PORTO

Oporto Insight
Histórias secretas, curiosidades e sítios escondidos. É este lado da Invicta — o mais intimista –, que a aplicação Oporto Insight dá a conhecer a quem a utiliza. Alguns dos percursos sugeridos e informações fornecidas partem do testemunho de personalidades ligadas à região, como é o caso do arquiteto Siza Vieira. Esta pode ser uma alternativa, caso queira sair do modo turístico e entrar no “modo vizinho”, aquele que é mais próximo da sua ligação à cidade. A aplicação permite-lhe ainda poupar alguns dados móveis já que não precisa de ligação à internet.

Francesinhas
Sim, leu bem. Há mesmo uma aplicação que reúne os sítios certos para apreciar uma boa francesinha. Esta app funciona numa lógica de partilha de comentários e votações de quem foi e experimentou. Ou seja, cada utilizador vota no restaurante onde a francesinha lhe soube melhor e, desta forma, organiza e deixa as melhores referências para quem se segue.  

francesinha restaurante lado b

© Restaurante Lado B

VPorto
Se pretende “viver, visitar e vibrar” nesta cidade, então a app VPorto vai saber orientá-lo. Aqui encontra itinerários personalizados, de acordo com os seus interesses, informação por proximidade, restaurantes — dos mais luxuosos às tascas mais castiças –, locais de diversão, zonas de compras e outras informações úteis.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Musement
Esta aplicação é para ser utilizada na sua cidade e quando tomar outro rumo. Destina-se à programação e reserva de visitas a museus ou outras atrações. Funciona de forma simples: primeiro identifica a cidade que quer conhecer, depois reúne o conjunto de atrações que aí pode visitar ou nas proximidades. A partir daqui, pode fazer a reserva, seja para ir no próprio dia ou na semana seguinte. Com o voucher emitido basta dirigir-se ao local e desfrutar.

Fundação Serralves
Saber o que vai acontecer e conhecer Serralves como a palma da mão é possível através desta aplicação. A visita ao local é obrigatória para vivenciar o património de arte e as paisagens que distinguem a fundação. Contudo, esta ferramenta vai ajudá-lo a aproveitá-la ainda melhor.

AroundPorto
Para a noite, há uma app que dá indicações aos utilizadores sobre os locais onde se fazem bons brindes e se ouve boa música. Informações sobre eventos, locais, preços e outras categorias que fazem sempre falta a quem quer programar uma noite de animação, não faltam. Para os indecisos há uma ajuda extra: a opção shake me, que consiste em abanar o telemóvel para que apareça no visor um evento aleatório (mas que a aplicação aconselha, por certo).

Douro Wine Tourism Smartphone
A região vitivinícola demarcada mais antiga do mundo está aqui. Através desta aplicação vai aprender mais sobre a história dos vinhos do Douro e do Porto. E quando quiser passar da leitura à prova, basta contactar os proprietários, reservar e planear a sua visita.

David Silverman/Getty Images

David Silverman/Getty Images

Como se deslocar

Move-me
Aqui encontra, de forma organizada, diferentes formas de conhecer a cidade do Porto, com as respetivas horas de partida, chegada, linhas, entre outras informações. A aplicação agrega informação sobre os transportes públicos disponíveis na cidade.

ImetroPorto
Para se desclocar, pode consultar as informações disponíveis na aplicação do metro do Porto. É uma forma de poupar tempo em distâncias. A aplicação permite consultar horários e frequências, mapas da rede e de linhas, informação sobre bilhetes e tarifários, e planear viagens.

LISBOA

Lisbon Travel Guide
Esta ferramenta fá-lo ganhar tempo para ir para o terreno. Através dela pode planear percursos, de acordo com os mapas que disponibiliza, colocar pins nos sítios onde quer ir para não se esquecer, assim como decidir onde vai jantar ou fazer uma pausa para compras.

Rewind Cities Lisbon
“Uma viagem mágica e divertida ao passado da cidade” é o convite que a aplicação Rewind Cities Lisbon lhe faz. Baseada no conceito de realidade aumentada, esta app permite ver o passado da cidade sobreposto à realidade que vê no seu smartphone. É uma experiência original para conhecer a história do sítio onde vive.

CCB
O Centro Cultural de Belém tem uma app que permite consultar a programação, os horários e os preços das atividades disponíveis, para que não perca nada.

Parque de Monsanto
O pulmão da capital tem muitos espaços verdes para explorar. A app do Parque de Monsanto ajuda-o a organizar percursos pedestres, a saber onde pode praticar várias modalidades desportivas e ainda lhe diz onde é possível descontrair em longas refeições em contacto com a natureza.

Guia & Jogo do Museu Nacional dos Coches
Se ainda não foi ao novo museu, com esta app pode explorá-lo de forma simples e pormenorizada.

PortugalBy
Aqui pode ver Lisboa através da lente de fotógrafos profissionais. A aplicação funciona como um arquivo de fotografias das diferentes zonas do país, sendo que é possível saber onde foram tiradas para que possa entrar na cena que mais o cativou. Para além disso, pode identificar as imagens que foram captadas próximas do local onde se encontra, para que rapidamente possa conhecer outros recantos.

screen480x480szdfvbxsdvxsd

Evernote
Durante os seus passeios vai querer registar os melhores momentos. Esta aplicação vai ajudá-lo a organizar o conteúdo multimédia recolhido. Como? Armazenando todo o tipo de informação – escrita, gravações de voz, filmes, fotografia. Depois, sincronizando-a com todos os dispositivos, para que seja mais fácil aceder à informação. É um caderno de notas indispensável para levar na mochila.

Zomato
Não se esqueça de experimentar a comida da sua cidade, ligando-se ao Zomato para procurar o tipo de restaurante onde pretende ir e em que zona. Pode ainda seguir foodies que lhe pareçam ser bons conselheiros gastronómicos. Depois, continue a acompanhar as suas aventuras pelas mesas dos restaurantes portugueses.

Como se deslocar:

Lisbon map and walks
Eis um guia que o acompanha nas suas viagens a pé por Lisboa. Deixando-se levar pelas orientações desta aplicação, o objetivo é que saiba em que rua está e o que pode encontrar nela. Ao mesmo tempo, pode tirar fotografias do passeio e partilhá-las com amigos.

PORTUGAL-STREET-DAWN

Metro Lisboa
Com esta aplicação, pode não só simular um percurso de metro como receber informação sobre o estado da circulação nas linhas, os horários e tarifários, descobrir a estação mais próxima e respetivos pontos de interesse na área em que está a passear.

Spinlister
Em qualquer momento pode pedir emprestada uma bicicleta. A aplicação Spinlister identifica quantas estão próximas de si e em que áreas. A partir daí é só entrar em contacto com o proprietário para que possa ir buscá-la para as suas voltas pela cidade.