Olá

831kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Despedimentos

Empresas

Ara Shoes despede mais 180 trabalhadores em Seia

Decisão da multinacional alemã de encerrar a secção da costura levando ao despedimento de 180 trabalhadores até outubro foi comunicada na sexta-feira aos trabalhadores e à Câmara Municipal de Seia.
Estados Unidos da América

FedEx vai eliminar até 2.000 empregos na Europa

O despedimento será entre 1.700 e 2.000 trabalhadores: empresa indicou em comunicado que o objetivo é "reduzir o quadro de funcionários das equipas comerciais e administrativas".
Japão

Toshiba vai despedir 4.000 trabalhadores

Depois de um ano fiscal de prejuízos, a empresa japonesa Toshiba anunciou que vai despedir 4000 trabalhadores numa tentativa de reduzir custos e executar um plano de reestruturação da atividade.
Alemanha

Bayer suprime 1.500 empregos no 1.º trimestre

Depois dos prejuízos registados em 2023, o grupo químico e farmacêutico alemão Bayer anunciou o fim de 1500 postos de trabalho, como parte de um plano estratégico para poupar 2000 milhões de euros.
Empresas

OutSystems reduz total de trabalhadores em 8%

A tecnológica portuguesa está a reduzir em 8% o total de trabalhadores a nível global. CEO justifica decisão com o “objetivo de tornar” a empresa “mais ágil”.
Empresas

Coindu: sindicato denuncia 115 despedimentos

Sindicato já alertou para a necessidade de acompanhamento dos trabalhadores abrangidos e para aqueles que vivem num clima de incerteza. O início do despedimento coletivo será esta semana.
Media

Global Media avança com despedimento coletivo

Grupo que detém a Global Media avança com despedimento coletivo. Direção do Diário de Notícias e vários jornalistas recentemente contratados estão abrangidos num total de 20 pessoas.
Economia

Sindicato denuncia despedimento coletivo da Nokia

O Sindicato dos Trabalhadores de Telecomunicações e Comunicação Audiovisual avança que o despedimento coletivo abrange 142 trabalhadores e diz que tem "dúvidas da legalidade deste processo".
Redes Sociais

TikTok despede dezenas de pessoas

O TikTok diz que os cerca de 60 despedimentos fazem parte de uma reestruturação rotineira. A rádio NPR avança que, de acordo com funcionários, a decisão tem como objetivo cortar custos.
Milionários

Musk contesta regulador laboral que o processou 

A Agência Nacional de Relações Laborais processou a SpaceX pelo despedimento de empregados. Musk está agora a apresentar uma contestação a essa estrutura na sua totalidade.
Despedimentos

Despedimentos coletivos superam 2022 e 2021

Verificam-se mais 90 processos de despedimento coletivo entre janeiro e novembro de 2023, em comparação com o mesmo período de 2022. Outubro e novembro de 2023 registaram maior número de processos.
Argentina

Milei não renova contrato a 5 mil funcionários

Milei não vai renovar o contrato aos cerca de cinco mil funcionários públicos que entraram na Administração Pública este ano, mas antes de ter assumido o cargo.
Media

Global Media. Programa de rescisões acaba esta 4ª

O programa de despedimentos da Global Media Group acaba esta quarta-feira. A Comissão Executiva do grupo de media vai despedir entre 150 a 200 trabalhadores e prosseguir com uma reestruturação.
Estados Unidos da América

Assessor demitido após filmagens de sexo no Senado

A demissão do assessor foi anunciada pelo gabinete do Senador Ben Cardin, por, alegadamente, se ter filmado a fazer sexo numa sala de audiências do Senado. O assessor pode ainda ser processado.
Jornal de Notícias

JN: risco de eliminar a pluralidade e diversidade

Conselho de Redação do JN estranha contratações feita no DN nas vésperas do anúncio de rescisão de até 200 trabalhadores da GMG. CR afirma que JN atrai "leitores diversos a títulos diferentes".
Media

AR chama presidente da ERC e trabalhadores do GMG 

Deputados querem chamar ao parlamento presidente da ERC, do sindicato dos jornalistas e dos trabalhadores da TSF, do JN e de O Jogo. Ministro da Cultura mostra-se disponível para reunir com GMG.
Porto

Vereadores preocupados com despedimento no JN

Os vereadores da Câmara do Porto mostraram preocupação e solidariedade com os jornalistas do Jornal de Notícias, em particular com o despedimento de 40 profissionais do jornal diário.
Spotify

Spotify despede cerca de 17% dos trabalhadores

Daniel Ek, o CEO do Spotify, anunciou que a plataforma de áudio vai despedir “cerca de 17%” dos trabalhadores para diminuir os custos no contexto de abrandamento do crescimento económico.
Despedimentos

JN cria petição contra despedimentos 

A redação do Jornal de Notícias criou uma petição contra o despedimento coletivo anunciado. O novo presidente do Conselho de Administração do GMG respondeu que "não há decisão nenhuma".
Media

Global Media Group acusada de “terrorismo laboral”

O Sindicato dos Trabalhadores de Telecomunicações e Comunicação Audiovisual acusou a Global Media Group de “terrorismo laboral”. O sindicato teve conhecimento do despedimento de 150 trabalhadores.
Despedimentos

JN quer "esclarecimento" sobre despedimento

Estão em causa "56 trabalhadores dos serviços partilhados e setor comercial, 40 da redação do Jornal de Notícias, 30 da TSF" e ainda por definir de O Jogo.
PCP

PCP questiona despedimentos na Global Media

O PCP pretende esclarecer "que acompanhamento está [o Governo] a fazer, ou tenciona fazer" e "que diligências pretende tomar para salvaguardar os postos de trabalho e os direitos dos trabalhadores".
Despedimentos

Maersk já despediu 6.500 trabalhadores

Maersk, empresa de transportes marítimos, já despediu 6.500 dos 10.000 trabalhadores que vai cortar, devido ao "difícil ambiente" que se vive no setor. Despedimentos foram divididos por 100 países.
Emprego

Despedimentos coletivos em empresas sobem 28%

A Direção-Geral do Emprego e das Relações Laborais revelou que o número de empresas que comunicou despedimentos coletivos até setembro aumentou 28%, um total de 288 empresas.
Despedimentos

Trabalhadores d' A Bola esperam fundamento

Luís Simões indicou que, estão funcionários que foram abrangidos por rescisões amigáveis, mas que não conseguiram ter acesso às quotas da Segurança Social para receberem subsídio de desemprego.
Autoeuropa

Autoeuropa inicia paragem de produção

Fornecedor afetado pelas cheias de agosto na Eslovénia faz parar a produção na Autoeuropa, durante nove semanas. Sindicato garante já ter conhecimento de 560 despedimentos de trabalhadores precários.
Autoeuropa

Comissões falam em centenas de despedimentos

Coordenadora das CT do parque industrial admite também que o número de despedimentos de trabalhadores precários poderá aumentar de forma significativa.
Impresa

A Bola: propostas de rescisão para 100 pessoas

Sindicato dos Jornalistas apelou à intervenção do Presidente da República e do parlamento e diz que grupo que comprou A Bola, Bola TV, Bola on-line e Autofoco optou por reestruturação agressivo.
Desemprego

Empresas com despedimentos coletivos aumentam 45%

Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho diz que número de trabalhadores a despedir no 1º semestre do ano totalizava 2.000, mas foram efetivamente despedidos 1.872, a maioria mulheres.
Noticiário

16h. Despedimentos coletivos aumentaram 45%

Dados do primeiro semestre deste ano. Número de trabalhadores despedidos aumentou para quase 2 mil e representa uma subida de mais de 22%, indica a Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho.
Spotify

Podcasts. Spotify despede 200 trabalhadores

Spotify vai despedir cerca de 200 trabalhadores devido à necessidade de fazer um "realinhamento estratégico" na área de podcasts. É a segunda ronda de despedimentos anunciada pela empresa este ano.
Despedimentos

Sindicato denuncia "despedimentos selvagens"

O Sindicato Têxtil do Minho e Trás-os-Montes denunciou um despedimento de cerca de meia centena de operários que não receberam os ordenados de março e abril.
Media

DN alerta Marcelo sobre degradação do jornal

Representantes do Diário de Notícias pediram auxilio a Marcelo Rebelo de Sousa sobre a "degradação" do jornal, fruto da saída de vários quadros qualificados do jornal devido a despedimentos.
Walt Disney

Disney vai despedir cerca de 7.000 trabalhadores 

Em consequência dos despedimentos e da reestruturação, a Disney anunciou também que encerrou as operações na divisão que estava a desenvolver a sua estratégia para o metaverso.
Despedimentos

Accenture vai cortar 19 mil empregos em 18 meses

Perto de 19 mil empregos serão cortados pela Accenture nos próximos 18 meses, um número representativo de 2,5% do total da empresa. A consultora espera desembolsar 1,2 mil milhões em indemnizações.
Amazon

Amazon vai despedir mais 9 mil trabalhadores

O CEO da Amazon anunciou que a empresa vai despedir mais nove mil funcionários devido à necessidade de reduzir custos, face à "incerteza que existe no futuro próximo".
Despedimentos

Despedimentos coletivos aumentaram 56% em janeiro

A maioria dos processos de despedimento coletivo ocorreu nas micro e nas pequenas empresas. O número de trabalhadores a despedir em janeiro totalizou 228, tendo sido efetivamente despedidos 221.
Empresas

Yahoo vai despedir cerca de 1.600 pessoas

A Yahoo vai cortar 20% dos postos de trabalho até ao final do ano, o equivalente a cerca de 1.600 pessoas. A principal redução será na equipa de tecnologia para anúncios.
Empresas

Zoom vai despedir 1.300 pessoas

A Zoom vai despedir 1.300 pessoas, o equivalente a 15% do total de empregados. O CEO Eric Yuan assume a responsabilidade e diz que vai reduzir o seu salário e o da equipa de gestão.
Despedimentos

Dell vai despedir 6.650 pessoas

A Dell vai despedir 6.650 pessoas, o equivalente a 5% do total de trabalhadores da fabricante de PC. Com as saídas, a empresa ficará com o menor número de empregados desde 2017.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Verão 2024.  
Assine um ano por 79,20€ 44€
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Este verão, mergulhe no jornalismo independente com uma oferta especial Assine um ano por 79,20€ 44€
Ver ofertas Oferta limitada