Luís Marques Mendes acha que Rui Rio não vai apresentar uma candidatura presidencial já em junho, como avançou a SIC Notícias na sexta-feira. “Desconfio muito”, disse o comentador, afirmando no entanto que o ex-presidente da câmara do Porto “tem contactado com várias pessoas a pedir opinião” sobre o assunto nos últimos tempos, o que significa que está, pelo menos, a ponderar a hipótese.

Para Marques Mendes, “Rui Rio fará muito mal se avançar com a candidatura antes de outubro”, ou seja, antes das eleições legislativas, para as quais PSD e CDS concorrem coligados. “Vai enfraquecer a coligação, tirar visibilidade a Passos e Portas”, considerou o comentador, que ainda deu uma novidade: as linhas programáticas dos dois partidos vão ser apresentadas “quarta ou quinta-feira” da próxima semana. Isto é, na véspera ou na antevéspera da Convenção do PS onde o programa de Governo socialista será aprovado.

Precisamente sobre o PS, Marques Mendes afirma que “há uma overdose de promessas” no discurso de António Costa, cuja retórica coloca “à esquerda”, face a um “programa ao centro”. A coligação, no entanto, também não está bem, disse o comentador, que considera que desde o anúncio de que PSD e CDS iam juntos às legislativas tem havido uma sucessão de “disparates”.

Um dos “disparates” foi de Maria Luís Albuquerque, que no domingo passado abriu a porta a cortes nas pensões de reforma. Foi “um monumental tiro no pé” da ministra das Finanças, que “prejudicou os laranjinhas e os populares, mas deu uma ajuda monumental ao PS”, que por esses dias andava imerso na discussão sobre a proposta de descida da Taxa Social Única.

Outro dos “disparates” referidos por Marques Mendes foi o caso do anexo SS que todos os trabalhadores independentes têm de apresentar no seu IRS. Para o comentador, deste episódio evidencia que “o Estado não fala com o Estado”, uma vez que o cruzamento de dados entre a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) e a Segurança Social dispensaria os contribuintes de entregar o dito anexo. “O Estado aqui tem uma quintinha, ali tem outra quintinha”, criticou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR