481kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Três Parágrafos

Três Parágrafos

As camadas geológicas de Tolentino

Tolentino é um homem, um padre e um poeta que todos conhecemos, mas também desconhecemos. Reservado e, por vezes, um pouco distante, começa tudo com um silêncio, que pode ser uma escuta ou uma espera.
Três Parágrafos

“Surf attitude” para todos

7 passos que podem ser ao mesmo tempo 7 lições tiradas de uma disciplina física exigente e exaltante que também é uma disciplina de vida. 7 sublinhados que são como um fato que nos serve a todos.
Três Parágrafos

Precisamos de génio, por mais inveja que provoque

Medíocres são os que não fazem nem deixam fazer. Coligam-se, unem-se e juntam forças para travar todos os que se cruzam no caminho com ideias melhores e talvez iluminantes. Detestam ver outros brilhar
Três Parágrafos

Chefes altamente tóxicos

Há demasiados a sofrer por terem de trabalhar com pessoas difíceis. E que não podem despedir-se porque sabem que deitam tudo a perder, que há contas para pagar, bocas para alimentar e filhos a estudar
Suicídio

Sozinhos em casa

Num país com 56 mil organizações sociais e mais umas 20 mil iniciativas público-privadas de resposta a problemas sociais, contam-se pelos dedos das mãos o número de projectos de prevenção ao suicídio.
Família

Preciso de saber de ti

A abertura para falar e pôr em comum aquilo que vai na alma não nasce de uma imposição nem se estabelece por decreto. As ‘conversinhas impecáveis’, a pedido dos pais, nunca funcionaram com os filhos.
Três Parágrafos

Se não há nada a fazer, mata-me!

O debate sobre a eutanásia promete ser aceso, mas não pode passar ao lado de uma realidade ainda mais urgente e fracturante: se todos temos cuidados ao nascer, também temos que ter cuidados ao morrer
Três Parágrafos

Tempos difíceis?

Se me tivessem dito que ficar desempregado poderia ser um passo importante na minha carreira eu teria detestado. Não me teria feito sentido. Anos após ter dobrado o cabo das tormentas percebo que sim.
Três Parágrafos

Diagnóstico cancro

Não se entregar à doença passa por agir, por recusar a vitimização, a prostração de quem foi atingido pelo pedregulho do diagnóstico de cancro. Quem me dera saber fazê-lo se algum dia tal me acontecer
Três Parágrafos

A dor psicológica dói muito

A estranheza nos outros pode ser inquietante; os tiques da loucura podem ser assustadores, o olhar de alguns doentes mentais pode ser perturbador, mas nada justifica um olhar ou atitude que desumanize
Três Parágrafos

Os filhos são obrigados a amar a mãe?

Para agravar as penas interiores de quem atravessa uma vida sem a certeza moral do amor da sua mãe, sabemos que até à adolescência todas as crianças preferem ficar com uma má mãe, que com mãe nenhuma.
Três Parágrafos

Inspiring 2016

Sabemos que todas as religiões têm dimensões de violência, que não podemos levar à letra, mas também sabemos que as passagens de misericórdia se sobrepõem sempre às outras. Seja em que religião for.
Três Parágrafos

Confiar na confiança dos que confiam em nós

Como ninguém contrata ninguém que não inspire confiança, nem ninguém aposta em ninguém em quem não confie, a confiança passou a ser ensinada, em aulas, turmas e grupos nas melhores universidades.
Três Parágrafos

Verdades sobre a mentira

Os grandes fingidores há muito se especializaram na arte da pose e seus artificialismos. Acreditam no que fabricam. Tanto, tanto, que conseguem que muitos acreditem com eles.
Três Parágrafos

Nada nem ninguém nos roube a alegria!

O Papa Francisco repete sem cessar o apelo a que não deixemos que nos roubem a alegria, o que é ainda mais interpelador em alturas tão difíceis como estas em que tudo convoca o pessimismo e o desânimo
Três Parágrafos

Fanatismo, o novo pecado capital

O fanatismo situa-se na esfera da convicção para se transformar rapidamente num dogmatismo violento. Todos os fanáticos estão demasiado seguros da sua verdade para tolerarem a verdade dos outros.
Três Parágrafos

Este é ladrão e aquele também!

Lembrei-me dessa jovem estudante que se atreveu, com enorme coragem, a apontar os carteiristas quando fui assaltada no Metro e num abrir e fechar de olhos fiquei sem a carteira e todos os documentos.
Depressão

As ideias que importam são as dos náufragos

Quando a morte está tão presente para alguém como um náufrago, as ideias, os pensamentos que se impõem e atravessam o espírito são de outra ordem. E grandeza.
Três Parágrafos

Os cães e os cavalos também choram

Falar dos animais sem ter em conta as suas emoções seria leviano ou, no mínimo, impreciso. Aparentemente os animais de quase todas as espécies têm vidas emocionais complexas.
Três Parágrafos

Vampiros modernos

Quem cresce ou vive à sombra de um tirano, de quem nunca está contente, que só exige, castiga e impõe, acaba por fazer o mesmo aos outros. É como os filhos maltratados, que se tornam pais maltratantes
Auto

Insultos, palavrões e obscenidades

A road rage, ou fúria ao volante, ataca os condutores do mundo inteiro e dispara em nós mecanismos que levam a fazer gestos obscenos, a trocar frases ameaçadoras e a ter instintos de aniquilar o outro
Três Parágrafos

Aceitar um filho homossexual

Os pais que evitam os temas difíceis dos filhos, que se afastam deles ou fingem que não vêem o que salta à vista de todos, cavam ainda mais fundo o seu sofrimento e isolamento.
Três Parágrafos

Vamos chamá-los seres humanos

Está nas nossas mãos fazer alguma coisa por seres humanos que todos os dias arriscam a vida por terem a esperança de poderem recomeçar tudo num mundo possível. Hoje são eles, amanhã podemos ser nós.
Três Parágrafos

Desempregados ou entre projectos?

A terminologia mais ajustada aos dias de hoje já não é ‘emprego-desemprego’, mas sim ‘entre-projectos’. Até porque sei que a atitude dos outros muda quando lhes dizemos que estamos desempregados.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.