481kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Depressão

Depressão

Internamentos por depressão aumentam em cinco anos

Houve 28.569 hospitalizações por depressão, as mulheres são as mais afetadas, 37% dos internados tinham outras doenças mentais, diz estudo realizado entre 2005 e 2017.
Labirinto - Conversas sobre Saúde Mental

"Acordava, chorava baba e ranho e ia trabalhar"

Há 11 anos, o ator Vítor Emanuel enfrentou uma depressão grave. Quase perdeu o trabalho, até que o próprio corpo o obrigou a cuidar de si. É o convidado do Labirinto, uma parceria Observador/FLAD.
Labirinto - Conversas sobre Saúde Mental

Vítor Emanuel fala sobre depressão no "Labirinto"

Procurou esconder a depressão, "não quis dar parte fraca". Até chegar a um ponto limite. O ator Vítor Emanuel vai estar este sábado no "Labirinto" — uma parceria entre o Observador e a FLAD.
Sociedade

Viver para lá da depressão

Falar abertamente sobre depressão é o primeiro passo para identificar os sintomas, tratá-la e, eventualmente, curá-la. E essa uma das missões da Angelini com a campanha “Viva! Para lá da depressão”.
Labirinto - Conversas sobre Saúde Mental

“Não quero ser forte. Já fui e não foi o melhor"

No Labirinto, Liliana Campos fala dos anos como cuidadora da mãe, que a deixaram num plano secundário, adiando até a maternidade. E do “buraco enorme” em que caiu. Uma parceria Observador/FLAD.
Labirinto - Conversas sobre Saúde Mental

Liliana Campos fala sobre depressão. Este sábado

Entrou numa "espiral" quando a mãe precisou de cuidados permanentes e adiou tudo o resto. Incluindo a maternidade. Liliana Campos vai estar no "Labirinto" — uma parceria entre o Observador e a FLAD.
Coronavírus

Ansiedade e depressão agravadas pela pandemia

A pandemia de Covid-19 agravou problemas decorrentes de ansiedade, depressão e dependência do álcool. Também se esperam impactos em alguns tumores malignos, como do cólon e reto e da mama.
Noticiário

23h. Pandemia. Ansiedade e depressão nas sequelas

Problemas que surgiram em força nos últimos 2 anos e que podem sofrer um agravamento. É o que prevê a Comissão de Acompanhamento do Plano Nacional de Saúde 2021-2030, num documento hoje publicado.
Futebol

"A minha depressão começou com Mourinho no United"

Em entrevista ao Le Figaro, Pogba revelou que teve uma depressão enquanto Mourinho estava no Manchester United. "Temos de estar sempre felizes porque ganhamos muito dinheiro?", questionou o francês.
Labirinto - Conversas sobre Saúde Mental

"A depressão é muito fácil de esconder"

Achava-se fraca por ter depressão. Temia ser "maluca" por ter de se medicar. "Hoje a depressão é uma condição que eu tenho, mas não me define". A judoca Bárbara Timo está no 'Labirinto'.
Labirinto - Conversas sobre Saúde Mental

Bárbara Timo sobre depressão. Sábado no 'Labrinto'

A pandemia e a pressão dos Jogos Olímpicos contribuíram para a depressão, que começou em 2020. A judoca Bárbara Timo vai estar este sábado no 'Labirinto - Conversas sobre Saúde Mental'.
Labirinto - Conversas sobre Saúde Mental

"Em momentos, senti arrependimento" de ser mãe

"Não é por passar por uma depressão pós-parto que se é pior mãe", mas Rita Redshoes demorou a tirar esse peso dos ombros. "Mais do que o diagnóstico", diz que é preciso "desmistificar isto."
Iniciativas Observador

Depressão: no caminho das “estrelas” no cérebro

Na Universidade do Minho, João Filipe Oliveira estuda o papel dos astrócitos, as misteriosas células cerebrais que podem ajudar a identificar alvos terapêuticos mais eficazes para combater a doença.
Saúde Mental

Música de rapper terá ajudado a impedir suicídios

O estudo mostra que após o lançamento da música do rapper norte-americano e duas apresentações ao vivo da mesma faixa, a taxa de suicídio baixou 5,5% nos EUA.
Coronavírus

Covid-19 causou 2,5 milhões de mortes em excesso

O relatório da OCDE fala num aumento de mortes expectáveis em 2020, principalmente em maiores de 60 anos, na desigualdade na distribuição das vacinas, e na falta de profissionais de saúde.
Labirinto - Conversas sobre Saúde Mental

“Pensei: se não tratar isto, aos 50 anos morro"

Tem a fase depressiva mais marcada e passou por momentos negros. Nas de euforia era muito criativo, mas não terminava nada. “Labirinto - Conversas sobre Saúde Mental” é uma parceria Observador/FLAD.
Judo

Depressão. Judoca Bárbara Timo quer novos desafios

"Considero sempre novos caminhos e acho que é isso que me motiva, sabendo que sou capaz, descobrir até onde posso ir. Juntei forças em consequência de tudo e isso dá-me muita motivação".
Coronavírus

Pandemia aumentou depressão e ansiedade em 25%

Estudo revelou um crescimento de 28% nos casos de depressão e de 26% nas situações de ansiedade. Estes indicadores salientam a "necessidade urgente de fortalecer os sistemas de saúde mental".
Estudo Científico

Depressão não é necessariamente maior em idosos

Dos 643 participantes, 27,4% sofria de depressão, prevalência que foi mais acentuada nas mulheres que, quando analisadas isoladamente, apresentaram 30% de prevalência da doença.
Coronavírus

Exposição a espaços naturais foi benéfico

O estudo mostra que as pessoas "que conseguiram manter ou até mesmo aumentar a frequência com que contemplavam os espaços de natureza" demonstraram "menores níveis de perturbação psicológica".
Coronavírus

OCDE destaca aumento da atenção à saúde mental

O documento realça que a pandemia ajudou a que a saúde mental recebesse mais cobertura mediática. A OCDE apela ainda para um maior investimento dos países na área.
Ministério da Saúde

Marta Temido reafirma prioridade na saúde mental 

As prioridades para a área da saúde mental são "qualificar a forma como se acede aos cuidados de saúde mental" e "reforçar as respostas de proximidade", explica a ministra da Saúde.
Saúde

Saúde mental não depende só dos serviços de saúde

Quando se conseguir convencer o poder político de que tem de investir na saúde mental, o país estará no caminho certo, diz o diretor do Plano Nacional para a Saúde Mental.
Justiça

Stress e burnout. AJP promove avaliação no setor 

Segundo a AJP, até à data, "não existe qualquer levantamento rigoroso e científico sobre como este fenómeno afeta os profissionais de justiça, especialmente os magistrados".
Coronavírus

50% dos portugueses revelam sintomas de depressão

Estudo indica que 50% dos portugueses revelam sintomas mais graves de depressão e que, ao contrário do que se pensava, os mais jovens são mais propensos a apresentar níveis mais elevados de depressão.
Projetos Observador

Os neurónios das coisas boas e das coisas más

Como é que o cérebro reage perante um estímulo positivo? E se for negativo? Como é que o prazer e a aversão são codificados pelos neurónios? A cientista Ana João Rodrigues está a tentar descobrir.
Coronavírus

Pandemia. Saúde mental agrava-se nos jovens 

Estudo mostra que 14% dos adolescentes apresentam "sintomatologia depressiva elevada" devido à pandemia. As raparigas apresentam valores mais elevados do que os rapazes.
Projetos Observador

Um café para descobrir onde se oculta a depressão

No Centro de Neurociências e Biologia Celular, em Coimbra, Rodrigo Cunha estuda há anos os benefícios da cafeína. Agora tenta usá-la para descobrir os circuitos neuronais onde se esconde a depressão.
Conversas de Fim de Tarde

Raul Minh'alma: "Escrevo para passar uma mensagem"

Raul Minh’Alma lança o sexto livro. "Durante a Queda Aprendi a Voar" é um romance que aborda a depressão para sensibilizar o público para o tema e dar esperança a quem está a lidar com a doença.
Sociedade

Um texto para quem não vai bem

Busquem ajuda, conversem com amigos, não tenham medo de parecer fracos. Estarmos mal de vez em quando é um evidente sinal da nossa natureza humana. Ainda bem.
Coronavírus

É tão fácil ficarmos deprimidos

Todos vemos cada vez mais jovens em burnout, em colapso físico, mental e emocional, numa solidão crescente e numa aflição mascarada e é por ser cada vez mais fácil todos ficarmos deprimidos.
Depressão

O diabo são os outros. O inferno somos nós

A depressão começa num desamparo. Depois transforma-se numa desolação e numa mágoa. A seguir,num desespero. É o desespero, quando nos cerca, que arrasa quaisquer vestígios de esperança que nos restem.
Depressão

Depressão. Os homens vivem mais em silêncio 

Procuram menos ajuda e usam uma linguagem mais cinzenta. Os preconceitos de que um homem não pode chorar ou mostrar fraqueza têm um impacto real. Pedro Lima terá sido uma das vítimas.
Depressão

Depressão. Mais de 700 mil apresentavam sintomas

Mais de 700 mil pessoas residentes em Portugal apresentavam sintomas depressivos em 2019 e cerca de 170 mil não tinham a quem recorrer em caso de problema pessoal grave.
Psiquiatria

Depressão: vendidos mais 400 mil medicamentos 

De janeiro a março, foram vendidas mais 400 mil embalagens destes medicamentos do que em igual período de 2019. Portugal é o quinto país da OCDE que mais recorre a ansiolíticos e antidepressivos.
IURD

Site da IURD promete curar a depressão em minutos

Rejeita medicamentos e trata a doença como manifestação do diabo. Ainda assim, a IURD, proprietária do site, diz que respeita a medicina. Psiquiatras falam em risco de suicídio. ERS está a averiguar.
Depressão

Luso-canadiana sobe picos a favor da saúde mental

Ema Dantas, luso-canadiana natural de Bragança, iniciou a aventura que termina quando escalar os oito pontos altos do planeta para a Peaks for Change, que angaria fundos para a saúde mental.
Holanda

Pais confirmam. Noa escolheu "não comer mais"

Os pais de Noa Pothoven, a jovem de 17 anos que morreu no último domingo, divulgaram um comunicado destinado à imprensa estrangeira, onde confirmam que Noa escolheu deixar de comer e de beber.
Psiquiatria

Jovem de 17 anos morre depois de pedir eutanásia

Noa Pothoven tinha 17 anos e conseguiu um dos seus objetivos: terminar com o sofrimento. A jovem holandesa morreu na sala de casa, rodeada pela família, depois de anos de sofrimento.
Psicologia

Jovens. Ecrãs, ansiedade e autolesão

Centro de atendimento Aparecer em Sete Rios atende jovens dos 12 aos 24 anos. Comportamentos aditivos e ideação suicida fazem parte dos problemas apresentados e 15% tem acompanhamento psicológico.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.