456kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Troika

Fact Check

Santos Silva governou sempre que houve bancarrota?

Portugal recorreu a ajuda externa devido a crises de liquidez em três momentos. Em todos eles o PS governava, mas Santos Silva era governante?
Troika

Ex-chefe do FMI. "Portugal não desperdiçou crise"

Em entrevista ao Jornal de Negócios, Poul Thomsen diz que Portugal "usou a crise [que levou à chamada da troika] para promover mudanças". Portugueses "uniram-se em prol do interesse nacional", afirma.
Tribunal Constitucional

Independência do poder judicial em causa na troika

João Caupers diz que a independência do poder judicial depende da liberdade do juiz "para decidir livremente" e que a "efetivação desta liberdade exige que o juiz não sofra qualquer tipo de pressões."
Troika

Mia Couto escreveu texto político sobre jovens?

Texto circula há anos e a resposta é sempre a mesma: Mia Couto não é o autor daquelas palavras, tal como o próprio esclarece em declarações ao Observador.
Parlamento

PS pressionado a alterar lei do tempo da troika 

Os partidos de esquerda teceram críticas à manutenção das regras mais lesivas para os trabalhadores que foram incluídas no Código do Trabalho durante a revisão de 2012.
Governo

O regresso da troika

Comemoram-se agora sete anos que a troika deixou o país. As reformas que ficaram por fazer prometem agora regressar para pagarmos os subsídios do Plano de Recuperação e Resiliência.
Dívida Pública

A dívida é outra vez um problema, 10 anos depois

Faz esta terça-feira 10 anos que Portugal pediu o resgate. Com a dívida pública a atingir um novo máximo, deve o Governo estar preocupado com o pós-pandemia?
Explicador

10 anos do resgate. "Aprendemos só a não gastar"

Para Susana Peralta e Carlos Guimarães Pinto, a chegada da Troika foi "traumática" e ainda é visível na gestão do país. Portugal chegou "descalço" à atual crise devido à "centralização da economia".
Tempestade Perfeita

A troika foi chamada há 10 anos. O que aprendemos?

Alguma coisa já mudou no país e na Europa. Mas os riscos principais para uma crise de financiamento continuam.
Fundo Monetário Internacional

Ex-chefe do FMI na troika para Portugal reforma-se

Poul Thomsen foi o primeiro rosto do Fundo Monetário Internacional no programa de assistência a Portugal. Foi também o representante no resgate à Grécia. Vai reformar-se depois de 37 anos no FMI.
Programa de Ajustamento

Portugal reembolsou mais 2 mil milhões a credores

Portugal já reembolsou antecipadamente os dois mil milhões de euros ao Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF) pelos empréstimos concedidos durante a 'troika', anunciou o credor europeu.
Financial Times

Como ler o editorial do FT (guia para socialistas)

Ignore, por favor, a referência a “ainda haver muito por fazer”. António Costa não tem de fazer nada. As coisas, como estes quatro anos provaram, acontecem sozinhas.
Rui Rio

Portugal continua a não ser a Grécia

Quando a Grécia se afundava em resgates, Passos impediu que Portugal fosse a Grécia. Agora, quando a Grécia se liberta da demagogia, é Rui Rio quem impede que Portugal seja a Grécia.
IGCP

Troca de dívida. A arte de facilitar a “corrida”

O Estado continua a aliviar a pressão a curto prazo, fazendo troca de dívida pela terceira vez este ano. Mas o que é que isso significa exatamente? É melhor começarmos por uma corrida de obstáculos
Troika

O dever da memória

Como foram tomadas as decisões no tempo da troika? Como foram afectados os portugueses? Uma grande reportagem de Paulo Ferreira e Isabel Loução Santos, que passou na TVI, lembra como foram esses anos.
Austeridade

Nunca tão poucos enganaram tantos

Em 2016, disseram-nos que a austeridade era uma página, e que estava virada. A austeridade, porém, não é uma página. É um livro inteiro, de que já ninguém lembra o princípio e ninguém sabe o fim.
Trabalho

Há mais 73 mil precários do que no ano da troika

Trabalhadores precários atingiram o valor mais alto desde 2011. Em 2018, quase 900 mil trabalhadores tinham vínculos laborais instáveis. Serviços lideram e as mulheres são as mais afetadas.
Pedro Santana Lopes

Santana diz que esquerda quer ser "troika dois"

Santana Lopes acusa os partidos da esquerda de "quererem ser uma 'troika' dois", "sempre a cortar", ignorando uma aposta no crescimento económico e no alívio da carga fiscal às empresas.
Mário Centeno

"Lamentável". Geringonça arrasa vídeo de Centeno

João Galamba diz que vídeo de Centeno sobre fim do resgate à Grécia é "lamentável". Mariana Mortágua diz que discurso é "perigoso". Já Ascenso Simões ataca Galamba com "cheiro Syriza pré-histórico".
Yanis Varoufakis

Varoufakis: "Parece propaganda norte-coreana"

Yanis Varoufakis, antigo ministro das Finanças grego, criticou o vídeo partilhado por Mário Centeno para assinalar o fim do resgate à Grécia. "Parece propaganda norte-coreana", disse Varoufakis.
Grécia

Grécia celebra fim de oito anos de resgates

A Grécia assinala esta segunda-feira o fim do terceiro resgate financeiro. Mário Centeno assinalou a data através de um vídeo partilhado nas redes sociais.
Carvalho da Silva

Inverter austeridade demorará duas legislaturas

O sociólogo Manuel Carvalho da Silva admitiu que serão precisas duas legislaturas para reparar os danos causados na sociedade portuguesa durante a intervenção da 'troika'.
Carpool

Sócrates? "Foi um momento de dificuldade. E dor"

A reversão das medidas impostas pela troika. Ainda o escândalo Sócrates. E a resposta à pergunta sobre o pedronunismo: ""Não me revejo em nenhum ismo". Best of do Carpool com Vieira da Silva.
Futuro da Grécia

Tsipras veste gravata para festejar adeus à troika

O primeiro-ministro grego prometeu pôr uma gravata pela primeira vez num ato público quando a Grécia saísse do resgate. Ministros das Finanças do euro obrigaram Tsipras a cumprir promessa.
Troika

Portugal poupa 1350 milhões com empréstimo europeu

O empréstimo do Mecanismo Europeu de Estabilidade permitiu a Portugal poupar 1350 milhões de euros em juros no ano passado face ao que pagaria no mercado. Grécia poupa 10 vezes mais.
Grécia

Grécia e credores fecham acordo institucional

O Governo grego e as instituições de credores chegaram a um princípio de acordo sobre os requisitos necessários para finalizar a última avaliação do programa de assistência financeira.
Rui Rio

O regime da irresponsabilidade

Tal como o PS apagou as suas responsabilidades na bancarrota de 2011, o PSD pretende apagar as suas responsabilidades na saída limpa de 2014. Daí os "acordos" desta semana.
Tribunal Constitucional

Ainda há juízes no Luxemburgo!

Os cortes de subsídios, ao contrário do que refere o Tribunal Constitucional no acórdão de 5 de julho de 2012, estavam previstos no memorando de dezembro de 2011. A discussão continua em aberto.
Tribunal Constitucional

Uma crítica infundada

É sempre louvável o escrutínio das decisões do Tribunal Constitucional, mas fazê-lo do modo como o fizeram os autores do artigo só contribui para a mais do que muita confusão existente neste domínio.
Tribunal Constitucional

Um erro histórico?

Se o memorando da troika é direito da União Europeia vinculativo – como o próprio Tribunal Constitucional assumiu –, então este não podia decidir sobre a constitucionalidade das medidas nele previstas
CGTP

CGTP insiste na revogação das leis laborais

A CGTP quer que sejam repostas as normas que existiam antes da entrada da 'troika' em Portugal, dizendo que este é o momento para o Governo responder às expectativas dos trabalhadores.
Tribunal Constitucional

Deputado do PS orientou tese de deputado do CDS

Deputado do PS orientou tese de mestrado de ex-governante do CDS, que conclui que TC interveio mais durante a troika devido à forma como o sistema está desenhado e não ao "ativismo" dos juízes.
Troika

Troika de volta a Lisboa

Comissão Europeia, BCE e FMI estão de volta a Portugal para mais uma missão pós-programa. Esta é a sétima vez que a troika regressa a Lisboa depois do fim do programa de austeridade.
Wolfgang Schäuble

Schäuble. As 7 frases marcantes sobre Portugal

O ministro das Finanças alemão vai deixar uma das pastas mais poderosas da União Europeia. Ao longo dos anos, Wolfgang Schäuble falou muito sobre Portugal. Veja as críticas e os elogios.
Juros

Portugal pagou menos 213 milhões de juros à troika

Portugal pagou 1.161,2 milhões de euros em juros à troika até agosto, menos 213,1 milhões em termos homólogos. O Estado reduziu também o pagamento em comissões no âmbito do PAEF para 11 milhões.
Troika

Portugal pagou menos 175 milhões em juros à troika

A extensão da maturidade de parte do empréstimo e os reembolsos antecipados ao FMI fizeram com que Portugal tivesse pago menos 970,5 milhões de euros em juros à troika até julho.
Troika

Troika.Portugal pagou menos 171,7 milhões em juros

Portugal menos 171,7 milhões do que no mesmo período de 2016, devido à extensão da maturidade de parte do empréstimo e aos reembolsos antecipados ao FMI.
Fundo Monetário Internacional

FMI. Troika nem sempre protegeu os mais frágeis

O organismo de avaliação independente do FMI concluiu que as medidas aplicadas pela 'troika' em Portugal nem sempre protegeram as pessoas com menos rendimentos.
UTAO

Estado guarda cada vez menos dinheiro nos bancos

Estado central está a guardar cada vez mais a sua almofada de tesouraria em depósitos no Banco de Portugal, e cada vez aplica menos dinheiro nos bancos, diz a UTAO.
Programa de Ajustamento

Strauss Khan disse não a Portugal, mas era bluff

Antigo diretor-geral, Strauss Khan, chegou a dizer aos parceiros europeus que o FMI não ia entrar no resgate a Portugal em 2011. Mas era bluff, revela livro sobre o papel do Fundo nas crises do euro.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.