438kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Despedimentos

Bloco de Esquerda

O rabinho lavado com água do Rosas

Fernando Rosas conhece mais formas para se despedir do que José Cid no tema “Um grande, grande amor”.
Resposta Pronta

"É como gastar 600 euros para encher o depósito"

Presidente da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal alerta para dificuldades por causa do aumento dos preços da energia. Mário Jorge Machado avisa: há empresas a abrandar ritmo e podem despedir
Bloco de Esquerda

Despedimento Blocolectivo

O BE vai indemnizar os funcionários com as paupérrimas compensações da iníqua lei da troika, ou, pelo contrário, vai ressarci-los com as generosas quantias da lei que gostava que estivesse em vigor?
Despedimentos

Despedimentos coletivos caem 51,9% em 2021

Em 2021 o número caiu em 51,9% face a 2020. A região de Lisboa e Vale do Tejo foi a mais afetada com 213 processos de um total de 336.
Altice

Altice. STPT pede debate sobre despedimentos

A interpelação aos partidos foi feita num documento onde o sindicato considera que atualmente "constitui um tabu tomar a iniciativa de debater politicamente os despedimentos coletivos".
Santander

Protesto. Trabalhadores dão 'prendas' ao Santander

À porta da sede do banco, os trabalhadores colocaram caixas embrulhadas em papel festivo onde se liam palavras como 'burnout' ou 'precariedade' e 'assédio'.
Despedimentos

Despedimentos coletivos caem mais de metade

Há 318 despedimentos coletivos a registar este ano, mais de metade dos 650 que havia em novembro do ano passado. Lisboa e Vale do Tejo é região com maioria dos casos.
Despedimentos

Saint-Gobain. Trabalhadores perdem relação laboral

A maioria dos vínculos laborais cessou esta segunda-feira porque a antiguidade dos trabalhadores ultrapassava os 20 anos, obrigando a um aviso-prévio de despedimento de 75 dias.
EFACEC

Julgamento dos despedimentos na Efacec é retomado

Em causa está um despedimento coletivo de 21 trabalhadores efetuado pela Efacec em agosto de 2018 e que foi contestado judicialmente por 16 dos trabalhadores visados.
Despedimentos

CEO despede 900 funcionários numa chamada de Zoom

CEO acusa funcionários de "roubarem" os clientes e os colegas por não serem produtivos, pois só trabalham duas horas por dia. Especialista alerta que esta atitude pode impactar negativamente negócio.
Greve

Trabalhadores da Efacec em greve

Um dos motivos para a paralisação é a falta de intervenção do Governo para garantir que a empresa dispõe das matérias-primas necessárias para retomar a atividade com normalidade.
Despedimentos

Despedimentos coletivos caem para 271

Entre janeiro e setembro, o número de trabalhadores a despedir totalizou 3.166, tendo sido efetivamente despedidos 2.705. A maioria dos processos registou-se nas microempresas.
Credores

Dielmar. Nova reunião após proposta de 10 milhões

Cláudio Nunes diz que está capacitado para, a partir de quinta-feira, depositar 2 milhões de euros na conta do administrador da insolvência e comprometeu-se ainda a depositar os restantes 8 milhões.
TAP

TAP. Impacto do preço dos combustíveis é negativo

Presidente executiva da TAP adiantou ainda que processo de despedimento coletivo está a ser finalizado, e defende despedimentos com o objetivo de tornar a companhia mais sustentável.
Noticiário

9h. PME. Boas medidas, mas impostos têm de baixar

A confederação das pequenas e médias empresas reage às medidas que aumentam por exemplo a compensação por despedimento para 24 dias e a reposição do valor das horas extraordinárias.
Despedimentos

Cifial: despedimento de 13 pessoas é "desumano"

A fábrica sedeada em Rio Meão, no concelho do distrito de Aveiro, emprega atualmente 233 funcionários e quer avançar com o despedimento coletivo de 13 desses profissionais até ao final do ano.
Despedimentos

Despedimento abrange 145 funcionários do Santander

Os sindicatos dos bancários ligados à UGT continuam a defender a suspensão dos despedimentos e por isso deram entrada providências cautelares contra os despedimentos coletivos.
Santander

Despedimentos no Santander. Julgamento adiado

Os sindicatos pediram o adiamento para poderem "analisar e responder" à contestação entregue na quarta-feira pelo banco. O juiz autorizou e a audiência vai realizar-se no dia 28.
Altice

Altice. Sindicato quer rever lei dos despedimentos

O presidente do sindicado dos trabalhadores da Alice considera que a lei "permite uma liberdade absoluta aos empregadores de invocarem argumentos para despedir centenas ou milhares de trabalhadores".
Sindicatos

Despedimento no BCP: recusada providência cautelar

A providência cautelar contra o despedimento coletivo no BCP foi recusada pelo tribunal competente, enquanto no caso do Santander a medida foi aceite. Os sindicatos vão recorrer da primeira decisão.
PCP

Saint-Gobain. PCP quer ouvir ministra do Trabalho

Despedimento de 130 trabalhadores na Fábrica "Saint-Gobain" preocupa deputados do PCP, que justificam a situação como sendo resultado de uma "busca exclusiva do lucro".
Altice

BE quer discutir "chantagem" da Altice na AR

Catarina Martins afirmou que o despedimento de trabalhadores por parte da Altice é uma "operação para baixar os salários em Portugal", garantindo que outras grandes empresas estão a fazer o mesmo.
Sindicatos

Sindicatos da banca entregam providência cautelar

Os sindicatos dos bancários querem que os tribunais suspendam o processo de despedimento coletivo no BCP e no Santander por considerarem "não haver qualquer justa causa objetiva" para tal.
Sindicatos

Saint-Gobain. Trabalhadores querem novas reuniões

Os trabalhadores da empresa de vidro querem reunir novamente com o Governo para discutir alternativas ao despedimento coletivo em curso na fábrica, antes que este se concretize.
Matosinhos

Refinaria. Matosinhos cria gabinete de apoio

O objetivo do gabinete é dar apoio à reconversão e integração profissional dos trabalhadores que foram afetados pelo fecho da refinaria de Matosinhos.
Despedimentos

Trabalhadores da Saint-Gobain pedem soluções

"O Governo ficou de ver alternativas de emprego credíveis e viáveis para estes trabalhadores, mas não assumiu nenhum compromisso" referiu uma responsável.
Trabalhadores

Pré-avisos de greves aumentam para 400 até agosto

O número de pré-avisos de greve representa um aumento de 9% comparando com o período homólogo. Já o número de despedimentos coletivos comunicados até agosto caiu para 248.
Despedimentos

Trabalhadores da Saint-Gobain mantêm luta

Os trabalhadores Saint-Gobain decidiram manter a luta por considerarem que as propostas da empresa apresentaram "perspectivas e não soluções" e sente que não têm motivos para alterar a sua posição.
EFACEC

Julgamento do despedimento coletivo da Efacec

O sindicato Site-Norte considera "vergonhoso que o Governo não ponha cobro ao despedimento coletivo". Julgamento no Juízo do Trabalho de Matosinhos sobre o caso começa esta sexta-feira.
Noticiário

7h. Galp. Costa escreve artigo para esclarecer 

Primeiro-ministro compara o que disse em maio sobre os despedimentos na refinaria de Matosinhos, com o que disse neste último fim de semana. Mas dureza nas palavras só chegou agora.
Parlamento

Código do Trabalho: revogação de normas rejeitada

O projeto dos bloquistas que pretendia revogar a presunção legal, prevista no Código do Trabalho, foi esta sexta-feira rejeitado com os votos contra do PS, PSD, CDS e Chega, a abstenção da IL.
Santander

Santander irredutível no despedimento coletivo

O Santander Totta pretende a saída de 685 trabalhadores. Já o BCP anunciou na semana passada que vai fazer um despedimento coletivo de 62 trabalhadores.
PCP

PCP volta a propor salário mínimo de 850 euros

A regulação do trabalho noturno, limitação aos despedimentos, a baixa do preço de combustíveis e energia também foram outras das propostas anunciadas.
Despedimentos

Trabalhadores do Santander anunciam greve

Caso o banco aprove o despedimento coletivo, os trabalhadores do Santander irão juntar-se aos do BCP em greve. A data para a paralisação será anunciada ainda esta quinta-feira.
Santander

UGT espanhola contra despedimentos em Portugal

Os principais bancos portugueses estão a reduzir milhares de trabalhadores, sendo BCP e Santander Totta os que têm processos mais 'agressivos', nomeadamente intenção de despedimentos coletivos.
Trabalhadores

Trabalhadores da Saint-Gobain vão manifestar-se

A concentração junto à residência oficial de S. Bento foi decidida pelos trabalhadores que se manifestaram esta quarta-feira junto ao Ministério do Trabalho, onde foi pedida a marcação de uma reunião.
Angola

Despedimentos com a suspensão do canal Zap Viva

A operadora angolana ZAP de Isabel dos Santos "dará início a um processo de restruturação e desvinculação de um conjunto de elementos da força laboral, depois da suspensão do canal ZAP Viva.
BCP

Despedimento coletivo de 62 trabalhadores no BCP

O banco vai iniciar um processo de despedimento coletivo de 62 trabalhadores de dez áreas e direções, depois de negociar a saída de 700 colaboradores. Sindicatos avançam com greve.
Despedimentos

Saint-Gobain. Protestos contra despedimentos

"Vamos pedir a intervenção do Governo junto desta multinacional, para que impeça o encerramento da fábrica e defenda os interesses do país", referiu o sindicato quanto ao despedimento de 130 pessoas.
Despedimentos

Despedimento na refinaria de Matosinhos dia 15

A Comissão Central de Trabalhadores da Petrogal avança com o despedimento coletivo dos trabalhadores no dia 15 de setembro, "será o marco mais negro na história" da Galp.
UGT

UGT pede apoio internacional sobre saídas na banca

A união de sindicatos enviou esta quarta-feira uma carta às principais organizações sindicais internacionais. Em causa está a situação dos despedimentos coletivos nos bancos BCP e Santander Totta.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.