436kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Golpe de Estado

25 de Abril

Como fazer e como recordar um golpe

Estamos a organizar uma comemoração do 25 de Abril como uma democracia plena ou, pelo menos ao nível da memória, como uma espécie de democracia tutelada?
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. "Nada mudou para bem" desde o golpe

O investigador guineense Wilson Te acredita que, em vez de crescer, o país regrediu. Aponta a falta de aplicação da justiça como uma das principais causas da instabilidade política na Guiné-Bissau.
Guiné-Bissau

"Custa-me acreditar que haja cultura de matar"

Umaro Sissoco Embaló fez estas considerações ao receber os votos de solidariedade dos funcionários e colaboradores da Presidência da República, à semelhança do que tem acontecido na Guiné-Bissau.
Sudão

Detidos três jornalistas da BBC no Sudão

A detenção dos jornalistas ocorreu em mais um dia em que os chamados Comités de Resistência, que organizam mobilizações no Sudão, convocaram uma nova jornada de protestos contra o golpe de Estado.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Embaixada pede "máxima prudência"

Homens armados atacaram na terça-feira o Palácio do Governo da Guiné-Bissau, onde decorria um Conselho de Ministros, causando pelo menos 8 mortos.
Guiné-Bissau

PAIGC e PRS condenam tentativa de golpe na Guiné

Os partidos e Parlamento condenam o ataque perpetrado na terça-feira ao Palácio do Governo, onde vários tiros foram ouvidos enquanto decorria um Conselho de Ministros.
Guiné-Bissau

São Tomé condena Golpe de Estado na Guiné-Bissau

Carlos Vila Nova apelou à intervenção da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e da comunidade internacional para ultrapassar o "momento difícil".
Guiné-Bissau

Cabo Verde condena tentativa de golpe na Guiné

"O Governo da República de Cabo Verde reitera a sua solidariedade para com a Guiné-Bissau, e apela que a ordem constitucional possa continuar a vigorar naquele país irmão", lê-se no comunicado.
Myanmar

1500 mortos num ano de golpe de Estado em Myanmar

A revolta, que teve lugar a 1 de Fevereiro de 2021, mergulhou o país numa profunda crise política, social e económica, e abriu uma espiral de violência com novas milícias civis.
Golpe de Estado

Burkina Faso. Militares confirmam tomada de poder

Na mensagem, o chamado Movimento Patriótico para a Salvaguarda e Restauração anunciou que iria trabalhar para estabelecer um calendário "aceitável para todos" para a realização de novas eleições.
Sudão

Polícia sudanesa impede tratamento de feridos

ONG acusa a polícia de impedir que ambulâncias cheguem aos hospitais com manifestantes feridos, de deter pacientes e de disparar gás lacrimogéneo dentro destas instalações.
Golpe de Estado

Sudão. Levantada prisão domiciliária de PM

"O acordo será formalmente anunciado ainda este domingo, após a assinatura dos seus termos e da declaração política que o acompanha", segundo um responsável do partido Umma Fadlallah Burma.
Sudão

Chefe da Al Jazeera detido por militares no Sudão

El Kabbashi foi detido na madrugada de domingo, durante uma invasão das forças de segurança do Sudão à sua casa. Não é a primeira que a estação televisiva árabe é atacada no país.
Golpe de Estado

Líder da junta militar nega crise na Guiné-Conacri

O autoproclamado Presidente interino rejeitou a intervenção da Comunidade de Estados da África Ocidental no país, com o argumento de que a Guiné-Conacri "quer resolver os seus problemas internamente."
Sudão

Janela para resolver crise no Sudão a "fechar-se"

A declaração acontece no mesmo dia quem o Conselho de Segurança realizou uma reunião à porta fechada sobre a crise neste país africano, no final da qual não houve nenhuma declaração.
Sudão

Golpe no Sudão é preocupante, diz ONU

Michelle Bachelet, Alta Comissária da ONU, considerou o golpe militar do Sudão "preocupante", e pede aos líderes militares sudaneses que deixem o país regressar ao "caminho do progresso".
Sudão

EUA apelam a Sudão para não reprimir protestos

De acordo um alto responsável dos EUA, "20 a 30 pessoas" foram mortas na sequência da repressão pelo Exército desde o golpe de Estado de segunda-feira, que derrubou o governo.
Sudão

Portugueses no Sudão estão bem

O Ministério dos Negócios Estrangeiros informou-se, junto da Embaixada de Portugal no Cairo, da situação dos seis cidadãos portugueses que se encontram no Sudão, que se encontram "bem".
Sudão

PCP condena golpe militar no Sudão

O PCP denuncia "a ingerência do imperialismo no Sudão", sem especificar, e acrescenta que a mesma "visa assegurar o controlo e a exploração dos recursos naturais do país".
Sudão

União Africana suspende Sudão por golpe militar

O golpe de Estado dos militares ocorrido no Sudão, que levou à dissolução do Governo de Transição, fez a União Africana a anunciar a decisão de suspender a participação do país na organização.
Sudão

Manifestações contra golpe de Estado mantêm-se

Os cidadãos que protestam o golpe de Estado militar no Sudão continuam a manifestar-se, apesar da repressão violenta das autoridades, que mataram, esta quarta-feira, quatro pessoas.
Sudão

Sudão. PM levado para casa após ter sido capturado

"O primeiro-ministro, Abdallah Hamdok, foi escoltado para casa" em Cartum e foram "tomadas medidas de segurança no perímetro da sua residência", disse a fonte sob a condição de anonimato.
Sudão

União Europeia condena golpe de Estado no Sudão

Primeiro-ministro sudanês, Abdalla Hamdok, a sua mulher, vários ministros e representantes proeminentes da sociedade civil do Sudão foram detidos por militares, num um golpe consumado na 2.ª feira.
Sudão

Sudão. 7 mortes no protesto contra golpe de Estado

Primeiro-ministro sudanês e membros do governo foram detidos e o governo de transição dissolvido. Manifestantes pedem um governo civil. Organização não-governamental pede ajuda de outros países.
Sudão

Sudão: milhares saem à rua e pedem governo civil

O Sudão é governado por um executivo interino misto, que conta com civis e militares, depois do afastamento do então Presidente, Omar al-Bashir, que foi o culminar de quatro meses de protestos.
Golpe de Estado

Guiné-Bissau alerta para golpe de Estado

Segundo o general, os jovens mobilizados denunciam a situação aos superiores, porque "sabem que querem estragar o seu futuro". Militares recebiam ofertas de 10 mil francos cfa (15 euros).
Sudão

Tentativa de golpe de Estado fracassa no Sudão

Segundo uma fonte governamental, os autores desta tentativa de golpe tentaram assumir o controlo do prédio dos meios de comunicação do Estado, mas "falharam".
Myanmar

Aung San Suu falha audiência por se sentir doente

A Nobel da Paz (1991) está sob custódia das autoridades birmanesas desde as primeiras horas do golpe de Estado militar e falhou à audiência marcada para esta segunda-feira por se ter sentido mal.
Guiné-Conacri

Portugueses na Guiné-Conacri mantêm vida "normal"

A vida na Guiné-Conacri prossegue sem sobressaltos, apesar do golpe de Estado de domingo. Álvaro Viana, residente no país, garante que os portugueses podem circular e trabalhar sem restrições.
Golpe de Estado

PAIGC condena golpe de Estado na Guiné-Conacri

O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde condena o golpe de Estado na Guiné-Conacri e pede a libertação do Presidente Apha Condé.
Golpe de Estado

O golpe de Estado na Guiné-Conacri em 6 pontos

Dificuldades na economia e o referendo que permitiu a Alpha Condé continuar no poder estarão na base do golpe deste fim de semana. Seis pontos para perceber o que está a acontecer na Guiné-Conacri.
Guiné-Conacri

Golpistas na Guiné-Conacri convocam ex-ministros

Militares que tomaram o poder na Guiné-Conacri convocaram reunião com antigos ministros. Qualquer falta será considerada um ato de "rebelião".
Myanmar

Família apela à libertação de jornalista detido

A família de Danny Fenster acredita que o jornalista tenha contraído Covid-19 entretanto, mas não foi testado. O editor-executivo de uma revista de Myanmar foi detido quando tentava sair do país.
Tunísia

Presidente da Tunísia anuncia ataque à corrupção

O Presidente tunisino, que há dias assumiu o poder executivo, criticou "as más opções económicas" durante o anterior regime do ditador Zine El Abidine Ben Ali.
Myanmar

ONU diz que situação em Myanmar é "catastrófica"

A situação passou de uma crise política para "uma catástrofe multidimensional em matéria de direitos humanos", declara a Alta-Comissária para os Direitos Humanos perante o Conselho das Nações Unidas.
Myanmar

Julgamento de Aung Suu Kyi agendado para dia 14

As primeiras audições de um processo contra Aung San Suu Kyi vão começar no próximo dia 14 de junho, disse esta segunda-feira em Myanmar, à France Presse o advogado da líder.
Angola

Angola entrega certidões de óbito de Nito e Saidy

O coordenador da comissão do Plano de Reconciliação disse que, com este processo, Angola vira uma página da sua história, frisando que o ambiente agora é de "irmãos e filhos da mesma pátria".
Angola

Presidente pede desculpas por execuções sumárias

O Presidente angolano pediu publicamente desculpas e demonstrou um "sincero arrependimento" pelas execuções sumárias que decorreram após o alegado golpe de Estado em 27 de maio de 1977.
Golpe de Estado

Presidente e primeiro-ministro do Mali detidos

O Presidente e o primeiro-ministro do Mali estão detidos no campo de Kati, a maior instalação militar maliana. Os dois foram detidos por um grupo que está a levar a cabo um aparente golpe de Estado.
Myanmar

Aung San Suu Kyi comparece em tribunal em Myanmar

Pouco antes da audiência realizada em Naypyidaw, Suu Kyi "desejou que o seu povo continue de boa saúde" e "afirmou que a Liga Nacional para a Democracia existirá enquanto existir o povo.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.