Troika
Programa de Ajustamento

Portugal reembolsou mais 2 mil milhões a credores

Portugal já reembolsou antecipadamente os dois mil milhões de euros ao Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF) pelos empréstimos concedidos durante a 'troika', anunciou o credor europeu.
Financial Times

Como ler o editorial do FT (guia para socialistas) /premium

326
Ignore, por favor, a referência a “ainda haver muito por fazer”. António Costa não tem de fazer nada. As coisas, como estes quatro anos provaram, acontecem sozinhas.
Rui Rio

Portugal continua a não ser a Grécia /premium

396
Quando a Grécia se afundava em resgates, Passos impediu que Portugal fosse a Grécia. Agora, quando a Grécia se liberta da demagogia, é Rui Rio quem impede que Portugal seja a Grécia.
IGCP

Troca de dívida. A arte de facilitar a “corrida”

O Estado continua a aliviar a pressão a curto prazo, fazendo troca de dívida pela terceira vez este ano. Mas o que é que isso significa exatamente? É melhor começarmos por uma corrida de obstáculos
Troika

O dever da memória /premium

544
Como foram tomadas as decisões no tempo da troika? Como foram afectados os portugueses? Uma grande reportagem de Paulo Ferreira e Isabel Loução Santos, que passou na TVI, lembra como foram esses anos.
Austeridade

Nunca tão poucos enganaram tantos /premium

2381
Em 2016, disseram-nos que a austeridade era uma página, e que estava virada. A austeridade, porém, não é uma página. É um livro inteiro, de que já ninguém lembra o princípio e ninguém sabe o fim.
Trabalho

Há mais 73 mil precários do que no ano da troika

3825
Trabalhadores precários atingiram o valor mais alto desde 2011. Em 2018, quase 900 mil trabalhadores tinham vínculos laborais instáveis. Serviços lideram e as mulheres são as mais afetadas.
Pedro Santana Lopes

Santana diz que esquerda quer ser "troika dois"

858
Santana Lopes acusa os partidos da esquerda de "quererem ser uma 'troika' dois", "sempre a cortar", ignorando uma aposta no crescimento económico e no alívio da carga fiscal às empresas.
Mário Centeno

"Lamentável". Geringonça arrasa vídeo de Centeno

1431
João Galamba diz que vídeo de Centeno sobre fim do resgate à Grécia é "lamentável". Mariana Mortágua diz que discurso é "perigoso". Já Ascenso Simões ataca Galamba com "cheiro Syriza pré-histórico".
Yanis Varoufakis

Varoufakis: "Parece propaganda norte-coreana"

1334
Yanis Varoufakis, antigo ministro das Finanças grego, criticou o vídeo partilhado por Mário Centeno para assinalar o fim do resgate à Grécia. "Parece propaganda norte-coreana", disse Varoufakis.
Grécia

Grécia celebra fim de oito anos de resgates

A Grécia assinala esta segunda-feira o fim do terceiro resgate financeiro. Mário Centeno assinalou a data através de um vídeo partilhado nas redes sociais.
Carvalho da Silva

Inverter austeridade demorará duas legislaturas

375
O sociólogo Manuel Carvalho da Silva admitiu que serão precisas duas legislaturas para reparar os danos causados na sociedade portuguesa durante a intervenção da 'troika'.
Trabalho

Sócrates? "Foi um momento de dificuldade. E dor"

A reversão das medidas impostas pela troika. Ainda o escândalo Sócrates. E a resposta à pergunta sobre o pedronunismo: ""Não me revejo em nenhum ismo". Best of do Carpool com Vieira da Silva.
Futuro da Grécia

Tsipras veste gravata para festejar adeus à troika

O primeiro-ministro grego prometeu pôr uma gravata pela primeira vez num ato público quando a Grécia saísse do resgate. Ministros das Finanças do euro obrigaram Tsipras a cumprir promessa.
Troika

Portugal poupa 1350 milhões com empréstimo europeu

O empréstimo do Mecanismo Europeu de Estabilidade permitiu a Portugal poupar 1350 milhões de euros em juros no ano passado face ao que pagaria no mercado. Grécia poupa 10 vezes mais.
Grécia

Grécia e credores fecham acordo institucional

O Governo grego e as instituições de credores chegaram a um princípio de acordo sobre os requisitos necessários para finalizar a última avaliação do programa de assistência financeira.
Rui Rio

O regime da irresponsabilidade

333
Tal como o PS apagou as suas responsabilidades na bancarrota de 2011, o PSD pretende apagar as suas responsabilidades na saída limpa de 2014. Daí os "acordos" desta semana.
Tribunal Constitucional

Ainda há juízes no Luxemburgo!

Os cortes de subsídios, ao contrário do que refere o Tribunal Constitucional no acórdão de 5 de julho de 2012, estavam previstos no memorando de dezembro de 2011. A discussão continua em aberto.
Tribunal Constitucional

Uma crítica infundada

É sempre louvável o escrutínio das decisões do Tribunal Constitucional, mas fazê-lo do modo como o fizeram os autores do artigo só contribui para a mais do que muita confusão existente neste domínio.
Tribunal Constitucional

Um erro histórico?

512
Se o memorando da troika é direito da União Europeia vinculativo – como o próprio Tribunal Constitucional assumiu –, então este não podia decidir sobre a constitucionalidade das medidas nele previstas
CGTP

CGTP insiste na revogação das leis laborais

A CGTP quer que sejam repostas as normas que existiam antes da entrada da 'troika' em Portugal, dizendo que este é o momento para o Governo responder às expectativas dos trabalhadores.
Tribunal Constitucional

Deputado do PS orientou tese de deputado do CDS

327
Deputado do PS orientou tese de mestrado de ex-governante do CDS, que conclui que TC interveio mais durante a troika devido à forma como o sistema está desenhado e não ao "ativismo" dos juízes.
Troika

Troika de volta a Lisboa

Comissão Europeia, BCE e FMI estão de volta a Portugal para mais uma missão pós-programa. Esta é a sétima vez que a troika regressa a Lisboa depois do fim do programa de austeridade.
Wolfgang Schäuble

Schäuble. As 7 frases marcantes sobre Portugal

O ministro das Finanças alemão vai deixar uma das pastas mais poderosas da União Europeia. Ao longo dos anos, Wolfgang Schäuble falou muito sobre Portugal. Veja as críticas e os elogios.
Juros

Portugal pagou menos 213 milhões de juros à troika

181
Portugal pagou 1.161,2 milhões de euros em juros à troika até agosto, menos 213,1 milhões em termos homólogos. O Estado reduziu também o pagamento em comissões no âmbito do PAEF para 11 milhões.
Troika

Portugal pagou menos 175 milhões em juros à troika

194
A extensão da maturidade de parte do empréstimo e os reembolsos antecipados ao FMI fizeram com que Portugal tivesse pago menos 970,5 milhões de euros em juros à troika até julho.
Troika

Troika.Portugal pagou menos 171,7 milhões em juros

Portugal menos 171,7 milhões do que no mesmo período de 2016, devido à extensão da maturidade de parte do empréstimo e aos reembolsos antecipados ao FMI.
Fundo Monetário Internacional

FMI. Troika nem sempre protegeu os mais frágeis

135
O organismo de avaliação independente do FMI concluiu que as medidas aplicadas pela 'troika' em Portugal nem sempre protegeram as pessoas com menos rendimentos.
UTAO

Estado guarda cada vez menos dinheiro nos bancos

Estado central está a guardar cada vez mais a sua almofada de tesouraria em depósitos no Banco de Portugal, e cada vez aplica menos dinheiro nos bancos, diz a UTAO.
Programa de Ajustamento

Strauss Khan disse não a Portugal, mas era bluff

Antigo diretor-geral, Strauss Khan, chegou a dizer aos parceiros europeus que o FMI não ia entrar no resgate a Portugal em 2011. Mas era bluff, revela livro sobre o papel do Fundo nas crises do euro.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo lamenta atraso da troika sobre a banca

1266
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou que a 'troika' "não tenha descoberto há mais tempo" as fragilidades do sistema bancário português.
Troika

Pós-resgate. FMI e Bruxelas de volta a Lisboa

A missão técnica do Fundo Monetário Internacional e da Comissão Europeia está de volta a Lisboa para realizar a quinta visita de monitorização pós-programa.
Caixa Geral de Depósitos

Bruxelas. Privatização teria reduzido riscos

Na avaliação ao programa português, a Comissão Europeia defende que uma supervisão mais enérgica poderia ter feito a diferença. Sobre a CGD, diz que privatização poderia ter reduzido riscos do Estado.
Comissão Europeia

Ajustamento. Consolidação orçamental foi "fraca"

134
O documento da Comissão Europeia que faz a avaliação do programa de ajustamento português critica o facto de o Governo de Passos Coelho não ter aplicado um plano de reforma do Estado.
Programa de Ajustamento

FMI. Apoio do BCE foi uma "benção e uma praga"

Em avaliação ao programa de Portugal, o Fundo Monetário Internacional diz que política de abrir a torneira do BCE foi importante para estabilizar, mas permitiu financiar metas mais relaxadas.
Troika

Portugueses percebem melhor economia do que troika

O economista Joseph Stiglitz acrescentou ainda que a Alemanha fracassou economicamente. Stiglitz considerou que as medidas de austeridade impostas pela troika agravaram a crise junto das populações.
Comissão Europeia

Comissão Europeia. Os seis avisos a Portugal

526
Foi divulgado esta segunda-feira o relatório da quarta visita a Portugal no âmbito do programa de acompanhamento pós-programa de ajustamento dos técnicos da Comissão Europeia.
Comissão Europeia

Comissão aponta “riscos” do sistema financeiro

119
Instituição deixa dois alertas: o sistema financeiro continua a apresentar "riscos" e os processos do Novo Banco e da CGD deixam incerteza quanto à capacidade do governo para cumprir o défice.
Troika

Não rezem o terço!

433
Todos sabemos que uma mentira repetida muitas vezes se torna a verdade oficial, mas, em minha opinião, entre 2010 e 2014 dois terços do ajustamento foram feitos do lado da despesa e não da receita.
Obrigações

PT. Pequenos investidores perdem até 500 milhões

154
Bancos venderam produtos financeiros complexos, expostos ao risco das obrigações da antiga PT, a clientes de retalho. Investimentos de 900 milhões de euros sofrem perdas que podem ultrapassar 80%.
Fundo Monetário Internacional

“FMI, o heróico paranóico haraquíri!”

165
A lição que se retira da auto-crítica do FMI para 2016 é que são muito preocupantes as notícias que dão conta de uma diminuição da poupança, acompanhada por um regresso aos défices externos.
Saúde

Portugal tem elevadas desigualdades na saúde

339
O relatório demonstra elevadas desigualdades na saúde. Afirma também que os cortes na saúde foram superiores aos que a troika propôs e que "Portugal é um dos países mais desiguais da Europa".
Crescimento Económico

Queremos voltar à pré-troika?

381
Com níveis de poupança tão baixos, a única forma razoável de aumentar o investimento será atrair investimento estrangeiro. Criar as condições para essa atracção deve ser uma prioridade política.
Troika

Segurança Social é "maior falhanço" do ajustamento

O economista João Borges de Assunção considera que, do período da troika, ficou por resolver a falta de capital da banca e por reformar a Segurança Social. O atual Governo não deverá atuar nesta área.
Grécia

Chefes de missão regressam a Atenas

A Comissão Europeia informou que os chefes de missão regressaram à Grécia durante o fim de semana com o objetivo de "concluir a primeira revisão o mais depressa possível".
Mercados Financeiros

WSJ admite, em artigo de opinião, um novo resgate

1731
"Lisbon, we have a problem" é o subtítulo de um artigo de opinião escrito por um editor do "The Wall Street Journal" (WSJ), um dos jornais financeiros mais lidos de todo o mundo.
Troika

"Cometemos muitos erros", diz Passos sobre troika

329
Pedro Passos Coelho disse que fez "o que era preciso", mas que o seu Governo e a troika, "cometeram muitos erros". Mas relembra que o início do fim da austeridade começou na sua governação.
Orçamento do Estado

Governo e Bruxelas separados por 200 milhões

179
O colégio de comissários reúne-se esta sexta-feira às 13h00, mas as negociações entre o Governo e a Comissão Europeia continuam, com Bruxelas a exigir ainda mais 200 milhões de ajustamento estrutural.
Orçamento do Estado

FMI e Bruxelas mais pessimistas do que Governo

422
FMI e Comissão Europeia libertaram previsões muito mais pessimistas que o Governo, em análise ao Esboço do Orçamento. Governo diz que estão desatualizados, Moscovici que nada está decidido.
Orçamento do Estado

Comissão Europeia e BCE querem mais de Portugal

204
Comunicado conjunto da missão pós-programa da Comissão e do Banco Central Europeu pedem mais esforços para reduzir o défice ao Governo português. Governo diz que estimativas estão desatualizadas.
Orçamento do Estado

FMI. Défice de 3,2%, economia só cresce 1,4%

802
Contas do FMI contrariam Esboço do Orçamento em toda a linha. Economia cresce menos este ano e em 2017. Saldo estrutural primário agravou-se 0,5% no ano passado e este ano deve agravar-se mais 0,8%.
Orçamento do Estado

Bruxelas prevê défice bem maior: 3,4% este ano

389
Novas previsões contando apenas com o Esboço do Orçamento apontam para menor crescimento económico e um défice superior ao previsto pelo Governo, mas a grande diferença está no défice estrutural.
Orçamento do Estado

Governo diz à troika que espera menos crescimento

708
Números não estão completamente fechados - dependem do cabaz final de medidas que integrará o Orçamento, ainda em negociações - mas a revisão foi dada a conhecer à troika: economia só cresce 1,9%.
Orçamento do Estado

Governo corta mais, Bruxelas diz que não chega

428
O Governo apresentou mais medidas a Bruxelas, mas a Comissão Europeia quer o dobro. O Executivo de António Costa disse aos partidos que não vai apresentar mais medidas, mas continua a negociar.
Mercados Financeiros

Risco da dívida sobe para máximos do pós-troika

1385
Desde o verão de 2014, final do programa de ajustamento, que o risco da dívida portuguesa não era tão elevado. Impasse com Bruxelas e receio de corte do "rating" está a pesar no risco português.
Orçamento do Estado

OE 2016. O corte é significativo ou poucochinho?

176
Bruxelas ameaça com veto e diz que esforço estrutural está longe do exigido. Há 1 ano, foi dito o mesmo sobre o OE2015. Espanha teve igual pressão. França e Itália não escaparam a mais esforço
Tribunal Contas Europeu

Reforma do mercado de trabalho ficou muito aquém

Bruxelas queria muito, mas o resultado ficou aquém. A culpa? Falta de ambição no desenho das reformas já durante o resgate, os chumbos do TC e as medidas que o Governo reverteu.
Tribunal Contas Europeu

Resgate. Bruxelas tratou países de forma diferente

615
Mais exigência a uns que a outros, contas ao défice dependiam dos países, ritmo de redução do défice sem regra. As críticas do Tribunal de Contas Europeu à Comissão são muitas. Portugal incluído.
Futuro da Grécia

O turbulento ano da Grécia

221
Os gregos exigiram mudança e ela chegou: um ano depois de ser eleito, Alexis Tsipras continua primeiro-ministro, o Syriza é um partido mais ao centro e a austeridade é ainda maior.
Pós-troika

Os 18 "recados" que a troika vai trazer a Portugal

312
Impostos, salários e concorrência. Diário de Notícias cita documento da Comissão Europeia com 18 problemas que estrangulam o investimento empresarial no país e que devem ser resolvidos urgentemente.
Governo

A volúpia do “desfazer”, o risco de outro resgate

4041
E se o "tempo novo" não for mais do que o regresso ao "tempo velho" que levou o país à bancarrota e ao resgate de 2011? E se a obsessão de tudo desfazer não for mais do que fatal atracção pelo abismo?
Fundo Monetário Internacional

Reembolso ao FMI em 2016 será um terço do previsto

Dos 10 mil milhões de euros que Portugal deveria reembolsar ao FMI, apenas serão entregues 3,3 mil milhões de euros. Os pagamentos para 2017, 2018 e 2019 também serão alterados.
Futuro da Grécia

Grécia: Governo propõe cortes até 30% nas pensões

2329
Governo grego enviou à troika a sua proposta para a reforma da segurança social, com cortes entre 15% e 30% nas novas pensões e aumentos na TSU a pagar pelas empresas e pelos trabalhadores.
2015-2016

Sete desafios (ou dores de cabeça) para Centeno

103
O ano vai começar com muito trabalho de casa atrasado, mas nem por isso os restantes problemas esperarão sentados. Mário Centeno e a sua equipa terão as mãos cheias nos próximos meses.
Troika

FMI: dívida pública deveria ter sido reestruturada

553
A instituição liderada por Christine Lagarde assume que em países como Portugal teria sido melhor reestruturar a dívida pública, noticia a edição de domingo do Público.
Futuro da Grécia

Europa já pensa no alívio da dívida grega

WSJ diz que o Fundo de Resgate enviou à troika várias hipóteses que permitiriam à dívida pública grega voltar a ser sustentável. Indexar pagamentos ao crescimento económico em cima da mesa.
Banif

Bruxelas duvida que Banif possa reembolsar Estado

Carta enviada em julho ao Governo expressa muitas reservas quanto ao plano de reestruturação do banco, em especial sobre a capacidade do banco, que ja falhou pagamentos, em reembolsar o Estado.
Governo

Troika. O que cai com a esquerda (e o que ficará)

223
Cinco anos de austeridade. Cortes de salários, pensões e subsídios, aumentos de impostos, de taxas moderadoras, muito mais. A esquerda quase sempre contra. Mas nem tudo cai no novo programa do PS.
Futuro da Grécia

Grécia chega a acordo sobre reformas em falta

O ministro das Finanças grego disse que chegou a acordo com as instituições europeias sobre as reformas que vão permitir o desbloqueio da tranche de dois mil milhões de euros, bloqueada desde outubro.
Governo

10 notas para memória futura

1701
Prometi não escrever nada enquanto não visse o quadro todo. Passado mais de um mês, aqui estão 10 notas simples sobre o que acho disto tudo. Prometo ser breve (na próxima vez)
Governo

Governos peculiares

883
Se sequer imaginássemos que o PCP ou o BE pretendessem que Portugal saísse do Euro, teríamos dificuldades em delinear uma estratégia mais eficaz.
Governo

PS aceita estudar "sustentabilidade da dívida"

384
Acordo com o Bloco prevê grupo de trabalho para estudar "sustentabilidade da dívida externa" portuguesa. Ministro das Finanças estará nas reuniões, com primeiro relatório ao fim de 6 meses.
Governo

Passos desafia Costa. Medidas extra a votos na AR

578
Governo pode aprovar amanhã o prolongamento das medidas extra em vigor: corte de salários e sobretaxa. Ministro marcou votação para antes de Costa entrar em funções. Dúvida: como votarão PCP e Bloco?
Governo

Programa. Direita vinca défice abaixo de 3%

237
A direita já espera que o PS queira chegar ao Governo e "antecipar" despesa, culpando-a pelo falhanço das metas. Programa vai vincar as vantagens de cumprir para o Governo que entra.
Futuro da Grécia

Banca grega precisa de 14,4 mil milhões de euros

Análise aos balanços e testes de stress realizados pelo BCE diz que os quatro maiores bancos gregos precisam de 14,4 mil milhões de euros. Terceiro resgate tem 25 a 27 mil milhões só para este efeito.
Futuro da Grécia

Resgate à Grécia atrasa logo na primeira revisão

761
Técnicos da troika estão em Atenas a avaliar progressos na implementação do programa, mas o atraso é de tal ordem que os credores não estão dispostos a desembolsar a tranche no calendário previsto.
Legislativas 2015

Tem a certeza? A pergunta dos gestores a Costa

269
Empresários e gestores tremem de pensar num Governo de esquerda. Os banqueiros, só falam sob reserva. A maioria insiste no bloco central, mas há quem veja um lado bom em pôr o BE e PCP à experiência.
Legislativas 2015

7 dados que faltam para saber que Governo teremos

285
Até onde cedem PCP e BE? Como fica o programa de Centeno? Que hipóteses tem ainda Passos? E que papel terá o Presidente - este e o próximo? Sete dados em aberto que vão determinar que Governo teremos.
15 questões eleitorais

Precisamos mesmo de uma maioria?

Haver uma maioria nas eleições em Portugal é importante para os investidores estrangeiros, mas não é essencial. As preocupações? A continuidade das reformas e manter PCP e Bloco fora de jogo.
Futuro da Grécia

Tsipras promete aplicar "rapidamente" acordo

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, comprometeu-se a aplicar "rapidamente" o acordo com a troika para completar a primeira avaliação do programa e começar a discutir a redução da dívida.
Troika

Tribunal da UE valida corte (limitado) de pensões 

O Tribunal Europeu dos Direitos do Homem considerou hoje que Portugal tinha o direito a diminuir, de forma “limitada e temporária”, as pensões de reforma, no quadro da ajuda externa.
Novo Banco

Novo Banco sobe défice do ano passado para 7,2%

515
Os 4.900 milhões de euros do empréstimo do Fundo de Resolução foram registados nas contas do ano passado. Défice só não fica pior porque contas da administração regional e dos fundos da SS melhoraram.
Futuro da Grécia

Tsipras ganhou. Mas o que fará desta vitória?

O líder do Syriza ganhou em toda a linha, depois de mudar 180º. Mas só regressou à casa de partida. A grande questão vem agora: será ele capaz de cumprir o memorando? Análise Observador/TVI24.
Futuro da Grécia

Tsipras, o jogador, é reeleito e já tem coligação

100
Se fosse um jogo de poker, a manobra de Tsipras seria o equivalente a um "all in". Alexis apostou as fichas todas e, ao contrário de Samaras em janeiro, vence as eleições e ganha um novo partido.
Futuro da Grécia

O líder interino que se arrisca a mandar no país

Evangelos Meimarakis chegou a líder interino da Nova Democracia quando o partido estava a 25 pontos do Syriza. O partido ainda não teve tempo para escolher um líder e pode já subir ao Governo.
Legislativas 2015

Como eles, na Europa, veem as nossas eleições

Como está, afinal, Portugal? Melhor ou pior? De que é que o país precisa e o que está em cima da mesa nas eleições? O Observador ouviu 7 eurodeputados de várias alas e países. E não faltam adjetivos.
Futuro da Grécia

Debate quente na Grécia, novo empate nas sondagens

Alexis Tsipras e Evangelos Meimarakis enfrentaram-se em debate intenso. Tsipras garante que não haverá coligação com partidos conservadores, mas as sondagens dão empate. Eleições são no domingo.
Futuro da Grécia

Tsipras em maus lençóis com nova fratura no Syriza

176
A sangria no Syriza continua e desta vez saíram mais 53 membros do comité central, que se vão juntar à ala mais radical que formou um novo partido. Grupo de Tsakalotos pode fazer a diferença.
Futuro da Grécia

Líder do Parlamento em nova polémica

260
Depois dos expedientes parlamentares para evitar a aprovação do resgate, Zoe Konstantopoulou atirou-se ao Governo e ao Presidente. Presidente diz que não tem razão, Governo acusa-a de ser uma ditadora
Futuro da Grécia

Eleições: Aposta de Tsipras ou risco calculado?

102
Quinta eleição em 6 anos, a segunda em apenas um ano. Tsipras avançou para eleições em altura de convulsão interna no seu partido e de ter aceite tudo o que rejeitava. Arrisca-se a ganhar.
Futuro da Grécia

Divisão confirmada: Ala radical abandona Syriza

475
A Plataforma de Esquerda decidiu avançar para a formação de um novo partido. 25 deputados saem do Syriza e formam o terceiro maior bloco no Parlamento grego.
Futuro da Grécia

Varoufakis: "O povo foi traído e abandonado"

1599
Muito duro com Tsipras e com o seu Governo, Varoufakis garante ainda que não fará parte de qualquer Governo ou partido que tenha mandato para aplicar o programa da troika.
Futuro da Grécia

Nova Demoracia com mandato para formar Governo

Líder da Nova Democracia terá três dias para apresentar uma coligação estável ao Presidente grego, para conseguir evitar as eleições antecipadas pedidas esta quinta-feira por Alexis Tsipras.
Futuro da Grécia

Bruxelas elogia Tsipras: melhor que antecessores

O influente presidente do Eurogroup Working Group elogiou o primeiro-ministro grego, de forma inesperada, dizendo que Tsipras está mais determinado a implementar o resgate que os seus antecessores.
Futuro da Grécia

A questão: qual é o programa eleitoral do Syriza?

122
Percebe-se porque Alexis Tsipras quis convocar eleições - o Syriza partiu-se com o resgate e não podia ficar na mão da oposição para aplicar medidas. Mas nesta campanha, que programa levará a votos?
Futuro da Grécia

Grécia vai para eleições antecipadas

1782
Televisão estatal avança que o primeiro-ministro grego já decidiu e que faz o anúncio ainda hoje. Eleições devem acontecer a 20 de setembro.
Futuro da Grécia

Troika dá dinheiro para a Grécia pagar à troika

218
Atenas já recebeu 13 mil milhões de euros da primeira parte da primeira tranche. 12,4 mil milhões são para pagar ao BCE, FMI e zona euro no próximo mês e meio.
Futuro da Grécia

Grécia só recebeu metade da primeira tranche

Primeira parcela de 26 mil milhões foi aprovada, mas Atenas só recebeu 13 mil milhões, e, desses, 3,2 mil milhões já saíram para pagar ao BCE. 10 mil milhões só saem do MEE com autorização do BCE.
Futuro da Grécia

Grécia já pagou os 3,2 mil milhões de euros ao BCE

Dívida dizia respeito ao primeiro programa de compra de dívida do BCE no mercado secundário, que começou em 2010.
Futuro da Grécia

Privatização de 14 aeroportos regionais em dúvida

Empresa alemã que ganhou concessão quer mudanças ao negócio, o que pode baixar a receita prevista de 1,2 mil milhões de euros, Governo exige renegociação abrangente. Venda foi exigida pela troika.
Futuro da Grécia

Parlamento alemão aprova terceiro resgate à Grécia

Semana intensa de lobbying de Angela Merkel e Wolfgang Schäuble deu frutos com o Bundestag aprovou o resgate por uma larga maioria: 454 votaram a favor, 113 contra e 18 abstiveram-se.
Futuro da Grécia

Schäuble pede nova oportunidade para a Grécia

228
Ministro das Finanças da Alemanha diz que forçar o Governo grego a fazer uma escolha foi a decisão certa e defende que seria irresponsável não dar uma oportunidade à Grécia.
Futuro da Grécia

Bruxelas: FMI volta ao resgate à Grécia em outubro

Vice-presidente da Comissão Europeia diz que o FMI deve voltar ao seu próprio programa em outubro e admite que a reestruturação da dívida pedida pelo Fundo tem forte oposição no Eurogrupo
Futuro da Grécia

Merkel controla revolta dentro do seu partido

Depois de uma semana de negociações intensas, o partido de Merkel fez um voto de teste e a oposição à intenção de apoiar a Grécia é menor que em julho. Apenas 56 deputados votaram contra em 311.
Futuro da Grécia

Tsipras tenta afastar oposição do Parlamento

Alexis Tsipras quer colocar o Parlamento em modo verão, com apenas um terço dos deputados, para poder escolher os deputados do Syriza que ficam a aprovar medidas controversas que a troika exige.
Futuro da Grécia

Governo holandês enfrenta censura por novo resgate

Mark Rutte garantiu que não dava nem mais um cêntimo à Grécia e o líder do partido anti-imigração e anti-UE está a cobrar a promessa. Partido do Governo não decidiu se apoia publicamente o resgate.
Futuro da Grécia

Grécia: Resgate ainda depende de cinco parlamentos

A Grécia tem até quinta-feira para pagar cerca de 3,2 mil milhões de euros ao Banco Central Europeu. Até lá, precisa que os parlamentos da Alemanha, Holanda, Áustria, Espanha e Letónia aprovem.
Futuro da Grécia

Memorando da Grécia, versão colorida de Varoufakis

171
Cáustico, cortante e sempre de dedo em riste. Yanis Varoufakis voltou e, ao seu estilo, escreveu uma versão anotada do memorando do novo resgate à Grécia e do acordo de 12 de julho.
Coligação

Como deveria ter sido

Isto é diferente do que deveria ter sido. Bem diferente do movimento de Mudança de que Portugal precisa para vencer duradouramente os seus problemas.
Pós-troika

FMI sai de Portugal a dias das legislativas

A delegação permanente do Fundo Monetário Internacional vai fechar no final de setembro e, ao fim de quatro anos, o representante do Fundo em Lisboa, Albert Jaeger, vai voltar a Washington.
Futuro da Grécia

FMI só entra no resgate após alívio da dívida

FMI pressiona parceiros europeus para lançarem programa de alívio da dívida á Grécia. Fundo apela para entendimento começar assim que o memorando for assinado.
Futuro da Grécia

Os quatro pilares para o resgate à Grécia

Minutos antes do debate sobre o terceiro resgate começar em Atenas, a troika estabeleceu os pilares de reformas necessários para uma conclusão bem-sucedida do próximo programa.
Futuro da Grécia

"Temos acordo", dizem os gregos

Ministro da Economia confirma que existe um princípio de acordo para o terceiro resgate. Faltam "um ou dois detalhes" para dar concluídas as negociações com a troika. Bruxelas confirma acordo.
Troika

Pacheco Pereira: Um político falhado

1778
Se tivesse sido a primeira-ministra Ferreira Leite a aplicar o memorando de entendimento, Pacheco teria sido o grande ideólogo da austeridade.
Futuro da Grécia

Tsipras e Hollande querem acordo até 15 de agosto

Alexis Tsipras e François Hollande dizem que o acordo de Atenas com os credores internacionais "pode e deve" ficar fechado após dia 15 de agosto.
Fundo Monetário Internacional

Um aviso para quem fica, um alerta para quem vem

O FMI deixou claro o que vai dizer ao próximo inquilino de São Bento: não mudar de políticas e acelerar as reformas. Para o atual Governo há também uns recados. Análise Observador/ TVI24.
Pós-troika

PS diz que relatório do FMI é "um aviso à maioria"

O PS considerou que o relatório do FMI é "um aviso à maioria", uma vez que a instituição questiona a capacidade do Governo português em atingir as metas do défice com que se comprometeu.
Pós-troika

FMI: Maior risco para Portugal? A Grécia

O Fundo diz que o impacto tem sido residual mas a situação na Grécia pode continuar a provocar turbulência nos mercados e Portugal está exposto, devido à sua elevada dívida pública.
Pós-troika

Governo tem de dizer quem perde com o Novo Banco

Já passou um ano desde a resolução e do empréstimo do Fundo de Resolução para criar o Novo Banco, mas o Governo ainda não esclareceu como serão alocadas as eventuais perdas aos bancos. FMI quer saber.
Pós-troika

FMI: Eliminação da sobretaxa em risco

343
FMI duvida das contas: receitas abaixo do esperado ou cortes pouco expressivos na despesa podem levar ao adiamento, ou mesmo cancelamento parcial, dos planos para eliminar a sobretaxa de IRS.
Pós-troika

Novo Governo deve manter políticas, diz FMI

137
FMI volta a avisar: não é possível mudar a política económica e os próximos anos têm de ser aproveitados para aprovar novas reformas. Eis o trabalho para casa do FMI ao próximo Governo.
Futuro da Grécia

Tsipras: "Estamos na reta final das negociações"

Trata-se de um acordo "cheio de espinhos", com medidas "que não são a preferência do governo", mas Alexis Tsipras garante que Atenas e credores estão na "reta final" das negociações para o 3º resgate.
Futuro da Grécia

Bolsa de Atenas encerra a cair mais de 16%

Foram 38 dias de ausência, devido à crise da dívida grega. A Bolsa de Atenas reabriu em queda histórica de 22,87% e encerrou a sessão a cair 16,23%.
Futuro da Grécia

250 polícias guardam técnicos da troika em Atenas

Equipas técnicas chegaram a Atenas e esta terça-feira terão o primeiro dia completo de negociações. Atenas está a ser pressionada a aprovar mais medidas antes de haver qualquer desembolso financeiro.
Futuro da Grécia

Negociações para terceiro resgate começam hoje

Para já, apenas os técnicos médios irão avançar com os trabalhos. Chefes de missão esperam para ver. "É mais do mesmo, eles não querem cooperar com a troika", disse fonte dos credores ao FT.
Futuro da Grécia

Grécia: Austeridade é má mas a falência seria pior

1588
Responsável do Governo grego diz que o acordo com os credores foi o possível e que as consequências da falência seriam muito piores que qualquer medida de austeridade.
Futuro da Grécia

Ex-ministro admite plano para sair do euro

353
Panagiotis Lafazanis admite que havia um plano para confiscar as reservas de 20 mil milhões de euros em notas que estão no Banco Central da Grécia e critica Alexis Tsipras por não explorar Grexit
Futuro da Grécia

Grécia e troika vão negociar, Syriza em convulsão

103
A troika e o Governo grego começam a negociar terceiro resgate na segunda-feira. Ministro de Estado ameaça 'limpar' Plataforma de Esquerda das listas em caso de eleições antecipadas.
Futuro da Grécia

Futuro da Bolsa de Atenas ainda está por resolver

Bancos e corretoras querem abrir a Bolsa de Atenas na próxima semana, depois de três semanas encerrada. A decisão está nas mãos do BCE e do Ministério das Finanças grego.
Futuro da Grécia

Syriza aprova mais austeridade - e resiste menos

Caiu o número de deputados do Syriza que não aprovaram as medidas no Parlamento, embora ligeiramente. Varoufakis votou a favor mas diz que o fez por favor ao Governo.
Futuro da Grécia

BCE sobe em 900 milhões empréstimos de emergência

Teto máximo dos empréstimos de emergência que o banco central da Grécia pode dar aos bancos gregos aumenta para 90,4 mil milhões de euros.
Futuro da Grécia

Tsipras quer começar a negociar resgate 6ª-feira

Discussão no Parlamento começou esta manhã e arrastar-se-à até ao final da tarde, quando as quase mil páginas serão votadas. Para essa altura já está marcada uma manifestação contra a austeridade.
Futuro da Grécia

Mil páginas de medidas: Atenas volta às votações

116
Governo grego submeteu ao Parlamento a segunda ronda de medidas que tem de aprovar ao abrigo do acordo com os credores na noite de segunda-feira. Votação é na quarta-feira.
Futuro da Grécia

Grécia já deu ordem para pagar ao FMI e ao BCE

Responsável do Ministério das Finanças da Grécia diz que já foi dada a ordem de pagamento no valor de 6,8 mil milhões de euros, quase todo o empréstimo de transição dado pelos credores.
Futuro da Grécia

Remodelação em Atenas. Saem ministros e porta-voz - como aconteceu

166
Três ministros (um deles adjunto, a ministra adjunta das Finanças que já tinha anunciado demissão) saem do governo de Tsipras. Euclid Tsakalotos continua à frente das Finanças .
Futuro da Grécia

Em Atenas o dracma nunca foi embora

Preparação, recordação ou para pregar partidas de gosto duvidoso, ainda é possível encontrar dracmas em Atenas.
Futuro da Grécia

Nem tudo o referendo levou

O país até pode ficar divido, mas para este ex-casal foi preciso um Não para os juntar 20 anos depois de dizer o Sim, mas a uma vida em conjunto. A história de Eleni e Vaggelis.
Futuro da Grécia

O que se diz nas ruas de Atenas: "Varoufakis foi sacrificado"

Depois de uma noite de festa, a cidade ficou muito calma e com poucas pessoas na rua. As pessoas falam pouco e o ambiente está tenso, na expetativa, dizem alguns locais ao Observador.
Futuro da Grécia

Varoufakis e Eurogrupo. Uma relação (muito) complicada

134
Ministro das Finanças pediu demissão após referendo que até deu vantagem ao não, mas não sem antes mandar mais farpas aos seus agora ex-colegas, dizendo que exigiram a sua saída.
Futuro da Grécia

Grécia festeja Não à espera do Sim da Europa

Na praça Sintagma concentraram-se os festejos. Uma vitória da dignidade, uma vitória contra a Europa. Não querem uma revolução mas querem uma vida nova. Irá a Europa ouvir? Reportagem do nosso enviado
Futuro da Grécia

Grécia: Um 'Sim' ou um 'Não' podem partir o país

152
Ganhe o 'Sim' ou o 'Não', não se espera uma vantagem folgada de qualquer lado. Gregos contra gregos, jovens contra mais velhos, pobres contra ricos. Que país será a Grécia na segunda-feira?
Troika

Passos agradece a quem "não andou a lamuriar-se"

547
Sem falar diretamente na Grécia, o primeiro-ministro destacou este sábado em Portimão o esforço de quem colaborou para tirar Portugal da crise.
Futuro da Grécia

Bancos podem não conseguir abrir na terça-feira

O Governo grego garante que depois do referendo o sistema bancário volta à normalidade. Se o BCE não aumentar o limite da liquidez de emergência, situação complica já na terça-feira.
Futuro da Grécia

A padaria que oferece pão no centro de Atenas

702
Campanha começou na sexta-feira. Pensionistas e desempregados podem passar numa das padarias da Veneti e levar consigo pão sem pagar. "Em Portugal, não fariam o mesmo?", pergunta uma das responsáveis.
Futuro da Grécia

Depois do dinheiro, a comida?

580
Supermercados e restaurantes começam a ter dificuldades com os fornecedores. Uns exigem dinheiro vivo, outros adiantado para meses. Entretanto alguns produtos já escasseiam.
Futuro da Grécia

"Nem 60 euros consigo levantar"

393
Filas grandes, tempo interminável à espera e no fim, nem 60 euros se consegue levantar. Os controlos de capitais estancaram a fuga de depósitos, mas quem sofre na pele são os gregos.
Futuro da Grécia

FMI: Grécia precisa de resgate de 50 mil milhões

369
Mais dinheiro, o dobro do prazo de pagamento e melhores condições. Se a situação piorar, credores podem perder todo o primeiro resgate, mais de 53 mil milhões, diz o FMI.
Privatizações

EDP e REN.Interesse estratégico não foi acautelado

2004
Auditoria do Tribunal de Contas às privatizações diz que não foram tomadas medidas para acautelar interesse estratégico e nacional. Conflito de interesses e contratação fora das regras nos assessores.
Futuro da Grécia

Domingo em Atenas: o que nos podia ter acontecido

5738
Ao vermos a aflição dos gregos é bom recordar que também Portugal podia ter caído naquele abismo. Bastava termos seguido os que pediram a mesma dureza, advogaram a resistência e insultaram os credores
Futuro da Grécia

De desacordo em desacordo até ao acordo final?

Duas propostas da troika, duas de Atenas. Até agora, não há acordo mas as negociações vão continuar até ao Eurogrupo de sábado. Haverá uma solução antes de os mercados abrirem na segunda-feira?
Futuro da Grécia

Troika cede mas pouco

Proposta revista da troika enviada esta quinta-feira para o Eurogrupo tem poucas alterações face ao que foi apresentado aos gregos na quarta-feira. Governo grego não aceita.
Futuro da Grécia

Porque resiste o FMI (ou a troika)?

O braço de ferro entre o Governo grego e a troika não é uma teimosia, nem um braço de ferro injustificável. As regras do FMI explicam porquê. Análise Observador/TVI24.
Futuro da Grécia

As medidas mais duras que a troika exige à Grécia

230
Contraproposta dos credores é mais dura que a proposta dos gregos. Governo já disse que não aceita. Enquanto Grécia e credores continuam o braço-de-ferro, aqui estão as diferenças.
Futuro da Grécia

Grécia: Como pagar ao FMI sem o dinheiro da troika

Sem os 7,2 mil milhões de euros do empréstimo internacional, que não devem chegar a tempo, a Grécia arrisca-se a falhar o pagamento ao FMI. Quais são as alternativas?
Finanças Públicas

Défice atinge 5,8% no 1º trimestre. Poupança desce

229
Défice orçamental só caiu uma décima face ao primeiro trimestre de 2014. Valor do défice em euros até é maior, em 16,4 milhões de euros. Percentagem cai devido ao crescimento do PIB.
Reforma do Estado

O partido-estado e a reforma do Estado

224
O partido-estado é uma espécie de guardião do regime e de todos os direitos adquiridos, sempre ausente mas sempre omnipresente. É o “partido do povo”, dos interesses permanentes, inorgânico e pastoso.
Futuro da Grécia

Tsipras, troika e credores, todos irão reunir - como aconteceu

290
Com o tempo a esgotar-se, o Governo grego admite que não tinha opções e, por isso, teve de avançar com propostas que considera desnecessariamente duras para a economia. As negociações continuam.
Futuro da Grécia

O que propõe o Governo grego (atualizado)

549
Reforma do IVA vale 1360 milhões de euros já em 2016. Medidas para o sistema de pensões valem 1860 milhões de euros, mas parte é aumento das contribuições. Os detalhes do plano já conhecidos.
Futuro da Grécia

Dia D para a Grécia: Diplomacia ou 'default'

Num dia de intensa diplomacia em Bruxelas, conseguirá a Europa evitar ao último minuto o 'default' da Grécia e o regresso do dracma?
Livros

Relvas.Troika queria deixar câmaras falirem

122
Miguel Relvas e o ex-secretário de Estado, Paulo Júlio, escrevem que a troika queria autarquias portuguesas a declararem falência, como Detroit. Reforma da administração local convenceu os credores.
A página está a demorar muito tempo.