O multibanco está de parabéns – faz esta quarta-feira 30 anos – e traz novidades: as máquinas que vão ser instaladas em 2016 vão permitir que se faça pagamentos com notas e emitir o troco em moedas, conta o Correio da Manhã. Mais: quando tiver de os fazer não vai precisar de introduzir a habitual referência, porque as máquinas vão estar equipadas com leitor de códigos de barras.

A inovação tecnológica tem sido uma das bandeiras da marca, que este ano também introduziu o sistema de pagamentos pelo telemóvel MB Way. Agora, vai permitir que quem não tenha dinheiro na conta mas precise de pagar a conta da água ou da luz, o faça inserindo notas – algo que de momento não é possível.

Diariamente, são levantados das caixas multibanco cerca de 71 milhões de euros e existem cerca de 19 milhões de cartões. Há 30 anos, as pessoas tinham de se dirigir a uma agência de um banco para levantarem dinheiro.

Com o MB Way, ativo desde junho,também é possível fazer pagamentos em lojas físicas e na internet recorrendo ao telemóvel – sem dinheiro ou cartões. É a primeira solução mundial que integra a mecânica do multibanco numa solução para pagamentos móveis. Além dos pagamentos, também é possível fazer transferências bancárias recorrendo apenas ao número de telemóvel.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR