455kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Agência do Medicamento

Coronavírus

Covid-19: EMA analisa vacina adaptada da Moderna

A análise da Agência Europeia do Medicamento concentrar-se-á inicialmente em dados não clínicos e em dados de química, fabrico e controlo da vacina da Covid-19 adaptada à variante Ómicron.
Coronavírus

EMA aguarda para decidir sobre 4.ª dose da vacina

No caso das pessoas com um sistema imune gravemente debilitado, a EMA recomenda que se considere a quarta dose. Para a restante população, é necessário esperar por resultados de ensaios clínicos.
Coronavírus

EMA avalia reforço para crianças dos 12 aos 15

A EMA avalia a vacina de reforço contra a Covid-19 para crianças dos 12 aos 15 anos, mas também em adolescentes mais velhos com idades compreendidas entre os 16 e 17 anos.
Coronavírus

EMA aprova o antiviral da Pfizer contra a Covid-19

Depois dos EUA, do Canadá e de Israel o Paxlovid chegou à Europa. O comprimido da Pfizer contra a Covid-19 foi autorizado pela EMA para tratar doença grave.
Coronavírus

EMA contra doses de reforço com intervalos curtos

Os reguladores internacionais, incluindo a EMA, vincaram haver "necessidade de desenvolver uma estratégia a longo prazo sobre os tipos de vacinas necessárias para gerir a Covid-19 no futuro".
Coronavírus

Parlamento Europeu aprova reforço do papel da EMA

A EMA passará a partir de 1 de março de 2022 a "assegurar que a União Europeia esteja mais bem preparada para enfrentar futuras crises sanitárias".
Coronavírus

EMA. UE a "caminhar" para endemia, mas "ainda não"

Falando na primeira conferência de imprensa do ano da agência europeia, Marco Cavaleri assinala que "o vírus continua a comportar-se como um vírus pandémico".
Coronavírus

EMA avalia comercialização de comprimido da Pfizer

A avaliação da Agência Europeia do Medicamento vai incidir sobre os riscos e benefícios do Paxlovid para casos leves ou moderados de coronavírus em adultos e adolescentes a partir dos 12 anos.
Coronavírus

Antivirais podem interagir com outros medicamentos

As reguladoras do medicamento aprovaram o uso de emergência dos antivirais contra o coronavírus. Os fármacos podem interagir com outros tratamentos e os médicos devem vigiar os doentes.
Coronavírus

EMA não sabe se será preciso adaptar vacinas

A diretora executiva da EMA diz que, do ponto de vista do regulador, a agência está "preparada, se for caso disso, para alterar as vacinas" de modo a adaptá-las a novas variantes.
Noticiário

15h. EMA aprova quinta vacina Covid-19, da Novavax

A partir do próximo ano quem tem mais de 18 anos está elegível para receber a vacina Nuvaxovid. À semelhança da Pfizer, esta vacina da norte-americana Novavax vai ser dada em duas doses.
Coronavírus

Covid-19. EMA aprova dois novos tratamentos

O tratamento com anticorpos Xevudy, da farmacêutica britânica GlaxoSmithKline, "reduz consideravelmente" as hospitalizações de doentes em risco de Covid-19 grave.
Coronavírus

Covid-19: EMA admite uso de tratamento oral

A agência salienta que o medicamento "ainda não tem autorização de uso na União Europeia"(UE), mas admite que as autoridades nacionais poderão autorizar o uso daquele fármaco.
Coronavírus

Covid. 2 antivirais à procura de lugar no mercado

Proteção de 89% contra internamento e morte, indicam os dados finais da Pfizer. A MSD prometia 50%, com dados preliminares, mas com os finais caiu para 30%. FDA e EMA analisam autorizações.
Coronavírus

Vacinar crianças? 10 respostas para os pais

Como sabemos que as vacinas são seguras? Quais as vantagens para crianças tão novas? Depois de vacinadas, as crianças deixam de ser mandadas para casa de quarentena? Veja o que dizem os médicos.
Coronavírus

Recomendada vacinação heteróloga com mRNA em 2.º

A administração de uma vacina mRNA após uma primeira dose ou num reforço vacinal de uma de vetor viral tem dado respostas positivas, mas o inverso só é recomendado caso haja falta de vacinas.
Coronavírus

EMA aprova medicamento para tratar casos graves 

Comercializado pela Roche Registration GmbH, o RoActemra já está aprovado na União Europeia para o tratamento de doenças inflamatórias, como a artrite reumatoide.
Coronavírus

EMA inicia avaliação da vacina da Valneva

Atualmente, é a única vacina com base em vírus inativado candidata a utilização e em fase de ensaios clínicos na Europa. Comissão Europeia pretende adquirir quase 27 milhões desta potencial vacina.
Coronavírus

EMA. Três medicamentos aproados e 5 em avaliação

O Ronapreve, da farmacêutica Roche Registration GmbH, destina-se ao tratamento de adolescentes a partir dos 12 anos e de adultos que não necessitam de oxigénio suplementar.
Ordem dos Enfermeiros

Ana Rita Cavaco contra vacinação de crianças

Bastonária alega que evidência científica não mostra benefícios superiores aos riscos na vacinação desta faixa etária. Pede ainda aos enfermeiros que rejeitem os pedidos para adiar as férias.
Coronavírus

EMA analisa reforço da Janssen e misturar vacinas

Há vários pedidos em análise na EMA, desde a mistura de vacinas diferentes, ao reforço da Janssen, à vacina da Moderna para crianças, mas também mais três vacinas e 6 medicamentos contra a Covid-19.
Noticiário

15h. Enfermeiros contra vacinação de crianças

EMA dá luz verde à vacinação de crianças entre os 5 e os 11 anos, mas a Ordem dos Enfermeiros está contra. Comissão Europeia afasta restrições nas viagens dentro do espaço Euro.
Noticiário

12h. EMA aprova vacinas para crianças dos 5 aos 11

Agência Europeia do Medicamento recomenda a vacinação contra a Covid-19 em crianças da faixa etária entre os 5 e os 11 anos. Em direto, a análise a esta notícia de última hora.
Noticiário

9h. Vacinação crianças. EMA pronuncia-se só amanhã

Encontro extraordinário para decidir posição sobre a vacinação de crianças entre os 5 e os 11 anos vai acontecer só esta quinta-feira. Neste jornal, ainda sete adeptos do Dortmund detidos em Lisboa.
Coronavírus

EMA avalia Moderna para crianças dos 6 aos 11 anos

A comissão de medicamentos humanos irá rever os dados sobre a vacina, incluindo resultados de estudo clínico em curso com crianças dos 6 aos 11 anos de idade.
Coronavírus

MSD. 10 milhões de antiviral ainda este ano

A MSD (Merck & Co. nos Estados Unidos) diz ter 10 milhões de tratamentos disponíveis até ao final do ano. Também já anunciou que vai ceder licenças de produção a países de rendimento médio e baixo.
Coronavírus

EMA decide vacinação a crianças no fim do ano

A vacinação contra a Covid-19 para crianças entre os 5 e os 11 anos vai ser debatida, e a Agência Europeia do Medicamento deve anunciar a decisão no final do ano.
Coronavírus

EMA avalia vacina da Pfizer entre 5 e 11 anos

Vacina da Pfizer contra a Covid-19 está atualmente autorizada para utilização em pessoas com 12 ou mais anos de idade.
Coronavírus

Covid. Medicamento da Roche avaliado pela EMA

Medicamento que ajuda a prevenir e a tratar doentes de Covid-19 foi submetido à Agência Europeia do Medicamento para pedido de avaliação.
Coronavírus

EMA admite uso da 3.ª dose: 5 respostas

Uma terceira dose da Pfizer ou Moderna pode ser dada a pessoas com sistemas imunitários debilitados. Adultos saudáveis que tomaram Pfizer podem tomar dose de reforço. Ainda faltam dados de segurança.
Coronavírus

EMA autoriza novos locais de produção de vacinas

Os novos locais de fabricação das vacinas contra o novo coronavirus foram autorizados pela EMA e estão operacionais para a UE "de imediato" pois não precisam de decisão da Comissão Europeia.
Coronavírus

Organismos europeus apelam à vacinação 

A Agência Europeia de Medicamentos e o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças afirmam que a vacinação ajuda a reduzir a disseminação do vírus e a prevenir o surgimento de novas variantes.
Coronavírus

UE assegura medicamento para tratar Covid-19

O Sotrovimab faz parte da "carteira de cinco terapêuticas promissoras" da Comissão Europeia, está a ser analisada pela Agência Europeia de Medicamento e é para doentes ligeiros de Covid.
Coronavírus

EMA confirma relação entre vacina e síndrome

Os casos de síndrome Guillain-Barré registados após a toma da vacina da Janssen podem estar associados à vacina, confirmou a EMA. O efeito secundário passa a constar da informação do produto.
Resposta Pronta

Fibrose quística. Kaftrio "finalmente aprovado"

Medicamento para tratar doentes com fibrose quística foi aprovado pelo Infarmed. Paulo Gonçalves, presidente da associação RD Portugal, aplaude a decisão, mas critica a demora do Estado.
Coronavírus

EMA. Desmaio é efeito secundário comum em jovens

A conferência de imprensa da Agência Europeia do Medicamento confirmou os efeitos secundários associados às vacinas da Pfizer e Moderna, mas nada acrescentou sobre a avaliação de segurança à Janssen.
Coronavírus

ECDC/EMA. Doses podem ser de vacinas diferentes

O importante é que as pessoas estejam completamente vacinadas, sobretudo idosos e profissionais de saúde. Quanto à terceira dose, os organismos europeus dizem ainda não ter dados para o recomendar.
Coronavírus

EMA admite ligação de vacinas a doenças cardíacas

Miocardite e pericardite são doenças inflamatórias do coração, apresentando sintomas como falta de ar e palpitações. Foram estudados 145 casos de miocardite e 138 de pericardite com a Pfizer.
Coronavírus

Vacinas aprovadas na UE protegem contra variantes

Um responsável da EMA afirmou que "parece que as quatro vacinas que estão aprovadas na União Europeia protegem contra todas as variantes que estão a circular na Europa, incluindo a variante Delta".
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.