A NASA parece estar cada vez mais perto de concretizar uma missão a uma das luas de Júpiter, Europa. E um dos objetivos parece ser descobrir se existem evidências de vida extraterrestre na superfície da lua.

De acordo com o Space, os oficiais da NASA pediram a vários cientistas para descobrirem uma forma de determinar se existe vida nas nuvens de vapor de água que se encontram na superfície da lua. Estas nuvens, descobertas pelo telescópio Hubble em dezembro de 2012, podem ser uma evidência de que existe um oceano de água no estado líquido escondido por debaixo da superfície gelada da Europa.

Para John Grunsfel, diretor científico da NASA, esta é “a nossa oportunidade” de investigar se existe ou não vida na Europa. Durante um workshop sobre as nuvens de vapor de água da lua de Júpiter no Ames Research Center, em São Francisco, o investigador frisou que esta se trata de uma oportunidade que não deve ser desperdiçada. “Espero que não percamos esta oportunidade por falta de ideias”, confessou.

Esta já não é a primeira vez que se ouve falar numa possível missão à lua de Júpiter. Em julho do ano passado, oficiais da agência norte-americana desafiaram os cientistas a escolher um instrumento que poderia voar a bordo de uma missão à Europa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os boatos de uma possível missão tornaram-se reais quando, no início deste mês, a Casa Branca aprovou um orçamento de 30 milhões de dólares (27 milhões de euros) para concretizar a missão à Europa em 2016. Contudo, esta é apenas uma pequena parte do financiamento de 18,5 mil milhões de dólares (16,4 mil milhões de euros) pedido pela NASA. Uma grande parte terá ainda de ser aprovada pelo Congresso que, como refere o Mic, se tem mostrado bastante cético em relação à missão e à importância da exploração espacial.

Segundo o Space, a missão à Europa — apelidada de “Europa Clipper” — tem como objetivo estudar a subsuperfície gelada da lua. Está previsto que a missão tenha uma duração de três anos e meio, durante os quais o “Clipper” irá medir e mapear a superfície da lua. Serão realizados 45 voos, a altitudes que poderão variar entre os 25 e os 2.700 quilómetros.

A Europa é uma das quatro luas de Júpiter conhecidas por luas de Galileu. Estas foram descobertas a sete de janeiro de 1610 pelo astrónomo italiano Galileu Galilei e tiveram um papel muito importante no desenvolvimento da teoria heliocêntrica, na qual se acredita que a Terra e os outros astros giram em torno do Sol.