Calçar uns ténis, vestir roupa confortável e ter muita energia. Uns necessitam de música nos ouvidos para que a motivação não fuja, outros preferem o silêncio. Cada praticante escolhe o seu método. Se vai começar a correr, ou se já entrou nas lides dos runners, fique a conhecer cinco mitos sobre a modalidade.

1. Os alongamentos antes de correr são obrigatórios. Os músculos devem estar quentes antes de alongar, por isso não deve fazê-lo a frio. “Se a temperatura dos músculos aumentar, estes ficam mais relaxados e flexíveis. Os músculos frios têm maior risco de lesão”, explica Hollie Kenney, treinador de triatlo ao site de desporto e nutrição Competitor.com.

2. Quem corre não precisa de treino de força. Se os músculos estiverem fortes, é possível correr muito e recuperar melhor. O treino de força ajuda a melhorar a performance na corrida e a diminuir as lesões, diz John Martinez, médico no Ironman World Championships.

3. Quanto mais, melhor. Esta máxima pode aplicar-se a muitas situações, mas não à corrida. Um estudo americano concluiu que a esperança média de vida dos corredores intensivos é a mesma de um individuo saudável mas sedentário. Os investigadores dizem que o ideal é correr até três vezes por semana, num total de 2h40.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

4. Correr prejudica os joelhos. Um estudo conduzido pelos investigadores da Universidade de Stanford e publicado em agosto de 2008 comparou a progressão da artrite degenerativa entre pessoas que corriam habitualmente e pessoas que não corriam, durante um período de 18 anos. A conclusão? As artrites degenerativas nos joelhos não são nem mais frequentes nem mais dolorosas em quem corre.

5. É preciso comer muitos hidratos de carbono antes de correr. Esta teoria é repetida há alguns anos. Comer um prato de massa antes de correr é o ideal para aguentar o gasto de energia. Na verdade, isto só se aplica se a corrida durar mais de duas horas. Se isso não se verificar, não há necessidade de alterar o plano de refeições. O ideal será alimentar-se 30 minutos antes do treino, sugere um especialista em fitness à revista Active.