Siga aqui o nosso liveblog sobre a guerra na Ucrânia

O Banco Central da Rússia subiu esta sexta-feira a taxa de juro em 100 pontos base, para 13%, a taxa mais elevada desde maio de 2022, em resposta ao enfraquecimento do rublo.

O banco central russo tomou esta decisão na reunião ordinária depois de ter aumentado a taxa em 350 pontos base numa reunião de emergência em 15 de agosto, até 12% face à forte desvalorização do rublo.

A entidade monetária dirigida por Elvira Nabiúlina explicou que “se materializaram importantes riscos pró-inflacionistas, devido ao crescimento da procura interna superior à capacidade de expansão da produção e devido à depreciação do rublo durante o verão”.

Soldado russo condenado a 13 anos de prisão por deserção

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Neste cenário, nos últimos três meses a taxa de inflação foi de 9,9% em termos anualizados ajustado de sazonalidade, enquanto a inflação subjacente (a inflação que exclui alimentos e energia por serem mais voláteis) subiu para 8,4%.

O banco russo sustentou que a elevada procura de importações, juntamente com a redução das exportações, “é um fator chave na desvalorização do rublo desde o início de 2023“.

“Portanto, é necessário apertar ainda mais as condições monetárias para limitar o desvio ascendente da inflação em relação à meta e devolvê-la a 4% em 2024”, indicou o banco central.

Chefes militares da NATO reúnem-se em fase de “provocações” russas a leste

O Banco da Rússia defendeu que a decisão de aumentar a taxa de juro em 100 pontos base “irá acelerar a formação das condições monetárias necessárias para garantir um crescimento equilibrado do crédito” e tendências para diminuir as pressões inflacionistas na economia russa. Imediatamente após o anúncio da instituição russa, o rublo caiu ligeiramente em relação ao dólar e ao euro.

Na Bolsa de Valores de Moscovo, a taxa de câmbio era de 96,58 rublos por dólar, 28 cêntimos a mais do que antes da decisão monetária, enquanto o euro subiu para 102,96 rublos por euro, 26 cêntimos a mais.

Ponto da situação. O que aconteceu no 568.º dia da guerra?

Nabiúlina já tinha anunciado que não descartava voltar a aumentar a taxa de juro, enquanto o Presidente russo, Vladimir Putin, negou na segunda-feira “movimentos bruscos” do Estado para apoiar o rublo.

Após uma forte desvalorização no início da guerra russa na Ucrânia em fevereiro de 2022 (excedendo 104 rublos por dólar em média em março) a moeda russa recuperou devido à intervenção do Banco da Rússia. No entanto, no início de agosto começou a perder valor acentuadamente, ultrapassando mais uma vez a barreira dos 100 rublos por dólar.