789kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Avante

Noticiário

00h. PR diz que "há vida" para além do défice

Presidente da República admite que o tempo é de “imprevisibilidade económica" mas que há folga orçamental. Ainda neste jornal, Paulo Raimundo garante que PCP é "alternativa confiável" para o país.
Noticiário

1h. "IL, PSD e Chega querem mutilar Constituição"

Jerónimo de Sousa acusa PSD, Iniciativa Liberal e Chega de quererem “mutilar e subverter” a Constituição. Ainda neste jornal, PR espera que Bruxelas dê atenção à carta de Costa sobre a habitação.
Avante

Jerónimo: direita quer "subverter" Constituição

Antigo secretário-geral do PSD considera que projetos que PSD, IL e Chega "apresentaram, em que todos em conjunto, ou à vez, fixam como alvo o ataque aos valores de Abril".
Política

PCP com capacidade para "construir alternativa"

Paulo Raimundo assume burburinho por ser a sua primeira Festa do Avante! mas considera que "há força, aqui há capacidade de construção, aqui há capacidade de, com outros, construir alternativa".
Noticiário

22h.PCP culpa PS e direita pelos problemas do país

No primeiro dia da Festa do Avante, Paulo Raimundo diz que a direita tem estado ao lado dos socialistas para reprovar as principais medidas que podem combater o aumento do custo de vida.
Direto ao Assunto

Guerra Ucrânia. "Vão perceber que PCP tinha razão"

António Filipe, antigo deputado do PCP, garante que derrotas não desanimam o partido. A Guerra na Ucrânia "começou em 2014 e não em 2022". O que era necessário "era evitar a guerra e ninguém o fez".
Ideias Feitas

O Avante! celebra o sr. Putin e 100 anos de terror

Alberto Gonçalves comenta a presença de artistas na festa do Avante!
Festa do Avante

PCP demarca-se de ímans com "Z" russo no Avante

Arquivo de José Pacheco Pereira, o Ephemera, recolheu objeto com símbolo "Z", de apoio às tropas russas e à invasão da Ucrânia. Ao Observador, PCP diz que não foi lá colocado pela organização.
Noticiário

20h. PCP: "Medidas do Governo falsas e hipócritas"

"Falsas e hipócritas": é desta forma que Jerónimo de Sousa descreve as medidas do Governo para combater o aumento do custo de vida. Além disso, fala sobre Marta Temido e sobre a guerra na Ucrânia.
PCP

Jerónimo quer mais ambição no apoio às famílias

Questionado sobre o pacote para mitigar efeitos da inflação que Governo vai apresentar, Jerónimo de Sousa considerou medidas insuficientes. Para além de aumentos, defendeu "monitorização dos preços".
Noticiário

18h. PCP quer aumento dos rendimentos

Jerónimo de Sousa defende que sem aumentos dos salários e das pensões não se resolve o problema do custo de vida. Critica os apoios propostos pelo PSD e argumenta a favor do aumento de rendimentos.
Noticiário

9h. Natação. Diogo Ribeiro conquista ouro

O nadador português já tinha alcançado a medalha de ouro na prova de 100 metros mariposa. Ainda, Jerónimo de Sousa não esclarece se vai estar na próxima Festa do Avante como secretário-geral do PCP.
Avante

Jerónimo diz que Avante é "festa da paz"

Num ano de críticas ao PCP e à postura sobre a guerra da Ucrânia, Jerónimo de Sousa fez questão de dizer e repetir que a Festa do Avante "não é um espaço de guerra".
Avante

Festa do PCP arranca com homenagem a Saramago

Festa do Avante arranca esta sexta-feira e o destaque político-cultural é dedicado a José Saramago com o concerto "Música na Palavra de Saramago", homenagem pelo centenário do Nobel da Literatura.
Avante

Avante. Rentrée vai servir para reenquadrar PCP

A conferência tem como objetivo "auscultar os militantes e reenquadrar o PCP face à realidade do país" e duras críticas ao percurso de Costa são esperadas no discurso de Jerónimo de Sousa.
Avante

Avante é um "espaço de paz", diz organização

A dois dias do arranque da 46.ª edição da Festa do Avante, comunistas e simpatizantes finalizam os preparativos na Quinta da Atalaia. Guerra na Ucrânia é teste ao certame.
Fact Check

Avante! tem artigo sobre "esforços de paz" russos?

Publicação no Twitter mostra alegado artigo do jornal Avante! (ligado ao PCP) a acusar a NATO de "ignorar esforços de paz" da Rússia. Chegou a ser partilhada por membro da IL, mas não é verdade.
Semáforo Político

Financiamento. "Festa do Avante é evento de risco"

Ex-presidente da Associação Transparência e Integridade explica que aumentar donativos particulares dificulta controlo das finanças. "É possível alguém com interesse fazer entrar malas de dinheiro".
Avante

A NATO roeu a rolha do Rei da Rússia

Recebi o Avante! e já posso falar sobre a posição do PCP em relação à Rússia. Não sei o nome, mas é das mais conhecidas do Kamasutra.
PCP

"Não estão reunidas condições" para discutir OE

Líder comunista avisa Costa que Orçamento para este ano ainda está em vigor e que "o Governo tem de cumprir o que acordou". Jerónimo de Sousa critica Governo por ter marcado autárquicas para já.
PCP

Festa do Avante! promove mais de 60 debates

A Festa do Avante! vai promover mais de 60 debates e de entre os temas destacam-se: o centenário do partido, luta pela igualdade e direitos laborais, o futuro do PCP, paz e cooperação, entre outros.
Festa do Avante

Festa do Avante! abre esta sexta-feira as portas 

O ponto mais alto das celebrações do centenário do partido comunista, a Festa do Avante!, abre esta sexta-feira as portas a 40.000 pessoas, mais 23.000 do que o ano passado.
Festa do Avante

PCP explica prejuízo da Festa do Avante de 2020

PCP afirma que os prejuízos de 930 mil euros da Festa do Avante de 2020 estão relacionados com a campanha que contra ela foi desferida e com a exigência em termos de condições sanitárias.
Pandemia

Avante liberal

O festival comunista foi feito em três dias, cada um com capacidade máxima para quase 17 mil pessoas em simultâneo. O arraial liberal aconteceu em apenas uma noite e juntou cerca de mil pessoas.
PCP

Festa do "Avante!" já está "em preparação"

Comunistas apontam para a organização do ano passado e garantem que a festa "derrubou mitos" sobre a pandemia. Prioridade será dada aos artistas portugueses para apoiar o setor.
Avante

Avante. Cartaz da JSD deve ser reposto

A Comissão Nacional de Eleições deliberou que o cartaz da JSD, colocado junto ao recinto onde se realizou a Festa do Avante!, deve ser reposto no local, após a Câmara do Seixal o ter retirado.
Fact Check

PCP. Milhões para o Novo Banco em troca do Avante?

Meme mostra diálogo entre Jerónimo e Costa levando a crer que o Avante só se realizou como contrapartida do PCP apoiar a injeção de dinheiro no Novo Banco. Mas o PCP sempre esteve contra.
Fact Check

New York Times fez notícia sobre Festa do Avante?

Em Portugal, a Festa do Avante, e a polémica que gerou, foi notícia em todos os jornais. Mas terá chegado ao diário norte-americano The New York Times?
Fact Check

Câmara do Seixal comprou balneários para o Avante?

Publicação viral diz que autarquia comprou balneários descartáveis para a Quinta da Atalaia. Imóveis são para os funcionários da Câmara e ainda nem foram totalmente instalados.
Festa do Avante

Fotos. Versão “higienizada" de um Avante histórico

Apesar de críticas à direita e à esquerda, o PCP realizou a Festa do Avante, um ano em que, devido à pandemia, ficará para a história do partido e da política. Veja as imagens da Festa deste ano.
Avante

Jerónimo nas entrelinhas (com avisos a Costa)

Análise. Líder do PCP deixou vários avisos a Costa, a quem diz para ter cuidado com as companhias (PSD). Está disponível para negociar OE2021, atacou Marcelo em força e (quase) não falou de sucessão.
Avante

O problema RAP e portas sem controlo de entradas

PCP garante que fez controlo de entradas, mas não diz como, nem quantas registou. Observador confirmou que em nenhuma das portas existiam contadores. Houve uma enchente numa Festa nervosa.
Avante

Avante. Marcelo diz que gostava de estar errado

"A perceção da DGS [Direção-Geral da Saúde] e do partido organizador é uma, a perceção de uma parte da população portuguesa é outra", apontou o chefe de Estado.
Avante

Jerónimo desafia Marcelo a ir até Avante

Líder do PCP deu um passeio pelo recinto da Festa comunista e respondeu à falta de otimismo de Marcelo que acusa de estar a dar "mãozinha" à direita. Está à espera da proposta de OE do Governo.
Noticiário

9h. PCP acusado de esconder contas do Avante

Entidade das Contas e Financiamentos Políticos queixa-se de falta de transparência nas contas do partido que todos os anos se recusa a dizer quantos bilhetes vendeu.
Avante

Marcelo sobre Avante: "Não sou tão otimista"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse que a sua perspetiva sobre a realização da Festa do Avante! "não é tão otimista" como a perceção da Direção-Geral da Saúde e do PCP.
Avante

Avante. Falsos fiscais camarários no Seixal

Falsos fiscais estão a circular por cafés e restaurantes nas ruas adjacentes ao recinto comunista, no Seixal, para verificar condições sanitárias e burocráticas. Câmara nega fiscalizações.
Noticiário

16h. Abrem as portas da Quinta da Atalaia

Festa do Avante tem permissão para receber 16.563 pessoas, valor mais baixo do que os 100 mil inicialmente avançados pelo Partido Comunista Português. Jerónimo de Sousa discursa às 19h.
Avante

Avante abre portões a 16.563 pessoas

Começa esta sexta-feira a 44.ª edição da Festa do Avante, organizada pelo PCP, que espera receber 16.563 pessoas, número ditado pela Direção Geral de Saúde devido à pandemia de Covid-19.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora