269kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Agência do Medicamento

Coronavírus

Intervalo entre doses da AstraZeneca reduzido

Todas as pessoas que tomaram a primeira dose devem agora tomar a segunda no prazo de oito semanas: da AstraZeneca, se tiverem mais de 60 anos, ou de mRNA, se tiverem menos de 60.
Agência do Medicamento

Ministros discutem reforço do papel da EMA

Um dos grandes objetivos é monitorizar e mitigar a potencial e efetiva escassez de medicamentos e dispositivos médicos considerados críticos.
Coronavírus

EMA esclarece controvérsia sobre AstraZeneca  

A Agência Europeia de Medicamentos criticou a circulação de informação errada sobre a vacina da AstraZeneca contra a Covid, após um funcionário da agência ter sido mal interpretado numa entrevista.
Coronavírus

Homens vacinados afetados por infeções cardíacas

Segundo a Agência Europeia do Medicamento, a maioria dos casos de doenças inflamatórias do coração ocorridos após vacinação contra a Covid-19 afetou homens com menos de 30 anos.
Coronavírus

Moderna pede vacinação para adolescentes

Os pedidos da farmacêutica dos Estados Unidos para vacinar adolescentes dos 12 aos 17 anos foram entregues junto da Agência Europeia dos Medicamentos e da Saúde do Canadá.
Coronavírus

AstraZeneca. Porque são diferentes as restrições? /premium

Portugal usa acima dos 60 anos, mas pode vir a usar em mais novos. A Alemanha alargou as faixas etárias que podem tomar e o Reino Unido reduziu. Cada país decide em função da razão risco-benefício.
Coronavírus

Suspensão das patentes resolve a falta de vacinas? /premium

Retirar direitos às empresas ou entidades que detém a inovação “é como uma bomba atómica”, diz especialista. Neste momento, não é legal. E levaria anos. Merkel já disse ser contra a decisão dos EUA.
Coronavírus

Covid-19. Crianças podem ser vacinadas em breve /premium

A Pfizer já tem os primeiros resultados entre os 12 e os 15 anos e já pediu autorização para usar a vacina nos Estados Unidos. Permanecem as dúvidas sobre as vantagens de vacinar crianças.
Coronavírus

Infeções. O que se passa com Sputnik V? /premium

O regulador brasileiro rejeitou a vacina russa por falta de dados. A Rússia diz que são notícias falsas. As infeções não são perigosas, mas sim o que está na base. Uma questão política ou de saúde?
Coronavírus

EMA avalia Pfizer para jovens dos 12 aos 15 

Segue-se agora uma "avaliação acelerada dos dados apresentados pela empresa que comercializa a Comirnaty", incluindo os resultados de um estudo em curso envolvendo adolescentes a partir dos 12.
Coronavírus

"Forte associação" entre coágulos e vacina da J&J

A Agência Europeia do Medicamento concluiu que há uma clara e forte associação entre o uso da vacina da Johnson & Johnson e os coágulos e poucas plaquetas. Os benefícios continuam a superar os riscos.
Coronavírus

Coágulos? Têm nome e são menos prováveis que raios /premium

A síndrome extremamente rara pode resultar de uma resposta imunitária que os cientistas não conseguiram explicar porque acontece. EUA suspenderam para já a vacina da J&J e na Europa o uso foi adiado.
Coronavírus

EMA analisa medicamento para tratar a Covid-19

A Agência Europeia do Medicamento informou que está a analisar dados sobre utilização do anticorpo VIR-7831 no tratamento da Covid-19. O objetivo é apoiar os países na decisão sobre o uso do fármaco.
Coronavírus

Bruxelas pediu à EMA reavaliação da Astrazeneca

"Isto é muito importante para os Estados-membros], para que haja sempre uma abordagem de base científica que possamos utilizar para desenvolver uma abordagem coerente", explicou porta-voz da Comissão.
Coronavírus

EMA está rever dados da vacina da AstraZeneca 

A pedido da Comissão Europeia, a Agência Europeia do Medicamento "está a proceder a uma revisão dos dados de vacinação e dos dados sobre epidemiologia da doença".
Coronavírus

EUA. Casos de coágulos com vacina Johnson&Johnson

Foram registadas 4 situações graves de coágulos sanguíneos invulgares, uma das quais fatal. Autorizada pela EMA a 11 de março, esta vacina ainda não está a ser utilizada em nenhum Estado-membro da UE.
Coronavírus

AstraZeneca. Qual o impacto da alteração sugerida? /premium

A DGS, o Infarmed e a task force anunciaram que a vacina da AstraZeneca só será dada a maiores de 60 anos, isto mesmo depois de a Agência Europeia do Medicamento não recomendar qualquer limitação.
Medicamentos

Apifarma quer acesso equitativo aos medicamentos

A associação prevê "uma quantidade de inovação em Saúde sem precedentes", o que obrigará "a uma redução do atrito nas áreas regulatórias". Por isso, quer ver criado um Fórum de Alto Nível.
Coronavírus

AstraZeneca. Infarmed reitera alinhamento com EMA

"A nossa posição é de alinhamento com o regulador europeu", diz Infarmed. A agência europeia deverá pronunciar-se sobre a alegada ligação entre a AstraZeneca e a formação de coágulos amanhã ou quinta.
Coronavírus

Responsável da EMA associa AstraZeneca a coágulos

486
O coordenador de vacinas da Agência Europeia do Medicamento diz que há associação entre a vacina da AstraZeneca e os coágulos sanguíneos e é pouco provável que a agência limite em termos de idades.
Coronavírus

EMA continua a investigar a AstraZeneca

771
Foram identificados 269 casos de eventos tromboembólicos, até 11 de março, relacionados no tempo com a vacina da AstraZeneca, mas a associação entre a administração e os eventos não foi encontrada.
Coronavírus

EMA autoriza Pfizer à temperatura de congelador

A Agência Europeia do Medicamento autorizou o transporte e armazenamento temporário da vacina da Pfizer contra a Covid-19 entre os -25º a -15ºC, a temperatura dos congeladores farmacêuticos normais.
Coronavírus

Agência europeia admite avaliar vacina chinesa

A responsável pelo regulador europeu considera serem "necessárias todas as vacinas eficazes e seguras possíveis para não só dar resposta às necessidades da população europeia, como ao nível mundial".
Coronavírus

Finlândia suspende vacina da AstraZeneca

141
Finlândia, que não chegou a suspender a vacina, decidiu interromper a vacinação por precaução após dois casos de tromboses cerebrais, apesar da "luz verde" da Agência Europeia do Medicamento.
Coronavírus

EMA pode aprovar vacina russa em maio

115
A segunda quinzena de maio poderá ser a data em que a Agência Europeia do Medicamento aprova a Sputnik V. Alemanha admite avançar para a compra da vacina russa à margem do acordo europeu.
Coronavírus

AstraZeneca. Seis respostas sobre o que segue /premium

Três dias depois de ter sido suspensa em Portugal, vacina voltará a ser administrada segunda-feira. 120 mil portugueses ficaram por vacinar. EMA garantiu segurança, mas não afastou todas as dúvidas.
Resposta Pronta

Dúvidas desfeitas. "Vacina AstraZeneca é segura"

294
Agência Europeia de Medicamentos deu parecer positivo à vacina da AstraZeneca. "As conclusões são claras, é segura e eficaz". Miguel Prudêncio do iMM espera que a vacinação "prossiga como planeado".
Coronavírus

EMA aconselha sobre vacina russa, mas não aprova

EMA rejeita ideia de ter recebido um pedido de revisão ou de autorização de comercialização da Sputnik V. Refere que apenas deu "aconselhamento científico". UE não planeia comprar vacina russa.
Coronavírus

Vacina. EMA define intervalo de três semanas

A Agência Europeia do Medicamento recomendou um intervalo de três semanas entre tomas da vacina da Pfizer/BioNTech. A agência clarifica assim o prazo de "pelo menos 21 dias" sugerido inicialmente.
Vacinas

Vacina da Moderna pode ser aprovada quarta-feira

Especialistas da Agência Europeia do Medicamento estão a "trabalhar arduamente" para esclarecer questões pendentes com a farmacêutica norte-americana Moderna para dar "luz verde" à vacina já amanhã.
Coronavírus

Decisão sobre vacina da Moderna só na quarta-feira

A Agência Europeia de Medicamentos vai pronunciar-se na quarta-feira sobre a vacina para a Covid-19 da farmacêutica Moderna. Decisão era aguarda já esta segunda-feira, mas não aconteceu.
Coronavírus

Vacina da Moderna pode ser aprovada a 6 de janeiro

O regulador europeu antecipou a reunião que vai determinar a aprovação, ou não, de comercialização da vacina Moderna. A decisão final será feita pela União Europeia.
Coronavírus

EMA garante que vacina terá todos os "controlos"

A Agência Europeia do Medicamento garantiu que a vacina da Covid-19 terá "todas as salvaguardas e controlos" e que a rapidez não comprometeu as garantias de eficácia nem segurança do imunizante.
Coronavírus

EMA. Ciberataque não afeta a aprovação de vacinas

Os prazos para as revisões dos pedidos de comercialização condicional das vacinas da Pfizer/BioNTech e da Moderna e potencial aprovação estão garantidos, disse a diretora-geral da EMA.
Coronavírus

Agência alerta sobre verificação das vacinas

A diretora executiva da EMA espera que a equipa termine a revisão da vacina da Pfizer antes do dia 29 de dezembro e a da Moderna no dia 12 de janeiro, para melhor proteção dos cidadãos.
Coronavírus

Vacina da Moderna confirma eficácia. E agora? /premium

Com os dados de eficácia e segurança na mão, a Moderna vai fazer pedidos de autorização especial ao regulador europeu e norte-americano, mas isso não significa uma entrada definitiva no mercado.
Coronavírus

Covid-19. Vacina pode chegar na primavera de 2021

Guido Rasi, diretor-executivo da Agência Europeia de Medicamentos, prevê que as primeiras vacinas para a Covid-19 devem chegar na primavera do próximo ano, o que será o "início do fim da pandemia".
Infarmed

Infarmed. Dispositivos médicos não preocupam

O trabalho de um consórcio de jornalistas revelou que a fraca regulamentação dos dispositivos médicos provoca danos graves a nível mundial. O Infarmed garante que em Portugal o cenário é tranquilo.
Infarmed

Infarmed no Porto: poupança demora 15 anos

Relatório do grupo de trabalho encarregue de analisar a deslocação afirma que apesar do custo inicial da mudança rondar os 17 milhões de euros, poderá vir a recuperar 8,4 milhões, mas em 15 anos.
Agência do Medicamento

Itália contesta transferência da EMA

A Itália e a cidade de Milão contestaram a decisão da União Europeia de instalar a Agência Europeia do Medicamento em Amesterdão junto dos tribunais europeus.
Infarmed

Candidatura à EMA nunca refere Infarmed no Porto

186
Costa disse que relocalização do Infarmed era sequência da instalação da agência europeia do medicamento no Porto. Mas a candidatura portuguesa nunca refere a saída da sede de Lisboa.
Infarmed

Governo investiria para Infarmed alocar recursos

O dossier de candidatura do Porto à Agência Europeia do Medicamento nunca é claro quanto à transferência da sede do Infarmed para a cidade "invicta".
Agência do Medicamento

Agência do Medicamento. Madrid culpa Catalunha

A ministra da Saúde espanhol defende que a culpa da Agência Europeia do Medicamente não ter ficado em Barcelona é dos independentistas. Barcelona foi eliminada logo na primeira volta.
António Costa

Costa diz que Europa nem sempre escolhe bem

O primeiro-ministro elogiou o percurso da candidatura do Porto para acolher a sede da EMA, apesar da derrota, e lamentou que a Europa nestes processos nem sempre faça as melhores escolhas.
União Europeia

Porto teve "resultado honroso" na corrida à EMA

526
A secretária de Estado dos Assuntos Europeus considerou, em Bruxelas, que o Porto "teve um resultado honroso", ao ficar em sétimo lugar na votação para sede da Agência Europeia do Medicamento.
União Europeia

Conseguir sede do EMA era "batalha muito difícil"

Rui Moreira assinalou que a cidade entrou "na corrida" para acolher a sede da Agência Europeia do Medicamento para ganhar, mas sempre soube que era uma "batalha muito difícil".
União Europeia

Candidatura do Porto era "das melhores", diz Costa

O primeiro-ministro considerou que a candidatura do Porto à Agência Europeia do Medicamento era "claramente uma das melhores", endereçando "uma mensagem de parabéns" à cidade.
União Europeia

Agência Europeia do Medicamento não fica no Porto

1369
O Porto não ganhou a corrida pela EMA. Na votação, que decorreu esta segunda-feira, a cidade não conseguiu os votos suficientes. Foi preciso tirar a bola certa de uma taça para decidir a vencedora.
Agência do Medicamento

UE decide sede da Agência Europeia do Medicamento

O Conselho da União Europeia decide esta segunda-feira para onde será deslocada a Agência Europeia do Medicamento (EMA), à qual se candidata o Porto.
Brexit

Agência do Medicamento: Porto fora dos favoritos

179
Bratislava e Milão são as cidades favoritas para receber a Agência Europeia do Medicamento, anuncia o Financial Times. Se assim acontecer, significa que a 'Invicta' está fora da corrida.
Agência do Medicamento

Porto favorito para acolher Agência do Medicamento

285
A cidade está classificada com "performance de topo" ou "qualidade muito elevada" nas seis dimensões da avaliação. O estudo da consultora EY coloca o Porto entre as cidades favoritas.
Agência do Medicamento

EMA: relatório identifica dois problemas no Porto

158
O relatório que analisa as 19 cidades candidatas a acolher a EMA aponta dois problemas ao Porto. Comissão da Candidatura Nacional desvaloriza e garante que vai esclarecer as duas questões em breve.
A página está a demorar muito tempo.