A nova equipa de gestão do Novo Banco liderada por Eduardo Stock da Cunha entrou em funções nesta quarta-feira, sendo constituída por apenas quatro administradores, entre os quais, o presidente, revelou hoje a instituição financeira num comunicado enviado ao supervisor.
“Informa-se que, na sequência da deliberação do Conselho de Administração do Banco de Portugal de 16 de setembro de 2014, a composição do Conselho de Administração do Novo Banco é a partir da presente data a seguinte: Dr. Eduardo Stock da Cunha (presidente), Dr. Jorge Freire Cardoso, Dr. Vítor Fernandes e Dr. José João Guilherme”, lê-se no documento que está disponível na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Isto significa que a nova equipa de gestão do Novo Banco entrou hoje em funções, permitindo a saída de Vítor Bento (presidente), José Honório (vice-presidente) e João Moreira Rato (administrador financeiro) da entidade, tal como pretendiam. Mais, segundo o comunicado do Novo Banco, os outros quatro administradores que exerciam funções na instituição – João Freixa e Jorge Martins, que tinham transitado da anterior administração do Banco Espírito Santo (BES), e João Mello Franco e Miguel Rio-Tinto (que integravam a equipa de Vítor Bento) – renunciaram aos cargos.
Estes quatro responsáveis “tomaram a iniciativa de hoje apresentar o pedido de renúncia aos cargos de membros do Conselho de Administração”, informou o Novo Banco, o que significa que a equipa de gestão da instituição é reduzida de sete para quatro elementos.