Golpe de Estado
Guiné-Bissau

Governo. Tranquilidade total na Guiné-Bissau

O primeiro-ministro guineense Aristides Gomes denunciou no Facebook uma tentativa de golpe de estado que procurava impedir as eleições. O governo veio agora assegurar que o país está tranquilo.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Primeiro-ministro denuncia golpe

A denúncia foi feita numa publicação na página do Facebook do primeiro-ministro da Guiné-Bissau. O ato "conduziria à prisão do primeiro-ministro, assim como de alguns ministros", escreveu.
Golpe de Estado

Tentativa de golpe militar na Etiópia

Chefe do Estado-Maior do Exército da Etiópia foi abatido pelo seu guarda-costas, horas depois de uma tentativa de golpe em Amhara, estado regional cujo presidente também foi morto.
Golpe de Estado

Militares falham golpe de Estado no Gabão

124
Militares do Gabão anunciaram que está em curso um golpe de Estado naquele país da África Ocidental. Moradores da capital dizem que tanques militares e veículos armados estão a patrulhar as ruas.
Ucrânia

Ex-Presidente da Geórgia deportado para a Polónia

Mikheil Saakashvili foi detido e deportado para a Polónia. O antigo presidente da Geórgia perdeu a nacionalidade ucraniana e é acusado de planear um golpe de Estado no país.
Zimbabué

Zimbabué: ex-vice-presidente vai tomar posse

112
O ex-vice-presidente do Zimbabué vai tomar posse como Presidente do Zimbabué, substituindo assim Robert Mugabe.
Golpe de Estado

Zimbabué. Militares param contestatários de Mugabe

Militares fortemente armados travaram milhares de manifestantes que se dirigiam para o palácio presidencial em Harare para pedir a saída do chefe de Estado, Robert Mugabe.
Golpe de Estado

Zimbabué. Robert Mugabe quer terminar o mandato

Presidente e a mulher, ambos em prisão domiciliária na "mansão azul" do chefe de Estado, mantêm intenção de que Mugabe conclua o seu mandato presidencial. Padre está a mediar diálogo com generais.
Zimbabué

Zimbabué. Presidente sul-africano convoca reunião

O chefe de Estado sul-africano, Jacob Zuma, na qualidade de presidente da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), convocou para analisar a crise político-militar no Zimbabué.
Zimbabué

Zimbabué. União Africana condena golpe de Estado

O presidente da Guiné-Conacri e presidente em exercício da União Africana condenou o golpe de Estado no Zimbabué. Robert Mugabe está em prisão domiciliária e a mulher terá fugido.
Turquia

NATO elogia quem tentou deter golpe turco

A NATO elogiou os que se levantaram contra o golpe de Estado de há um ano na Turquia e consider "inaceitável" qualquer tentativa de "minar a democracia" entre os seus aliados.
Golpe de Estado

Morreu Virgílio Varela, líder do golpe das Caldas

122
Virgílio Varela, o capitão que liderou a coluna militar do malogrado "golpe das Caldas", dois meses antes do 25 de Abril de 1974, morreu na terça-feira aos 79 anos, disse à agência Lusa uma fonte familiar.
Venezuela

Parlamento da Venezuela denuncia golpe de estado

384
O parlamento venezuelano acusou o Supremo Tribunal de Justiça de patrocinar um golpe de Estado ao assumir as suas competências e convocou uma reunião com carácter de urgência.
Nicolás Maduro

Venezuela. 9 militares acusados de planear golpe

Nove militares venezuelanos foram presentes na quinta-feira ao Tribunal Militar de Caracas, acusados pelas autoridades de alegadamente planearem um golpe de Estado contra o Presidente da Nicolás Maduro.
Turquia

Prolongado o estado de emergência na Turquia

O Conselho de Ministros da Turquia decidiu prolongar por três meses o estado de emergência declarado após a tentativa de golpe de Estado de 15 de julho.
Turquia

Turquia. 81 mil funcionários públicos afastados

Trabalhadores do setor público turco, que foram despedidos ou suspensos depois do fracassado golpe militar de 15 de julho, são mais de 81 mil, afirmou o primeiro-ministro turco, Binali Yildirim.
Turquia

EUA ajuda nas investigações do golpe de estado

Barack Obama prometeu a Erdogan ajuda na investigação do golpe de estado fracassado, mas também apelou ao homólogo o respeito pelo Estado de direito.
Turquia

O fracasso da Europa na Turquia

1362
O golpe de Estado de sexta-feira na Turquia aconteceu num regime que é um golpe de Estado permanente, mas a Europa preferiu condenar o golpe que durou 4 horas, em vez do golpe que dura há 14 anos.
Recep Tayyip Erdogan

Erdogan não recua na reintrodução da pena de morte

499
Mesmo perante os avisos da União Europeia, o Presidente turco não cede um centímetro na decisão de reintroduzir a pena de morte. Decisão está nas mãos do Parlamento.
Angola

Livro que 'prendeu' Luaty divulgado na net

O livro do académico angolano Domingos da Cruz, um dos detidos acusados de tentativa de rebelião em Angola, foi difundido na íntegra pelo ativista Rafael Marques através da Internet.
Brasil

Dilma diz que oposição quer fazer golpe de Estado

A Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, acusou, esta terça-feira, a oposição, derrotada nas urnas há um ano, de pretender chegar ao poder através de "um golpe de Estado".
Burkina Faso

Líder do golpe no Burkina Faso detido

O general Gilbert Diendéré, líder do golpe de Estado falhado de 17 de setembro no Burkina Faso, estava hoje sob custódia policial.
Burkina Faso

Burkina Faso. Presidente libertado por militares

O Presidente do regime de transição do Burkina Faso, Michel Kafando, mantido como refém desde quarta-feira pelos militares que tomaram o poder no país, foi libertado na quinta-feira à noite.
Caso José Sócrates

We need to talk about Sócrates

1490
A questão socrática é neste momento a mais grave questão política que se coloca à democracia em Portugal. Esperemos que José Sócrates fale, e que todos falem.
Angola

PGR: ativistas em Luanda "preparavam atentado"

A Procuradoria Geral da República angolana emitiu um comunicado onde acusa que os jovens detidos no dia 20 queriam fazer um atentado contra o Presidente, José Eduardo dos Santos.
Rússia

Papa pede "esforços sinceros" a Putin

O papa Francisco instou, no Vaticano, o presidente russo, Vladimir Putin, e todos os envolvidos no conflito na Ucrânia a fazerem "esforços sinceros" para a paz naquele país.
Golpe de Estado

Human Rights Watch critica repressão na Tailândia

A organização Human Rights Watch criticou o aumento da repressão, detenções arbitrárias e a falta de liberdade na Tailândia, no primeiro aniversário do golpe de Estado dos militares.
Burundi

Exército do Burundi diz que golpe de Estado falhou

O chefe das forças armadas do Burundi anunciou hoje que a tentativa de golpe de Estado, liderada por um general contra o Presidente Pierre Nkurunziza, falhou.
História

Grândola celebra 40 anos do PREC com Zeca Afonso

Para assinalar os 40 anos do Processo Revolucionário em Curso, serão organizados este mês dois eventos em Grândola que contarão com a presença de militares de Abril - e com música de Zeca Afonso.
Nigéria

Muhammadu Buhari vence por 2,57 milhões de votos

O principal candidato da oposição, Muhammadu Buhari, ganhou as eleições presidenciais na Nigéria por 2,57 milhões de votos, de acordo com resultados oficiais anunciados hoje.
Venezuela

Forças Armadas da Venezuela reiteram apoio

As Forças Armadas Venezuelanas (FAV) emitiram hoje um comunicado condenando a "conduta de um reduzido número de militares", detidos por alegado envolvimento num plano para um golpe de Estado, e reiteraram lealdade ao Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.
Mundo

Funcionária da ONU sequestrada 

Uma funcionária da ONU foi sequestrada em Bangui, um dia depois do rapto de duas pessoas pelas milícias cristãs 'antibalaka', disse uma fonte da Missão das Nações Unidas na República Centro-Africana.
Guiné-Bissau

General da Guiné troca armas pela agricultura

O general António Indjai, líder dos militares no golpe de estado de 2012 na Guiné-Bissau,disse que não pensa voltar a pegar em armas para intervir no rumo do país, dedicando-se apenas à agricultura.
Chile

O outro 11 de setembro

244
Em 1973, Salvador Allende perdeu a vida no La Moneda e o Chile passou para as mãos de Augusto Pinochet, que teve o apoio dos Estados Unidos para o golpe de estado. A ditadura duraria até 1990.
Tailândia

Grupo de oposição à junta militar criado no exílio

Jarupong Ruangsuwan, antigo ministro, criou a organização, que foi anunciada através de um vídeo do Youtube.
Tailândia

Tailândia pede à UE que compreenda golpe de Estado

Depois do golpe de Estado de maio, que voltou a pôr os militares tailandeses no comando, a junta militar pediu à União Europeia que compreendesse as razões.
Tailândia

Junta militar detém ativista anti golpe

Sombat Boonngamanong está por detrás da campanha que mobilizou manifestantes anti golpe nas redes sociais.
Tailândia

Junta militar convoca elites e assume o poder

A junta militar da Tailândia convoco empresários e intelectuais críticos, para comparecerem perante a nova autoridade do país. E diz ter já ter luz verde do rei Bhumibol Adulyadej.
Tailândia

Antiga primeira-ministra detida pelo exército

EUA dizem não haver justificação para o golpe e ameaçam suspender apoio económico à Tailândia.
Internet

Redes sociais sob ameaça na Tailândia

"Suspenderemos imediatamente o serviço e intimaremos os responsáveis para acusação formal", afirma-se num boletim divulgado pela junta militar que tomou o poder.
Tailândia

Golpe de Estado na Tailândia

Depois da imposição da lei marcial na terça-feira, os militares preparam-se para impor reformas políticas na Tailândia.
Explicador

Saiba o que se passa na República Centro Africana

A República Centro Africana está a ser palco de uma das maiores crises humanitárias da atualidade. Perceba aqui porquê.
A página está a demorar muito tempo.