771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Troika

Noticiário

00h. PCP avisa que direita vai retomar a Troika

Paulo Raimundo pede que ninguém se deixe iludir por uma eventual entrada em pezinhos de lã de um Governo PSD/CDS e sublinha que a direita quer retomar os tempos da Troika.
Fact Check

Pedro Nuno disse que PS "tem três bancarrotas"?

O tempo de campanha é intenso nas redes sociais, onde circula uma frase que está a ser atribuída de forma errada ao líder do PS. Pedro Nuno Santos nunca disse o que lhe é apontado.
Noticiário

00h. PCP vs Chega. "Da Troika ao Prec"

Paulo Raimundo relembra os tempos da Troika e diz que o Chega está obcecado por dar a mão ao PSD. André Ventura responde ao PCP com o regresso "à violência" do PREC.
Luís Marques Mendes

Marques Mendes defende "mais-valia" da troika

A propósito da apresentação do livro do dirigente do PSD Pedro Duarte, Mendes comenta que "se hoje há uma boa obsessão no país por contas públicas equilibradas deve-se em grande medida à 'troika'".
Semáforo Político

O patinador e meias-tintas Pedro Nuno Santos

"Uma no cravo outra na ferradura" na mais recente entrevista do candidato à sucessão do PS. Oito anos de "destroikização" não chegou? A pose e as ideias.
Noticiário

2h. Pedro Nuno diz que PSD está igual a 2011

Candidato à liderança socialista fez a antevisão do congresso do PSD, e alerta para um possível "desfile de ministros de Pedro Passos Coelho".
Pós-troika

Que se passa connosco?

Estaremos condenados a viver neste círculo vicioso de clamar por reformas e, caso elas venham, clamar contra elas? Será preferível não reformar para voltar a ter algo para clamar nas próximas eleições
… em 40 minutos

"Senti-me um idiota útil no Festival da Canção"

Nuno Duarte já teve muitos nomes, mas ficou imortalizado como Jel. Em 40 Minutos, conta toda a "bagagem" que leva para o novo solo e relembra os 'Homens da Luta': "Pedem o regresso todos os dias".
Noticiário

2h. PS acusa líder do PSD de "reescrever História"

Críticas do secretário-geral adjunto do PS, depois de Luís Montenegro ter dito que Portugal está atualmente a perder mais qualidade de vida e bem-estar do que entre 2011 e 2015, altura da troika.
O Bom, o Mau e o Vilão

Não, o dinheiro público não é infinito

O Conselho das Finanças Públicas (que fez um alerta), os decisores políticos (que não se informam) e a troika dos ministros do parecer (que não se entendem) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Fora do Baralho

Quase que dá para ter saudades da troika?

Não exageremos. “São 20 de estagnação e agora, com inflação, estourou”. E há abusos no direito à greve? O exemplo da CP e dos professores. Joker e campanha por Alexandra Reis a CEO da TAP.
Fact Check

Memorando trazia corte de pensões entre 3 e 10%?

Anos da troika trouxeram cortes nas pensões ao oaís, com o Memorando a ser assinado por um Governo e muitas das medidas a surgirem com o Executivo que se seguiu. O que dizia o texto original?
Greve

Pré-avisos de greve atingem recorde desde 2013

Já não havia tantos pré-avisos de greve comunicados como no ano passado. Ministério do Trabalho registou 1087 pedidos em 2022, o mais alto desde a altura da crise financeira da 'troika'.
António Costa

Os dois abismos de António Costa

Um governo assente numa mentira fundadora não pode sobreviver sem perpetuar essa mentira sob várias formas. O abismo da mentira política de Costa está-se a abrir diante de nós ostensivamente.
Grécia

Será que a Grécia ultrapassou a crise?

O fim da troika, que devia ter lançado a economia grega, precipitou-a pelo contrário num círculo vicioso social. A realidade é que a situação social revela-se catastrófica.
Noticiário

00h. Medina rejeita comparação entre estratégias

Fernando Medina diz que não há austeridade na proposta do OE para o próximo ano, mas sim prudência; e descarta que este Governo esteja como o outro: a ir além da troika.
Cultura

Ministro quer corrigir "erros" do tempo da troika

Adão e Silva garante que ministério está a trabalhar na reorganização orgânica profunda da Direção-Geral do Património Cultural, para retificar erros "injustificados e gratuitos" durante esse período.
Fact Check

Santos Silva governou sempre que houve bancarrota?

Portugal recorreu a ajuda externa devido a crises de liquidez em três momentos. Em todos eles o PS governava, mas Santos Silva era governante?
Troika

Ex-chefe do FMI. "Portugal não desperdiçou crise"

Em entrevista ao Jornal de Negócios, Poul Thomsen diz que Portugal "usou a crise [que levou à chamada da troika] para promover mudanças". Portugueses "uniram-se em prol do interesse nacional", afirma.
Tribunal Constitucional

Independência do poder judicial em causa na troika

João Caupers diz que a independência do poder judicial depende da liberdade do juiz "para decidir livremente" e que a "efetivação desta liberdade exige que o juiz não sofra qualquer tipo de pressões."
Troika

Mia Couto escreveu texto político sobre jovens?

Texto circula há anos e a resposta é sempre a mesma: Mia Couto não é o autor daquelas palavras, tal como o próprio esclarece em declarações ao Observador.
Parlamento

PS pressionado a alterar lei do tempo da troika 

Os partidos de esquerda teceram críticas à manutenção das regras mais lesivas para os trabalhadores que foram incluídas no Código do Trabalho durante a revisão de 2012.
Governo

O regresso da troika

Comemoram-se agora sete anos que a troika deixou o país. As reformas que ficaram por fazer prometem agora regressar para pagarmos os subsídios do Plano de Recuperação e Resiliência.
Dívida Pública

A dívida é outra vez um problema, 10 anos depois

Faz esta terça-feira 10 anos que Portugal pediu o resgate. Com a dívida pública a atingir um novo máximo, deve o Governo estar preocupado com o pós-pandemia?
Explicador

10 anos do resgate. "Aprendemos só a não gastar"

Para Susana Peralta e Carlos Guimarães Pinto, a chegada da Troika foi "traumática" e ainda é visível na gestão do país. Portugal chegou "descalço" à atual crise devido à "centralização da economia".
Tempestade Perfeita

A troika foi chamada há 10 anos. O que aprendemos?

Alguma coisa já mudou no país e na Europa. Mas os riscos principais para uma crise de financiamento continuam.
Fundo Monetário Internacional

Ex-chefe do FMI na troika para Portugal reforma-se

Poul Thomsen foi o primeiro rosto do Fundo Monetário Internacional no programa de assistência a Portugal. Foi também o representante no resgate à Grécia. Vai reformar-se depois de 37 anos no FMI.
Programa de Ajustamento

Portugal reembolsou mais 2 mil milhões a credores

Portugal já reembolsou antecipadamente os dois mil milhões de euros ao Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF) pelos empréstimos concedidos durante a 'troika', anunciou o credor europeu.
Financial Times

Como ler o editorial do FT (guia para socialistas)

Ignore, por favor, a referência a “ainda haver muito por fazer”. António Costa não tem de fazer nada. As coisas, como estes quatro anos provaram, acontecem sozinhas.
Rui Rio

Portugal continua a não ser a Grécia

Quando a Grécia se afundava em resgates, Passos impediu que Portugal fosse a Grécia. Agora, quando a Grécia se liberta da demagogia, é Rui Rio quem impede que Portugal seja a Grécia.
IGCP

Troca de dívida. A arte de facilitar a “corrida”

O Estado continua a aliviar a pressão a curto prazo, fazendo troca de dívida pela terceira vez este ano. Mas o que é que isso significa exatamente? É melhor começarmos por uma corrida de obstáculos
Troika

O dever da memória

Como foram tomadas as decisões no tempo da troika? Como foram afectados os portugueses? Uma grande reportagem de Paulo Ferreira e Isabel Loução Santos, que passou na TVI, lembra como foram esses anos.
Austeridade

Nunca tão poucos enganaram tantos

Em 2016, disseram-nos que a austeridade era uma página, e que estava virada. A austeridade, porém, não é uma página. É um livro inteiro, de que já ninguém lembra o princípio e ninguém sabe o fim.
Trabalho

Há mais 73 mil precários do que no ano da troika

Trabalhadores precários atingiram o valor mais alto desde 2011. Em 2018, quase 900 mil trabalhadores tinham vínculos laborais instáveis. Serviços lideram e as mulheres são as mais afetadas.
Pedro Santana Lopes

Santana diz que esquerda quer ser "troika dois"

Santana Lopes acusa os partidos da esquerda de "quererem ser uma 'troika' dois", "sempre a cortar", ignorando uma aposta no crescimento económico e no alívio da carga fiscal às empresas.
Mário Centeno

"Lamentável". Geringonça arrasa vídeo de Centeno

João Galamba diz que vídeo de Centeno sobre fim do resgate à Grécia é "lamentável". Mariana Mortágua diz que discurso é "perigoso". Já Ascenso Simões ataca Galamba com "cheiro Syriza pré-histórico".
Yanis Varoufakis

Varoufakis: "Parece propaganda norte-coreana"

Yanis Varoufakis, antigo ministro das Finanças grego, criticou o vídeo partilhado por Mário Centeno para assinalar o fim do resgate à Grécia. "Parece propaganda norte-coreana", disse Varoufakis.
Grécia

Grécia celebra fim de oito anos de resgates

A Grécia assinala esta segunda-feira o fim do terceiro resgate financeiro. Mário Centeno assinalou a data através de um vídeo partilhado nas redes sociais.
Carvalho da Silva

Inverter austeridade demorará duas legislaturas

O sociólogo Manuel Carvalho da Silva admitiu que serão precisas duas legislaturas para reparar os danos causados na sociedade portuguesa durante a intervenção da 'troika'.
Carpool

Sócrates? "Foi um momento de dificuldade. E dor"

A reversão das medidas impostas pela troika. Ainda o escândalo Sócrates. E a resposta à pergunta sobre o pedronunismo: ""Não me revejo em nenhum ismo". Best of do Carpool com Vieira da Silva.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos