536kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 32.99/mês aqui.

Xi Jinping

Resposta Pronta

Covid-Zero. China tenta "atenuar descontentamento"

China admite dar passo atrás na política Covid-Zero, mas mantêm repressões. Objetivo é "atenuar descontentamento". Jorge Tavares da Silva admite o princípio do fim da política Covid-Zero.
China

China. “Covid-zero” pode derrubar Xi Jinping? 

Milhares de pessoas sairam à rua em protesto contra as restrições para controlar a Covid-19. Poder de Xi Jinping é menos absoluto do que se pensava? Ligue 910024185 e participe no Contra-Corrente
Noticiário

7h. Dois detidos em manifestações em Xangai

Ao terceiro dia de manifestações na China há detidos e um jornalista agredido. Manifestantes pedem demissão de Xi Jinping. Portugal entra em campo e pode garantir passagem aos oitavos do Mundial.
G20

Jinping confronta Trudeau sobre queixa

O Presidente chinês considerou que não foi "apropriado" a divulgação de uma conversa privada durante a qual o primeiro-ministro canadiano se mostrou preocupado com a interferência chinesa.
Guerra na Ucrânia

Fim da guerra. Sánchez pede que Xi convença Putin

Xi Jinping sublinhou que a China não é um dos atores nesta guerra, iniciada com uma ofensiva militar russa no final de fevereiro, e não quer alimentar a tensão no conflito.
G20

China pede suspensão de dívida a países pobres

Xi Jinping diz que as organizações financeiras internacionais "são os principais credores dos países em desenvolvimento" e instou o FMI a "acelerar" os empréstimos aos países que mais necessitam.
A História do Dia

Ficamos tranquilos depois do encontro Biden - Xi?

Os dois homens mais poderosos da terra reuniram-se na mesma sala. Nenhum cedeu um milímetro sobre o que os divide. Como devemos olhar para este encontro? Cátia Bruno, jornalista, é a nossa convidada.
Noticiário

6h. Fim da guerra? "Momento é agora", diz Zelensky

Declarações do presidente ucraniano, na cimeira do G20. A invasão russa tem sido o foco do encontro. Macron pediu a Xi Jinping que interceda junto de Putin para que volte à "mesa de negociações".
China

EUA e China continuam cada um para o seu lado

Países sublinham diálogo "franco" em Bali, mas a primeira cimeira de Biden e Xi Presidentes não foi cheia de "Kumbaya". Taiwan continua a ser o maior problema.
Noticiário

8h. Biden e Xi Jinping vão hoje "traçar limites"

Neste jornal, ouvimos a análise da especialista em Ciência Política, Lívia Franco, ao encontro entre os líderes dos EUA e da China. E exploramos a entrevista de Ronaldo, que se diz "traído".
Joe Biden

Joe Biden vai pressionar Xi Jinping sobre a Coreia

O Presidente dos EUA vai sugerir ao líder da China para controlar a Coreia do Norte quando se encontrarem na cimeira do G20, na segunda-feira, disse um conselheiro de segurança norte-americano.
China

"Confronto entre EUA e China seria III Guerra"

Kerry Brown é professor especializado na China e foi diplomata no país. Retrata Xi Jinping como "um comunista renascido" e destaca o seu nacionalismo. Taiwan, diz, pode ser um problema real no futuro.
Xi Jinping

Os desafios do Imperador 3.0

Para alcançar o nível de inovação tecnológica pretendido é necessário incentivar a liberdade de expressão. A política interna chinesa acaba por conter a criatividade dos estudantes e especialistas.
China

Vídeo. O mistério da pasta vermelha de Hu Jintao

Vídeo captado por canal singapurense revela o que aconteceu antes de ex-Presidente Hu Jintao ter sido forçado a sair do congresso do Partido Comunista — logo depois de lhe ser retirada pasta vermelha.
China

Xi Jinping humilhou o antecessor. Porquê? 

Hu Jintao, ex líder dos comunistas chineses, foi arrastado da tribuna. Foi um acto de humilhação ou um sinal claro de que a China está sob a ditadura de Xi? Ligue 910024185 e participe
Xi Jinping

XI Jinping em terceiro mandato quebra regra

Xi Jinping garantiu terceiro mandato como líder do Partido Comunista Chinês, quebrando a regra de limitação de termos estabelecida nos anos 80.
Noticiário

8h. Xi Jinping reconduzido para 3º mandato 

O presidente chinês foi escolhido para liderar o partido por mais cinco anos. Ainda, G7 condena a Rússia pelo rapto dos líderes da central nuclear de Zaporíjia.
Noticiário

6h. Xi Jinping reconduzido para terceiro mandato

A votação teve lugar à porta fechada depois de uma semana de Congresso do Partido Comunista Chinês. Ainda neste jornal, as vitórias de Sporting e Sporting de Braga na jornada 10 da Liga Portuguesa.
Serviço Nacional de Saúde

Ou há causa ou não há direito ao SNS

Quando os políticos falham sobra-lhes o fanatismo ideológico. Por isso ao mesmo tempo que se assanha em criar um direito à eutanásia o Governo prepara-se para impedir as grávidas de irem às urgências.
Noticiário

12h. Taiwan avisa que não vai abdicar da soberania

Taiwan responde a Xi Jinping e avisa que nunca vai comprometer os valores de soberania, democracia e liberdade. PR alerta para necessidade de erradicar a fome.
Resposta Pronta

China. "Protestos podem não ser espontâneos"

Jorge Tavares da Silva, professor da Universidade de Aveiro, compara os recentes protestos à manifestação de Tiananmen: "Foi nos descontentes do Partido Comunista Chinês que tudo começou"
Noticiário

10h. China não renuncia à força por Taiwan

Xi Jinping assegurou que a China vai fazer todos os esforços para reunificar Taiwan de forma pacifica, mas garante que não renuncia ao uso da força. A expectativa do Anadia para o jogo da Taça.
Gabinete de Guerra

Kherson está a tornar-se no epicentro da guerra?

Fundamental na "ligação da Crimeia/Donbass para o deslocamento de tropas e para o apoio logístico". Análise do encontro de Biden e Xi Jinping pelo major-general João Vieira Borges e Bruno Cardoso Reis
China

Xi Jinping deseja "rápida recuperação" a Joe Biden

Xi Jinping desejou uma "rápida recuperação" ao Presidente dos EUA, infetado com covid-19, dias depois deste ter afirmado que espera falar com o Presidente chinês nos próximos dias.
Relações Internacionais

China quer aprofundar cooperação com a Rússia

A China espera fortalecer a coordenação estratégica com a Rússia com o "mais alto desempenho". Moscovo espera "implementar o importante consenso alcançado". Putin e Xi falam em "nova era".
Noticiário

5h. Xi Jinping elogia democracia em Hong Kong

Presidente chinês não vê motivos para alterar o modelo "Um País, Dois Sistemas". Marcelo Rebelo de Sousa responsabiliza António Costa pela polémica do novo aeroporto de Lisboa.
A História do Dia

Taiwan pode ser a nova Ucrânia?

É a eterna questão não resolvida para a China. E a ofensiva russa na Ucrânia veio trazer de novo a interrogação: Pequim pode tentar fazer o mesmo com Taiwan, cuja independência nunca reconheceu?
Resposta Pronta

ONU na China. "Não é diplomacia de circunstância"

Diretor-executivo da Amnistia Internacional Portugal, Pedro Neto, acredita que visita da alta comissária da ONU para os Direitos Humanos à China vai ter frutos e pede a Portugal que condene Pequim.
Explicador

EUA e entrada na guerra: "Taiwan seria invadida"

Diana Soller, investigadora do IPRI, diz que Biden se baseou no contexto da guerra. Luís Mah, professor de Estudos de Desenvolvimentos da ULisboa, duvida de uma "reunificação" de Taiwan a curto prazo
Resposta Pronta

"China no Afeganistão vai mudar a política talibã"

Afeganistão recuou no regresso das raparigas à escola. Especialista Maria João Tomás diz que decisão "era mais que expectável", mas admite que "talibã estão mais comedidos". A razão pode ser a China.
Noticiário

16h. China diz que guerra não beneficia "ninguém"

Numa conversa de quase 2 horas, os dois líderes discutiram o conflito na Ucrânia. Xi Jiping diz que conflito não é do interesse de "ninguém". E ainda nesta edição, o insólito discurso de Putin
Noticiário

14h. Encontro entre Joe Biden e Xi Jinping

Os presidentes dos Estados Unidos da América, Joe Biden, e China, Xi Jinping, vão encontrar-se na sexta-feira, para discutir a guerra na Ucrânia e a competição comercial entre os dois países.
Gabinete de Guerra

"Regime de Putin pode cair, China não quer"

O historiador militar António José Telo, diz que "para a China não convém o prolongamento da guerra". Refere que a possibilidade do regime de Putin cair, "não é a solução desejável" para Xi Jinping
Zoom

Até que ponto Xi Jinping pode mediar o conflito?

Jorge Tavares da Silva, especialista em assuntos chineses, fala sobre a "ambiguidade estratégica" por parte da China no conflito. Uma posição de mediador do conflito foi também posta em cima da mesa.
Diplomacia

Xinjiang. Guterres espera luz verde a ida da ONU

O secretário-geral da ONU, António Guterres, "manifestou a sua expectativa" para que seja autorizada uma visita "credível" da Alta Comissária para os direitos humanos da ONU à China.
Zoom

China "irá contrariar pressão Ocidental”

Xi Jinping exige ao Ocidente que abandone a pretensão de alargar a NATO até à fronteira com a Rússia. Bruno Cardoso Reis, especialista em segurança internacional, explica qual pode ser o seu papel.
Xi Jinping

Xi pede a Scholz que estabilize relações China-UE

Xi e Scholz concordaram em manter a amizade e cooperação entre os dois países e em defender o multilateralismo nos assuntos internacionais, de acordo com uma declaração do MNE Chinês.
Relações Internacionais

China não teme possível confronto com os EUA

Devido a questões como a origem da Covid-19, trocas comerciais, direitos humanos e a pressão exercida a Taiwan por parte da China continental, a relação entre os dois países está cada vez mais tensa.
Mundo

Putin e Xi elogiam relações Rússia-China 

"Foi formado um novo modelo de cooperação entre os nossos países", disse Putin, o qual é baseado na não interferência nos assuntos internos, respeito pelos interesses uns dos outros.
Xi Jinping

Macau. 10 mil estudantes em concurso sobre Jinping

O 12.º Concurso de Conhecimentos Diplomáticos da Juventude de Macau teve como objetivo a avaliação do domínio dos estudantes e sobre os "pensamentos diplomáticos de Xi Jinping."
Xi Jinping

Putin e Xi Jinping reúnem-se na quarta-feira

Encontro bilateral entre Presidente chinês e o chefe de Estado russo resulta da presença de milhares de tropas russas junto à fronteira entre a Rússia e a Ucrânia, que agravou a tensão política.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.