O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, manifestou-se preocupado com os setores da suinicultura e do leite, afirmando que “estão a passar por momentos muito difíceis”.

“O setor dos suínos tem-se confrontado nos últimos meses com uma baixa de preços em que o custo de mercado está abaixo do custo de produção, enquanto o setor do leite se confronta há muitos meses com um sério problema de mercado [excedentes e queda dos preços]”, firmou Luís Capoulas Santos.

O ministro falava no final de uma reunião com a Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (CONFAGRI), na qual foi auscultada a opinião de todo o setor e feita uma avaliação do programa do Governo.

Capoulas Santos, que na próxima semana vai participar na reunião de ministros da Agricultura da União Europeia e será recebido pelo comissário europeu Phil Hogan, disse que irá na ocasião “explorar algumas propostas ou sugestões” para dar resposta àqueles problemas e “sensibilizar a Comissão Europeia” para que sejam tomadas algumas medidas.

Além disso, realçou que irá analisar outros instrumentos que o Governo poderá mobilizar para apoiar estes setores neste momento.

O ministro lançou ainda um apelo às grandes superfícies – que afirmou que “desempenham um importante papel” no escoamento da produção – para que tenham, “a exemplo do que está a acontecer noutros países e desde logo na vizinha Espanha, uma atenção muito particular à produção nacional”.

Este encontro, que se inseriu num conjunto de outros que o ministro tem estado a desenvolver, contou com a participação do presidente da CONFAGRI, Manuel dos Santos Gomes, que classificou a reunião de “muito positiva”, tendo dito que a confederação “está preocupada” com a queda dos preços do setor do leite em Portugal e com a situação vivida pelo setor da suinicultura.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR