881kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

PSP

Noticiário

00h PSP diz que ninguém está acima da lei

Diretor Nacional da PSP diz que ninguém está acima da lei em Portugal. Ainda, centenas de pessoas prestam homenagem a Marco Paulo.
Lisboa

123 ocorrências, 21 detidos e 5 civis feridos

PSP fez balanço dos incidentes que se seguiram à morte de Odair Moniz e repudiou "atos de violência por parte de grupos criminosos". Para lá dos 21 detidos, foram identificadas 19 pessoas.
Observadores

Como vimos o deflagrar do incêndio no autocarro

Numa semana marcada pela violência, mobilizámos a redação para estar onde é preciso. Fomos bem recebidos e mal recebidos, mas nunca desistimos de ir para cumprir a nossa missão: informar.
Noticiário

22h. Diretor da PSP quer população em segurança

Diretor da PSP garante que a prioridade da polícia é que a população se sinta em segurança. Ainda, Putin diz que as tropas ucranianas em Kursk estão cercadas.
Amadora

Como a PSP vai reforçar a segurança nos protestos

Depois dos distúrbios desta semana, PSP reforça policiamento no centro de Lisboa com duas manifestações a acontecer ao mesmo tempo: uma contra a violência policial e outra de apoio aos polícias.
Noticiário

21h. MAI elogia trabalho feito pela polícia

Ministra da Administração Interna elogia trabalho que tem sido feito pela policia. Ainda, FC Porto-Moreirense da Taça da Liga vai jogar-se em Aveiro.
Fora do Baralho

Chega a ir longe demais? Ganha com queixa-crime?

Caso Odair Moniz: judicializar discurso do Chega só dá gás a Ventura? Está-se a colocar no mesmo prato este partido e o BE? Ainda as pontas soltas da PSP e a discussão "bizantina" sobre Cidadania. 
Noticiário

20h. PSP com mais de 120 ocorrências nos desacatos

PSP registou mais de 120 ocorrência e fez 21 detenções devido aos desacatos dos últimos dias. Ainda, Movimento Vida Justa decidiu alterar o destino da manifestação agendada para amanhã.
Lisboa

ASPP contra "aproveitamento político e mediático" 

Sindicato dos Profissionais da Polícia critica "ruído inqualificável" em torno dos tumultos na região de Lisboa e volta a falar em falta de meios e "políticas sociais que criam e mantém guetos".
Noticiário

13h. Caso das gémeas. Costa respondeu à comissão

António Costa esclareceu à comissão parlamentar de inquérito que o Governo "agiu com diligência para apurar o ocorrido. Ainda neste jornal, PSP registou 18 ocorrências na última noite.
Protestos

Quarta noite de tumultos foi mais tranquila

Nas últimas 24 horas houve "duas viaturas policiais apedrejadas e também um autocarro, dois rebentamentos de petardos e o arremesso de um engenho pirotécnico para o interior de uma esquadra da PSP".
Noticiário

12h. Desacatos. MAI apela à serenidade e à paz

Margarida Blasco garante o forte contingente policial e sublinha que o ministério da administração interna está a acompanhar os desacatos. Ainda, a queixa crime apresentada contra o Chega.
Noticiário

10h. Vida Justa: Chega "interessado em incidentes"

Estão marcadas para amanhã duas manifestações: uma do Movimento Vida Justa, outra do Chega. Ainda neste jornal, o apelo do ministro das Finanças à oposição e o conflito no Médio Oriente.
Noticiário

9h. Greve da função pública fecha escolas

De acordo com o presidente da Associação Nacional de Diretores de Escolas Públicas, as escolas do 1º ciclo são as mais afetadas. Ainda uma atualização dos desacatos na Grande Lisboa.
Noticiário

8h. Cavaco: medidas não são de extrema-direita

No Congresso do PSD, o primeiro-ministro apresentou medidas para a imigração, segurança e educação. Ainda o reforço do dispositivo policial na Grande Lisboa e o conflito no Médio Oriente.
Noticiário

7h. Desacatos em Lisboa. Madrugada mais calma

Houve apenas alguns incidentes, numa noite em que a PSP reforçou o dispositivo policial em várias zonas. Ainda neste jornal, PR considera prematuro visitar bairros afetados pelos tumultos.
A História do Dia

As incongruências no caso de Odair Moniz

Vários dias depois da morte deste homem há ainda muitas dúvidas por esclarecer e várias versões em confronto. Procuramos respostas com a jornalista Adriana Alves, que acompanha o caso desde o início.
Noticiário

3h. Ventura quer contrariar narrativa contra PSP

Este protesto convocado pelo Chega acontece ao mesmo tempo da manifestação realizada pelo movimento Vida Justa, este último em homenagem a Odair Moniz.
Amadora

Polícia constituído arguido por homicídio simples

O agente da PSP terá sido constituído arguido por homicído simples. O MP não esteve presente quando foi ouvido pela PJ, pelo que as declarações não podem ser usadas em tribunal, avança o Expresso.
Noticiário

00h. PSP com atenção redobrada em Lisboa

PSP com atenção redobrada para evitar nova noite de desacatos, em Lisboa. Ainda, motorista do autocarro incendiado em Loures já não corre perigo de vida.
Cova da Moura

A história contada por quem estava à janela

Moradores da Rua Principal da Cova da Moura acordaram com carro de Odair a embater noutro. Da janela, dizem ter assistido ao momento em que foi baleado por um agente da PSP. "Foi muito perto."
Direto ao Assunto

Autarca. "Não havia problemas há anos no Zambujal"

Presidente da câmara da Amadora, Vítor Ferreira, diz que tumultos desta semana são casos isolados. Reforço de meios no bairro do Zambujal já começou. Figura dos "mediadores sociais" deveria regressar.
Noticiário

18h. Odair Moniz. Governo reúne-se com associações

Anúncio feito pelo ministro da Presidência. Movimento Vida Justa marcou manifestação para sábado e Chega anunciou contra-manifestação. E ainda Teresa Guilherme a recordar Marco Paulo.
Noticiário

16h."Portugueses vão notar reforço da segurança" 

O Ministro da Presidência afirma que todos os meios do Estado foram colocados ao dispor para garantir a segurança de todos. Ainda neste jornal, PS condena declarações do Chega sobre a atuação da PSP.
Lisboa

Três feridos e 13 detidos em desacatos

Entre os três feridos há um que se encontra em estado grave. O motorista de um dos autocarros incendiados apresenta "queimaduras graves na face, tórax e membros superiores".
Noticiário

15h. Tumultos. Governo promete reforço de meios

Um reforço para a vigilância presencial e nas redes para prevenir novos distúrbios. Ainda neste jornal, marcada para este sábado manifestação de protesto pela morte de Odair Moniz.
Noticiário

14h. Moedas fala de insegurança em Lisboa

Carlos moedas insiste na discussão em torno da policia municipal. Ainda neste jornal, 13 detidos e 18 identificados, é o balanço da última noite de protestos na grande Lisboa.
Noticiário

13h. Autocarro foi incendiado com cocktail molotov

Em comunicado, a PSP confirma que o homem sofreu queimaduras na cara, no tórax e nos braços. Refere ainda que um carro da polícia foi danificado.
Noticiário

12h. Odair Moniz. PGR pede rapidez na investigação

Amadeu Guerra pede "celeridade" na investigação à morte do homem de 43 anos que foi baleado por um agente da PSP. Ainda neste jornal, as palavras da primeira-dama ucraniana na visita a Portugal.
Noticiário

7h. Terceira noite de desacatos na Grande Lisboa

Não há ainda um balanço oficial de novas detenções. A PSP adianta apenas que duas pessoas foram detidas na Pontinha durante a noite. Houve novos focos de incêndio em vários concelhos.
Noticiário

00h. Cova da Moura. PNS pede cautela

Pedro Nuno Santos pede cautela no caso da Cova da Moura e acusa André Ventura de falta de empatia. Ainda, PCP quer voto de pesar pela morte de Odair Moniz.
Lisboa

Desacatos. Identificadas várias dezenas de pessoas

"Há várias dezenas de indivíduos que estão prestes a ser identificados no âmbito das investigações em curso", referiu a PSP. Suspeitos estão a ser monitorizados através das redes sociais.
Noticiário

23h. Novos momentos de tensão em Lisboa

Novos momentos de tensão e desacatos em Lisboa após PSP ter sido apedrejada. Ainda, Benfica perdeu na Liga dos Campeões.
Noticiário

21h. Polícias admite não ter sido ameaçados

Polícias reconhecem que não foram ameaçados com uma arma branca no caso da Cova da Moura. Ainda, presidente da Câmara de Lisboa apela à serenidade dos lisboetas.
Amadora

PSP terão dito que não foram ameaçados com arma

Depoimento dos agentes envolvidos contraria versão da PSP, que dizia que Odair Moniz teria "resistido à detenção e tentado agredir os polícias com recurso a arma branca".
Amadora

Sindicato fala em falta de equipamentos na polícia

Associação Sindical dos Profissionais da Polícia afirma que equipamentos de eletrochoque podiam ter facilitado ação policial e uso de bodycams poderiam esclarecer o ocorrido na Cova da Moura.
Noticiário

18h. Montenegro. PSP pode intensificar resposta

O primeiro-ministro ressalva que os cidadãos têm o direito de protestar, mas sempre dentro da lei. Ainda neste jornal, o autarca de Lisboa, Carlos Moedas, apela à serenidade da população.
PSP

Lisboa. PSP promete “tolerância zero” a desacatos

Em conferência de imprensa, o diretor nacional da PSP garantiu que as forças de seguranças e os serviços de informações estão a trabalhar em conjunto para "garantir segurança das pessoas de bem".
Semáforo Político

MAI? É pior a emenda que o soneto

Percebe-se porque é que Luís Montenegro tem assumido algumas despesas. A forma de comunicar da ministra mostra que "não tem mesmo jeito para isto". Ainda o mais que atrasado concurso das bodycams.
Noticiário

17h. PSP garante tolerância zero à violência

Em conferência de imprensa, os responsáveis pela PSP apelam a que população esteja calma e tranquila. Ainda neste jornal, um militar de 22 anos morreu, num Campo Militar em Ponta de Delgada.
Noticiário

16h. PSP. "Nunca houve entrada forçada"

Pedro Gouveia, diretor nacional da PSP em substituição, garante que vai ter "tolerância zero" para com atos de desordem. Lamenta que "pessoas de bem se sintam reféns de uma minoria de criminosos".
Polícia

Sindicato considera formação policial "suficiente"

O presidente do Sindicato de Oficiais da Polícia considerou que a formação dos agentes da PSP é "suficiente" para reagir a situações limite e rejeita o racismo imputado à morte de Odair Moniz.
Noticiário

14h. CHEGA nega abusos da PSP na Cova da Moura

André Ventura considera que a Polícia de Segurança Pública agiu de forma proporcional no caso da morte de Odair Moniz. Ainda neste jornal Rui Rocha acusa o Estado de ser um "catavento"
Amadora

Dois polícias e dois civis feridos nos distúrbios

A PSP revela que dois polícias ficaram feridos e dois cidadãos foram esfaqueados "ainda que sem gravidade e, alegadamente pelos indivíduos que roubaram e incendiaram" um autocarro. Há três detidos.
Segurança

Marcelo apela à ordem pública

Marcelo defende que "a segurança e a ordem pública são valores democráticos cuja preservação importa garantir, em particular através do papel das forças de segurança".
Amadora

PSP nega ter invadido casa de Odair Moniz

Vizinhos de Odair Moniz na Cova da Moura acusam a polícia de ter invadido "a casa de um morto". A PSP "nega categoricamente o arrombamento de quaisquer portas".
Amadora

Autocarro incendiado retirado com escolta policial

O carro reboque da polícia chegou ao bairro do Zambujal acompanhado de elementos do corpo de intervenção da PSP por volta das 10h40. Não houve qualquer protesto por parte dos moradores.
Noticiário

12h. PR diz estar a acompanhar desacatos em Lisboa

Numa nota do site da presidência da república, Marcelo afirma que a segurança e a ordem pública são valores democráticos preservados pelas forças de segurança. Ainda, a PSP dá conta de 60 ocorrências.
Cova da Moura

BE questiona MAI sobre alegada invasão pela PSP 

Uma divulgação referiu que cerca de 15 agentes arrombaram e destruíram a porta de Odair Moniz, tendo três dele entrado na casa. Para o BE, os factos "são gravíssimos e violam os direitos do cidadão".
Reportagem Observador

Rasto de destruição e cheiro a fumo: o day after

O cheiro do plástico queimado dos contentores do lixo mistura-se com o dos carros carbonizados num cenário de destruição em vários bairros periféricos de Lisboa após desacatos de terça-feira à noite.
Explicador

É esta uma nova fase para a segurança dos bairros?

Rui Pereira considera que os tumultos no Bairro do Zambujal são "muito preocupantes", mas não caso único. O ex-MAI sugere que o próximo passo é repor a ordem e deter os responsáveis.
Noticiário

9h. Três detidos nos desacatos da Grande Lisboa

Duas pessoas foram detidas por incêndio e agressões a agentes policias, outra por posse de material combustível. Ainda neste jornal, a entrevista da secretária de Estado da Justiça ao Observador.
Noticiário

8h. Zambujal. Advogada denuncia "invasão violenta"

A advogada da família de Odair Moniz denuncia uma "invasão ilegal" por parte da PSP a casa da mulher da vítima. Ainda neste jornal, Portugal e Espanha reúnem-se hoje para mais uma cimeira ibérica.
A História do Dia

Como uma morte pela polícia incendiou um bairro

A morte de um homem numa operação policial levou a protestos no bairro do Zambujal. O que aconteceu e quantos casos existiram nos últimos anos? Pedro Raínho, editor de Sociedade, é o convidado.
Amadora

"Dizem que não vão parar até matarem um polícia"

Os confrontos começaram no bairro de Alfragide e estenderam-se a vários pontos da Grande Lisboa. A morte de Odair Moniz às mãos da Polícia desencadeou uma reação que não tem prazo para terminar.
Noticiário

00h. Família de Odair Moniz alega agressões da PSP

Advogada da família de Odair Moniz relata invasão violenta e agressões na casa do morto pela PSP. Ainda, Sporting venceu Sturm Graz na Liga dos Campeões.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.