Se a Grécia não conseguir um acordo com a Alemanha e com os outros parceiros europeus para a dívida, o país tem alternativas, garante Panos Kammenos, o ministro da Defesa da Grécia pelo partido nacionalista dos Gregos Independentes, que estão em coligação com o Syriza de Alexis Tsipras.

“O que queremos é um acordo”, diz Panos Kammenos, citado pela Reuters. “Mas se não houver um acordo – esperemos que haja – e se virmos que a Alemanha continua intransigente e que quer rebentar com a Europa, então teremos a obrigação de passar para o Plano B“, afirma Panos Kammenos.

E em que consta esse “Plano B”? “O Plano B é obter o financiamento de outra fonte“, explica o ministro da Defesa, que foi entrevistado num programa da televisão grega na noite de segunda-feira. “Podemos estar a falar dos Estados Unidos da América (EUA), ou pode ser a Rússia, a China ou outros países”, adianta Panos Kammenos.

As declarações foram feitas a poucas horas de uma reunião extraordinária dos ministros das Finanças do Eurogrupo em que Yanis Varoufakis, o ministro das Finanças, irá pedir formalmente um empréstimo temporário para dar tempo para que seja profundamente revisto o programa de ajustamento na Grécia.

Em conferência de imprensa com Barack Obama na segunda-feira, a chanceler alemã Angela Merkel não teceu grandes comentários sobre a situação. Mas adiantou que “o atual programa tem de ser a base para quaisquer negociações que viermos a ter” com Atenas. “O que conta é a proposta que a Grécia colocar na mesa”, afirmou a chanceler alemã.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR