250kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Despedimentos

Santander

Bancários protestam em lisboa contra despedimentos

Os manifestantes exigem o fim do processo de despedimentos e um programa "digno" de rescisões voluntárias em que os trabalhadores possam decidir, sem pressões, se aceitam sair.
Santander

Sindicato inicia protestos contra despedimentos

O banco Santander Totta disse que adiou "temporariamente" a aplicação das medidas e que pretende evitar um despedimento coletivo. Esta terça-feira começa a primeira das quatro manifestações.
Galp

Matosinhos. Galp avança com despedimento coletivo 

A Galp vai dar início a um despedimento coletivo de cerca de 150 trabalhadores. Após ter decidido o encerramento da refinaria, a empresa encetou conversas individuais com os 401 trabalhadores.
Santander

Santander quer evitar despedimento coletivo

A administração do banco resolveu atender "às solicitações transmitidas pelo SBN, SBC e Mais, e tomou a decisão de adiar temporariamente a aplicação de qualquer medida unilateral".
Coronavírus

Sindicato alerta para despedimento de enfermeiros 

Centro Hospitalar de Leiria vai dispensar até agosto 19 enfermeiros, alerta do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses: "São enfermeiros dispensados, descartados."
BBVA

Espanhol BBVA quer despedir 3.800 trabalhadores

BBVA defende despedimento coletivo devido à enorme concorrência no setor, às baixas taxas de juro, à adoção acelerada de canais digitais pelos clientes e à entrada de novas entidades digitais.
Media

DN. Corte nos horários e salários do grupo

A empresa que detém o Diário de Notícias, Jornal de Notícias e TSF vai reduzir o horário de trabalho e vencimentos aos trabalhadores entre maio e setembro.
Coronavírus

Vaga de despedimentos iminente após fim de apoios

354
Pagamento de subsídios de férias no verão, diminuição de apoios do Estado às empresas e fim dos períodos de carência aumenta preocupação quanto a vaga de despedimentos até final do ano.
Despedimentos

Sindicato dos Jornalistas pede reunião com Cofina

"O Sindicato manifesta solidariedade com os trabalhadores, estando já a prestar apoio jurídico aos associados", comunicou recordando que há apenas 4 anos o grupo fez um despedimento de 65 pessoas.
Comunicação Social

Cofina avança com despedimento de 26 trabalhadores

O grupo Cofina Media vai avançar com o despedimento coletivo de 26 trabalhadores. A empresa, que detém publicações como o Correio da Manhã ou o Record, fundamenta-se em motivos de mercado.
Resposta Pronta

Empresas sem apoio Covid. "Vão falir e vão fechar"

Jorge Pisco, presidente da Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas, fala em "discriminação". Governo aponta como motivo a não existência de histórico de comparação de quebra.
Despedimentos

Sindicato repudia despedimento na TSF/Madeira

"Como é que se pode manter uma rádio de informação, sem jornalistas no seu quadro de pessoal", questiona a Direção Regional da Madeira do Sindicato dos Jornalistas.
Nokia

Nokia planeia cortar até 10 mil empregos em 2 anos

A empresa finlandesa, que liderou o mercado dos telemóveis na primeira década do século vinte e um, tem atualmente cerca de 90 mil empregados e planeia cortar 11% da sua mão de obra.
Despedimentos

Eurest. Despedimento coletivo de 146 trabalhadores

Dos 146 trabalhadores que serão despedidos, 141 são mulheres. O sindicado diz que "não há nenhum motivo" para a empresa - que "dá milhões de lucro todos os anos" - recorrer a despedimentos coletivos.
Sindicatos

1.800 enfermeiros poderão ser despedidos

Sindicato dos Enfermeiros Portugueses denunciam possíveis despedimentos dos enfermeiros que tenham assinado contrato entre maio e dezembro de 2020, tanto no público como no privado.
Novo Banco

Trabalhador avança para tribunal contra Novo Banco

A mulher do dirigente sindical foi despedida em 2019 e agora foi a vez de Nuno Matos. O sindicato fala em perseguição e o dirigente relaciona o seu despedimento com propostas que fez à administração.
Novo Banco

Novo Banco pode dispensar 1.500, diz comissão

Comissão de trabalhadores diz que banco está a "ir mais longe que objetivos acordados" com a Comissão Europeia, estando em causa "processos de rescisões pouco amigáveis ou um despedimento coletivo".
Despedimentos

Bombardier despede 1.6000 trabalhadores este ano 

A empresa canadiana revelou que reduziu os prejuízos para 568 milhões de dólares no ano passado e vai interromper este ano a produção dos jatos para executivos Learjet.
Arquitetura

Precariedade e baixos salários dominam arquitetura

Inquérito realizado durante o 1º confinamento conclui: há falta de cumprimento de regras de higiene, burlas ao Estado, violência moral sobre mulheres gestantes, atos de coação e despedimentos ilegais.
Jornalismo

Jornalista dispensada após tweet de apoio a Biden

Lauren Wolfe, que trabalhava como freelancer no The New York Times, foi dispensada dois dias depois de escrever no Twitter que ficou "arrepiada" ao ver o avião de Joe Biden aterrar em Washington.
Estados Unidos da América

Milhares despedidos mas CEO pode receber bónus

115
Empresa norte-americana General Electric, envolvida no fabrico de motores de aeronaves, despediu milhares durante a pandemia mas diretor executivo poderá receber um bónus de 38 milhões de euros.
Despedimentos

Eurest acusada de despedir mais de 200 pessoas

A Eurest contratou, através de empresas de trabalho temporário, mais de 200 trabalhadores para as cantinas escolares do distrito do Porto. Assinaram contratos a termo incerto e agora foram despedidos.
Ryanair

Ryanair vai avançar com despedimento coletivo

A empresa de aviação diz que não tem quaisquer vagas para tripulantes de cabine em Portugal, mas antes excesso, e lamenta que o acordo assinado com o sindicato não tenha sido aceite pelos associados.
Despedimentos

Sumol+Compal despede 80 trabalhadores

614
"É uma decisão muito difícil, tomada perante uma conjuntura excecional", refere a empresa, que promete pagar indemnizações "acima do quadro legal" e não pagar prémios de gestão referentes a 2019.
Sindicato dos Jornalistas

Global Media. Pedida intervenção nos despedimentos

O Sindicato denunciou que "o regime de 'lay-off' simplificado, que tem como propósito mitigar situações de crise empresarial acabou por financiar mais um despedimento coletivo".
Despedimentos

Generali Seguros vai dispensar trabalhadores

Processo da empresa que detém Tranquilidade, Açoreana e Logo tem duas fases. Na primeira é encorajada a saída voluntária dos trabalhadores, só depois serão cessados os restantes contratos.
Despedimentos

Securitas vai despedir vigilantes dos aeroportos

A Securitas vai despedir 82 trabalhadores dos aeroportos de Lisboa da Madeira. A empresa presta serviços no controlo de acessos de pessoas e no rastreio de bagagens.
Media

Global Media. Sindicato critica despedimentos

Para o Sindicato dos Jornalistas, "despedimentos e a degradação das condições de trabalho" não são solução e terão como consequência "redução da informação produzida, com reflexo na qualidade".
Despedimentos

Eurest. Funcionários em greve contra despedimentos

153
A Eurest recorreu ao layoff simplificado para enfrentar os efeitos da pandemia e agora quer despedir trabalhadores, contrariando as recomendações governamentais. Funcionários estarão em greve dia 5.
Ryanair

Ryanair despede 23 trabalhadores da base do Porto

153
Empresa justifica a decisão com a pandemia, a redução nos horários e o "fracasso" do sindicato nas negociações. Este mês acabou o prazo durante o qual não podia despedir por ter aderido ao layoff.
Banco de Portugal

Bancos reduziram 13 mil trabalhadores em 10 anos

Bancos em Portugal reduziram quase 13 mil trabalhadores e fecharam mais de 2.000 balcões entre 2009 e 2019, segundo a atualização das séries longas do sistema bancário português do Banco de Portugal.
Despedimentos

Santander. Sindicato não permite assédio 

O presidente do Sindicato dos Quadros e Técnicos Bancários afirma que os trabalhadores do Santander Totta têm receio da reestruturação. "Sob a capa de negociação não pode haver assédio", diz.
Banca

Num ano, bancos fecharam 117 agências

Os analistas preveem que nos próximos anos menos pessoas trabalhem em bancos. Os sindicatos do setor já alertaram para as ameaças quetêm sido feitas aos trabalhadores do Santander.
Despedimentos

Portway. Sindicato receia até 300 despedimentos

A Portway, que é detida pela ANA - Aeroportos de Portugal, está a contactar centenas de trabalhadores para reuniões. Sindicalista diz que contactos estão a ser cirúrgicos para despedir quem incomode.
Consumo

Marks&Spencer vai dispensar 7.000 funcionários

O grupo Marks and Spencer vai dispensar 7.000 funcionários nos próximos três meses devido ao impacto da pandemia da covid-19. Apostará nas vendas online, dadas as mudanças nos hábitos de consumo.
Despedimentos

IPSS despede 79 trabalhadores de lar em Lisboa

O Estado está a ser responsabilizado pelo despedimento de 79 trabalhadores do lar Mansão de Santa Maria de Marvila, que acusa o Instituto de Segurança Social de não cumprir obrigações financeiras.
Comunicação Social

Pandemia gera crise nos media

A pandemia está a levar à multiplicação de despedimentos de jornalistas em todo o mundo e a acelerar o fim do papel, segundo especialistas e profissionais.
Coronavírus

Emprego. O que querem os partidos no Suplementar /premium

Na agenda dos partidos para o Suplementar há um leque variado de propostas para o capítulo do emprego: uns querem o fim dos despedimentos durante a pandemia, outros o regresso do banco de horas.
Autoridade Para As Condições Do Trabalho

ACT suspende despedimento ilegal de 84 pessoas

A Autoridade para as Condições do Trabalho detetou 52 situações de despedimentos ilegais abrangendo 84 trabalhadores. A diretora-geral da ACT considera cedo para avaliar este novo poder.
Castelo Branco

PCP questiona sobre tentativa de despedimento

E causa está a alegada tentativa de despedimento dos trabalhadores da lavandaria hospitalar do Fundão, no distrito de Castelo Branco. PCP exigiu medidas ao Governo para evitar situação.
Coronavírus

Ryanair. Sindicato recusa negociar despedimentos

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil vai recusar qualquer negociação com a Ryanair sobre eventuais reduções salariais ou despedimentos.
Coronavírus

Airbnb vai despedir cerca de 25% dos funcionários

A plataforma de arrendamento de alojamento local online Airbnb vai despedir cerca de 25% dos cerca de 7.500 funcionários da empresa em todo o mundo, na sequência das restrições face à pandemia.
Ryanair

Ryanair obrigada a readmitir trabalhadores

A Ryanair vai ser obrigada a readmitir 224 trabalhadores, após um tribunal espanhol ter decidido a nulidade de um despedimento coletivo feito pela transportadora.
Coronavírus

635 pessoas despedidas ilegalmente de refeitórios

A ICA, que tem a concessão de refeitórios escolares, despediu ilegalmente 635 pessoas devido à Covid-19, denunciou o sindicato dos trabalhadores dos restaurantes e similares do Centro.
Coronavírus

Governo acusado de preparar 2.500 despedimentos

A Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública acusa o Governo de preparar "despedimentos em larga escala" nas escolas da rede pública, que afetam 2.500 trabalhadores não docentes.
Coronavírus

CGTP denuncia 1.600 despedimentos em empresas 

A intersindical diz que estes despedimentos, denunciados numa lista enviada à Autoridade para as Condições do Trabalho e à Ministra do Trabalho, é apenas "uma amostra" do que vai acontecer no país.
Estado

Estado português condenado por despedimento ilegal

Em causa está o despedimento ilegal de uma empregada doméstica a trabalhar na residência de um embaixador português no Luxemburgo. Total de indemnizações será de 20 mil euros.
Despedimentos

WeWork. Presidente despede e vai jantar fora

Marcelo Claure partilhou fotografia da sua refeição em restaurante com estrela Michelin, no valor de 100 euros por pessoa um dia depois de uma das suas empresas ter despedido 2.400 funcionários.
Despedimentos

Cortes promovem despedimentos na Lusa

419
Os órgãos representativos dos trabalhadores da Lusa alertam que corte de mais de 400 mil euros "levará a uma brutal perda da qualidade do serviço" e a despedimentos de jornalistas.
Sindicatos

Cristina vai ser reintegrada na corticeira

2130
Trabalhadora vai exercer "as mesmas funções que tinha antes de ser despedida". Cristina Tavares poderá ainda vir a receber uma indemnização por danos morais.
Santander

Espanha. Santander dispensa 3.200 trabalhadores

A supressão dos postos deve-se a uma reestruturação no Santander. Os trabalhadores serão dispensados através da concessão de pré-reformas voluntárias e o banco vai dar-lhes novos empregos.
Despedimentos

Despedimentos coletivos sobem 22,5% em janeiro

256
Os despedimentos coletivos dados por concluídos em janeiro totalizaram 33, valor que compara com os 39 contabilizados no mesmo mês de 2018. Universo de trabalhadores afetados aumentou.
Jogos

Casino. Tribunal anula despedimento coletivo  

206
O Tribunal de Trabalho de Barcelos anulou o despedimento coletivo de 21 funcionários do Casino da Póvoa de Varzim por considerar não haver nexo entre os motivos apresentados e o despedimento.
EFACEC

Efacec. "Pressão e chantagem" nas eleições

Comissão de Trabalhadores da Efacec denunciou o "envolvimento, pressão e chantagem" da administração nas eleições para aquele órgão, afirmando ter vencido a lista "envolvida no despedimento coletivo".
Greve

Efacec em greve contra despedimento coletivo

Os trabalhadores da Efacec cumprem esta quarta-feira uma greve parcial de duas horas por turno, em protesto contra o despedimento coletivo em curso.
Despedimentos

Joalharia suíça despede depois de saída da Sodiam

Joalharia de luxo pretende cortar 41 postos de trabalho, que justifica com a quebra nas vendas, decisão que surge depois de a estatal angolana Sodiam ter saído daquela empresa.
Açores

Cofaco promete readmitir quadros

A Cofaco anunciou em janeiro o despedimento dos seus trabalhadores. A empresa prometeu, contudo, que, quando a nova fábrica estiver construída, a maioria dos quadros seria readmitidos.
CTT

PS não descarta nacionalização dos CTT. As reações

223
PS não rejeita hipótese dos CTT serem renacionalizados, como pedem PCP e BE. Ministro vai ser ouvido no Parlamento, assim como administração e trabalhadores. PSD e CDS querem cumprimento do contrato.
Angola

Sonangol. Isabel dos Santos critica despedimentos

A empresária acusou a atual administração, que em novembro passou a ser liderada por Carlos Saturnino, de "despedimentos em massa", nomeadamente de colaboradores que lhe eram próximos.
Energia

General Eletric Power vai despedir 200 pessoas

A General Eletric vai eliminar 200 postos de trabalho em Setúbal. A empresa justifica-se com a queda de procura por novas unidades de produção termoelétrica de energia.
Despedimentos

Despedimentos coletivos abrangeram 2 mil pessoas

Perto de 2.500 trabalhadores perderam o emprego nos primeiros até agosto devido a despedimentos coletivos, a maioria na região de Lisboa. Despedimentos coletivos atingiram o pico em Portugal em 2012.
Despedimentos

Somague confirma despedimento de 300 trabalhadores

A construtora confirmou a notícia à Lusa no mesmo dia em que o presidente do Sindicato da Construção afirmou que a empresa se preparava para fazer um despedimento coletivo.
Estados Unidos da América

General Motors despede mil trabalhadores nos EUA

O fabricante automóvel General Motors anunciou o despedimento de mil pessoas na sequência da eliminação de um turno de produção numa fábrica em Kansas City, nos Estados Unidos.
Nova Zelândia

Fábrica de Chocolate angaria 3,3 milhões

Uma campanha de crowdfunding, que angariou 3,3 milhões de dólares em dois dias, evitou o encerramento de uma fábrica de chocolates da Cadburry, na Nova Zelândia.
Hospitais

Demissões no Hospital Amadora-Sintra

305
A direção clínica e diretores de serviço do Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra) decidiram demitir-se em protesto contra as dificuldades na contratação de profissionais.
Despedimentos

Cortes nos colégios trazem despedimentos

A associação que representa os colégios privados diz que os novos cortes nos contratos de associação vão levar 6 mil alunos a mudar de escola e mais de 600 professores e funcionários ao desemprego.
Despedimentos

Seguradoras Unidas acusadas de demissões coletivas

Os trabalhadores da Seguradoras Unidas acusam a empresa de tentar "desencadear um verdadeiro despedimento coletivo", exigindo que o Ministério do Trabalho trave a saída de 380 funcionários do grupo.
Banca

Mais de 2.000 pessoas saíram dos bancos em 2016

No ano passado saíram quase o dobro das pessoas em comparação com 2015. O Novo Banco foi o que registou mais saídas, seguido do BPI e Caixa Geral de Depósitos.
Indemnizações

Lei devia ser clara no cálculo de indemnizações

Garcia Pereira defende que a lei laboral devia ser mais clara nos casos de indemnizações por despedimento, para impedir que os patrões excluam da base de cálculo as componentes extra salariais.
Construção

Teixeira Duarte também pede exceção para rescindir

A construtora Teixeira Duarte fez um pedido de empresa em reestruturação ao Governo, que está a ser analisado, e que poderá levar à saída de cerca de 300 trabalhadores em três anos.
BCP

BCP cortou 126 postos de trabalho

O BCP reduziu o quadro de pessoal em 126 trabalhadores entre setembro de 2015 e setembro de 2016, fechando 45 agências durante esse período e vai fechar até ao máximo de 20 balcões até dezembro.
Base das Lajes

Redução da força laboral nas Lajes concluída

A Comissão Representativa dos Trabalhadores portugueses da base das Lajes teme novos despedimentos. Esta sexta-feira, saem os últimos dos 450 trabalhadores que assinaram rescisões por mútuo acordo.
Porto

Despedimento na Portway não chega ao Porto

O despedimento coletivo da Portway não vai abranger o aeroporto do Porto uma vez que o número de rescisões voluntárias ultrapassou o número de saídas planeadas pela empresa de assistência em terra.
Despedimentos

Centena de trabalhadores contra fecho da Impormol

Cerca de 100 trabalhadores manifestaram-se em Lisboa contra o encerramento da empresa de peças automóveis Impormol. Administração da empresa comunicou que iria avançar para um processo de insolvência.
Sindicatos

Portway: Sindicato chama despedimentos "seletivos"

O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos condenou o processo de despedimento coletivo da empresa Portway no aeroporto de Faro, que disseram ter sido "seletivo".
Novo Banco

PS chama Stock da Cunha para explicar despedimento

Socialistas querem ouvir no Parlamento o presidente do Conselho de Administração do Novo Banco e da comissão de trabalhadores para explicar despedimentos. E pede documentos sobre Banif.
Media

João Soares solidário com jornalistas

O ministro da Cultura, João Soares, que tutela a comunicação social, manifestou "profunda solidariedade" para com "os profissionais da informação" portugueses que se confrontam com situações de desemprego
Comunicação Social

Jornais Sol e i. Newshold sai e despede 2/3

591
Newshold vai sair da estrutura acionista dos dois jornais, que perdem agora 120 trabalhadores. Sindicato diz a jornalistas para "não assinarem quaisquer documentos que lhes sejam apresentados".
Cimpor

Cimpor: reunião decisiva com trabalhadores

A Comissão de trabalhadores da Cimpor vai reunir-se esta quinta-feira com a empresa para discutir a situação do despedimento coletivo de 25 funcionários dos quadros superiores.
Despedimentos

Fábrica de bolachas Triunfo vai encerrar

435
A fábrica de bolachas Triunfo, em Mem Martins, em Sintra, vai encerrar em 2016. A produção da empresa Mondeléz vai ser transferida para a República Checa e deixar cerca de uma centena sem emprego.
Desemprego

Trabalhadores da Unicer procuram soluções

Os trabalhadores da Unicer em Leça do Balio, no concelho de Matosinhos, aprovaram hoje uma moção na qual se mostram disponíveis para encontrar soluções que evitem despedimentos na empresa, decisão que repudiam e dizem não compreender.
Economia

Somague vai despedir de 273 trabalhadores

A Somague vai despedir 273 trabalhadores. "O setor da construção sofreu uma paragem significativa nestes mercados, o que obrigou a ajustar a estrutura." Sindicato receia mais despedimentos.
Emprego

Caterpillar vai eliminar 10 mil postos de trabalho

A Caterpillar anunciou que extinguirá 10 mil postos de trabalho em todo o mundo, até 2018. Só no próximo ano sairão cerca de 5 mil trabalhadores ligados à empresa americana.
Nova Constituição

Os funcionários públicos podem ser despedidos?

Esta é a 16.ª das 50 perguntas sobre a Constituição que iremos colocar diariamente, enquanto durar o novo projeto do Observador. Acha que conhece a lei fundamental do país? Teste a sua cultura.
Macroeconomia

Três propostas do PS que podem ir ao TC

Manutenção de cortes salariais na função pública em 2016 e despedimentos por "razões económicas" levantam dúvidas de constitucionalidade. Convergência de pensões também pode voltar a ir parar ao TC.
PT

O ebay pode ter de despedir 3000 pessoas

O ebay vai separar-se da PayPal no final de 2015. Analistas financeiros dizem que as primeiras alterações se vão traduzir em numerosos despedimentos.
Sindicatos

UGT teme despedimentos de funcionários públicos

Carlos Silva teme a possibilidade de 12.000 trabalhadores serem enviados para a requalificação. UGT acredita que isso levará "ao despedimento".
Tecnologia

Criadora de Angry Birds despede 130 pessoas

A empresa finlandesa que criou o jogo para smartphones mais vendido de sempre (diz a própria) anunciou que vai despedir 130 pessoas. Porquê? O sucesso não foi o esperado.
Jornalismo

New York Times vai despedir 100 jornalistas

128
O jornal norte-americano também anunciou que vai descontinuar a aplicação móvel, recentemente lançada, New York Times Opinion, devido a não estar a ter a adesão esperada.
Despedimentos

Jornalistas da Controlinveste ameaçam fazer greve

Os jornalistas aprovaram uma moção em que exigem a suspensão do processo de despedimento coletivo. Se tal não se verificar, avançam para uma greve de 24 horas.
Despedimentos

BBC vai despedir 200 pessoas até 2017

Serão suprimidos imediatamente 65 empregos, o que significa uma poupança de 38 milhões de libras.
A página está a demorar muito tempo.