A Nova Zelândia está prestes a escolher uma nova bandeira para ondular ao sabor do vento. O símbolo atual daquele país do Oceano Pacífico foi adotada em 1902 e mostra a bandeira britânica num canto e a constelação do Cruzeiro do Sul no outro.

O Governo colocou todos os neozelandeses à procura da nova bandeira, algo que podia ter sido feito no Parlamento. Mas “era importante ter um processo legítimo que dê a toda a gente a oportunidade de dizer o que tem a dizer”, lê-se no site do Executivo neo-zelandês. Esse processo obedece a dois referendos: o primeiro (20 de novembro a 11 de dezembro) coloca a população a escolher uma das quatro bandeiras finalistas (presentes na fotogaleria), enquanto o segundo (3 de março a 24 de março de 2016) pergunta às pessoas se preferem manter a antiga ou adoptar uma nova.

As bandeiras presentes na fotogaleria foram as que mais agradaram ao neozelandeses. Havia quase 10,3 mil alternativas. Pode verificar o seu significado nas legendas.

A ideia de criar uma nova bandeira veio do primeiro-ministro da Nova Zelândia, John Key, em março de 2014. O objetivo é eliminar a representação da “Union Flag” (bandeira britânica) do símbolo nacional. Num comunicado feito o ano passado, o primeiro-ministro terá dito: “Há muito tempo que nós não somos dominados pelo Reino Unido”. A Nova Zelândia conquistou a sua independência ao Império Britânico a 26 de setembro de 1907 e quer uma bandeira que represente a unicidade do país.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR