O tradicional jantar de correspondentes da Casa Branca ficou marcado por um discurso cheio de humor e sátira do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Entre os visados das piadas estiveram Ted Cruz, um dos candidatos às primárias do Partido Republicano, e Hillary Clinton, a favorita democrata à sua sucessão nas presidenciais do próximo ano, mas também a própria mulher, Michelle Obama, e o vice-presidente Joe Biden.

Obama começou logo a sua intervenção afirmando-se “relaxado” graças às “massagens nos ombros de Joe Biden”, recomendando-as ao público, para logo depois se corrigir: “Ah, já experimentaram!”, arrancando gargalhadas dos correspondentes, que conhecem as dificuldades que o vice-presidente americano tem em manter uma distância mínima em relação a alguns interlocutores.

E a meio do discurso, naquele que foi provavelmente o momento mais hilariante da noite, Obama chamou Luther, o seu “tradutor”, interpretado pelo comediante Keegan-Michael Key.

Naquele que foi o penúltimo jantar do seu mandato, e com a corrida para as presidenciais de 2016 já em marcha, Obama disparou em várias direções. Um dos alvos foi Ted Cruz, um dos candidatos às primárias do Partido Republicano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Ted Cruz disse que negar a existência das alterações climáticas converteu-o em Galileu. Mas na verdade, essa não é uma comparação que faça sentido: Galileu acreditava que a Terra gira à volta do sol. Ted Cruz acredita que gira à volta de Ted Cruz”, ironizou o Presidente norte-americano.

Hillary Clinton, que Obama derrotou nas primárias do Partido Democrático em 2008 e que depois se juntou à sua equipa governativa, também não escapou às piadas. Hillary foi satirizada pela forma como começou a sua campanha.

“Para muitos americanos este ainda é um tempo de incerteza. Tenho uma amiga que há apenas umas semanas ganhava milhões, agora vive numa carrinha no Iowa”, gracejou Obama, sem precisar sequer de mencionar o nome da sua ex-secretária de Estado, favorita democrata à sua sucessão.

Houve ainda tempo para Obama fazer referência ao período como presidente e ao facto de ter envelhecido, não deixando de fazer mais umas piadas. “Eu pareço tão velho que John Boehner já convidou Netanyahu para falar no meu funeral”. Lembre-se que Obama ficou irritado quando Boehner, líder republicano da Câmara dos Representantes, convidou o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, para falar ao Congresso, em março, contra um acordo nuclear com o Irão, num momento em que se desenham os contornos de um possível acordo sobre o programa nuclear iraniano.

Por entre gargalhadas, Obama acabou por chamar a mulher, Michelle Obama, à conversa, dizendo que, ao contrário dele, ela está igual ao que era há seis anos. “O seu segredo? Fruta fresca e vegetais”, brincou o Presidente.