A Grécia está em negociações técnicas com a Comissão Europeia, o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Central Europeu (BCE), confirmou oficialmente fonte da Comissão Europeia esta sexta-feira. Face à intransigência várias vezes veiculada por Atenas em continuar a negociar com a troika, um porta-voz do Ministério das Finanças da Alemanha, Martin Jaeger, diz que o Governo alemão “tem todo o gosto em deixar de chamar troika, mas as três instituições vão continuar a monitorizar a situação na Grécia”.

O primeiro-ministro Alexis Tsipras e o chefe do Eurogrupo, o holandês Jeroen Dijsselbloem, estão a começar os “trabalhos técnicos” para definir a “base comum” entre o que consta do atual programa e as exigências do novo Governo. Estes trabalhos, que preparam a reunião do Eurogrupo de segunda-feira, estão a ser lidos pelos economistas e pelos investidores com um sinal de aproximação entre as partes, daí a valorização das bolsas nesta sexta-feira.

Martin Jaeger, porta-voz do Ministério das Finanças, diz que a Alemanha tem uma atitude “construtiva” quanto a uma solução para a Grécia mas garante que uma extensão do programa – algo que o Governo grego não deseja – “é a única via“. Essa terá de ser a base de trabalho para as negociações que o Governo grego iniciou esta sexta-feira com “as instituições da troika”, afirma o responsável, citado pela Reuters.

Alexis Tsipras, o primeiro-ministro, afirmou no final do Conselho Europeu que “a nossa transição do programa antigo para um novo é o objetivo exclusivo destas negociações” e que “será, também, o principal assunto de discussão da reunião do Eurogrupo na segunda-feira”. O responsável acrescentou que “a Grécia, durante estas negociações tem uma posição clara: vamos lutar e tentar convencer os parceiros europeus”, repetindo que “a Grécia não irá chantagear ninguém nem será chantageada”.

“Quero garantir ao povo grego e aos representantes gregos que foram dados passos importantes nestas negociações mas este é, ainda, um processo em curso”, notou Alexis Tsipras, mostrando-se “confiante de que estas conversações [no Conselho Europeu] irão facilitar as conversações com o Eurogrupo na segunda-feira”.

Até lá, Tsipras garante que o seu Governo estará “em contacto com os nossos parceiros institucionais – Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional e Banco Central Europeu – para encontrar soluções comuns aceitáveis”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR