte da estratégia do PTRR. Tudo isto num debate com recurso a muitas figuras animadas. Miguel Vítor Dias.
Foi um debate em modo banda desenhada.
Olho pro deputado André Ventura e faz-me lembrar o Lucky Luke e do outro lado, olho pro Partido Socialista, o deputado Zé Luís Carneiro, faz lembrar o Speedy Gonzales.
Mas logo André Ventura respondeu a Hugo Soares.
O Cebolinha era aquele que nunca trazia nada de novo, nem fazia nada de novo, mas queria sempre ser o maior da rua dele. Queria sempre fazer tudo pra desviar a atenção dos outros, inclusive roubar coelho.
André Ventura não se esqueceu dos coelhos depois do líder parlamentar do PSD ter tentado antecipar os tiros da oposição, a começar pelo relatório da Presidência da República, que aponta falhas na resposta às tempestades.
São um contributo muito válido, que está praticamente todo incluído naquele que é o desenho e, neste momento, já a implantação do PTRR.
Luís Montenegro acrescentou ainda que o pagamento das reconstruções está atrasado devido às autarquias, que estão exauridas. E depois das tempestades, a polêmica com o SIRESP.
Uma coisa que não devemos perder: o foco. O foco aqui é corrigir aquilo que não funcionou no passado.
André Ventura não ficou satisfeito e insistiu.
Tem ou não conhecimento de um e-mail da adjunta do Ministério da Administração Interna a procurar alterar as conclusões de um relatório?
Não tenho.
Não me parece que esteja a dizer a verdade ao Parlamento, nem que não saiba, efetivamente, do que é que estamos a falar.
A troca de palavras entre ambos, com Luís Neves irritado na bancada do governo. Sobre o SIRESP, o PS nada disse, depois de ter defendido o nome escolhido pelo ministro. O líder socialista apontou falhas na saúde e aumento do custo de vida.
As pessoas e as suas vidas estão cada vez pior, senhor primeirministro, e estão pior por causa do custo de vida.
Também Paulo Raimundo, do PCP, acusou o executivo de governar só a pensar nos mais ricos, mas mostrou-se solidário com o chefe do governo.
É o ataque brutal, com o pensamento no século XIX, com o pacote laboral. Se não houvesse ritmo, então o que é que seria de nós?
Paulo Raimundo a fazer referência ao reparo de Pedro Passos Coelho sobre a falta de ritmo do governo, num debate em que o Livre voltou a pedir para que o executivo abandone a reforma laboral, que o bloco apelidou de zumbi legislativo.
Miguel Vítor Dias, que acompanhou o debate quinzenal desta quarta-feira. O primeiro-ministro volta a enfrentar a oposição a 16 de junho. E depois do debate terminar, Luís Montenegro respondeu ao repto deixado por Vladimir Putin. O primeiro-ministro concorda que a Rússia e a Europa devem negociar diretamente. O presidente russo disse estar disposto a conversar com a Europa, ainda que com a possibilidade de haver um mediador. E agora Luís Montenegro diz que o bloco europeu deve ser independente dos Estados Unidos no processo de negociações.
Um processo de paz na Ucrânia carece também de sentar à mesa a Rússia. E a Europa não pode estar eternamente dependente da intermediação de responsáveis que, com todo o empenho, seguramente, e com todo o mérito, têm diligenciado no sentido de garantir uma paz justa e duradoura na Ucrânia. A Europa deve tomar a iniciativa de fazer o estabelecimento desse diálogo com as partes envolvidas, com a Ucrânia, naturalmente, é um acompanhamento que é permanente, e também com a Rússia.
Luís Montenegro, em declarações aos jornalistas nos Passos Perdidos depois do debate quinzenal. Na atualidade internacional, foram ouvidas várias explosões no sul do Irão. É o que adianta a imprensa iraniana, que acrescenta que foram ativados os sistemas de defesa aérea. As autoridades estão a investigar a origem das explosões. O Irão quer ter acesso a milhares de milhões de euros em fundos congelados em bancos estrangeiros para fechar um acordo com Donald Trump. A notícia é avançada pelo New York Times, que explica que a questão dos fundos passou a ser um dos principais entraves nas negociações, com Teerão a defender que não haverá avanços significativos sem que o dinheiro seja desbloqueado. O Irão afirma também que não se vai deixar intimidar pela retórica de Donald Trump relativamente a linhas vermelhas. É o que afirmou o chefe da Comissão de Segurança Nacional do Parlamento iraniano. As linhas vermelhas, segundo o responsável iraniano, incluem o direito de possuir e de enriquecer o urânio e também a autoridade sobre o estreito de Ormuz e a remoção das sanções. Na rede social X, o chefe da Comissão de Segurança Nacional escreve que é evidente que Donald Trump, ao procurar uma saída para este impasse estratégico, alterna entre ameaças e apelos a um acordo. O Hezbollah diz ter lançado 37 operações militares esta quarta-feira contra as forças israelitas no sul do Líbano. A notícia é avançada pela Al Jazeera, que explica que os militares do Hezbollah visaram tropas, veículos e equipamentos de engenharia israelita em vários locais, com foco em duas cidades do sul do Líbano. No futebol, o ciclista João Almeida foi hoje eleito o atleta masculino de 2025, com a patinadora Madalena Costa a ser escolhida na categoria feminina. Os prémios foram atribuídos durante a Gala da Confederação do Desporto de Portugal, que decorreu esta noite em Sintra. João Almeida assegurou o novo êxito para o ciclismo. Entre os galardoados na categoria atleta masculino, sucedeu ao nadador Diogo Ribeiro. Já Madalena Costa é a primeira portuguesa campeã mundial de seniores de patinagem artística estilo livre. Venceu agora este prémio e sucedeu à judoca Patrícia Sampaio. Fechamos com o futebol. Depois da derrota na final da Taça de Portugal, Frederico Varandas deixa críticas aos jogadores do Sporting. É a primeira reação à derrota contra o Torreense na final do Jamor. Fala em falta de vontade e de ambição no plantel leonino.
O Sporting perde aquela final porque simplesmente não competiu, porque simplesmente não teve a atitude de quem quer ganhar um título nacional. O Sporting respeita e quer jogadores que tenham como objetivo jogar Champions League, participar num campeonato do mundo com as suas seleções, mas o Sporting também exige que os seus jogadores tenham essa mesma ambição a ganhar, a jogar competições internas, nomeadamente contra equipas de escalão inferior.
Numa altura em que o treinador Rui Borges está sob pressão, Frederico Varandas assegura que o técnico vai continuar com a equipa leonina.
Desde domingo até hoje, vi Rui Borges fragilizado, Rui Borges pressionado, mas onde? Nas capas de jornais, nas redes sociais, pseudonotáveis, etc. E eu gostaria de dizer que todas estas variáveis que eu disse contam zero para a decisão do Sporting. Rui Borges é o nosso treinador e sobre o Rui Borges o assunto está encerrado.
Frederico Varandas nas comemorações dos 70 anos do Estádio Universitário em Lisboa. É a notícia de fecho deste Jornal das Duas. A informação está de regresso às 14h30.