O último relatório da Oxfam, a organização não-governamental que analisa as desigualdades mundiais, revela que o dinheiro oculto em paraísos fiscais continua a aumentar e já ultrapassa a soma dos produtos internos brutos do Reino Unido e da Alemanha juntos. Serão 7,6 triliões de dólares (cerca de 7 biliões de euros) que não são taxados nos diversos países.

Nove em cada dez das grandes empresas analisadas pela Oxfam – que foram mais de 200 – têm presença em pelo menos um paraíso fiscal. Através dos dados fornecidos pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), a entidade ficou a saber que esta não é uma realidade exclusiva dos países mais ricos: as nações mais pobres também enviam dinheiro para paraísos fiscais para fugir a determinadas responsabilidades para com o Estado. Ainda assim, 34% do dinheiro desviado para paraísos fiscais vem da Europa e 15,8 %vem dos Estados Unidos da América.

Perante estes dados, a Oxfam pediu que os economistas reunidos no Fórum de Davos a partir de quarta-feira, 20 de janeiro, discutam o assunto e “se comprometam a desenvolver uma estratégia mais eficaz para acabar tanto com os paraísos fiscais tanto com outros regimes causadores de danos”, conta o El Mundo.

Paraísos fiscais no mundo

No mapa abaixo vai encontrar a localização dos paraísos fiscais declarados pela União Europeia (a amarelo) e por Portugal (a verde). Estes dados foram recolhidos no site da consultora PricewaterhouseCoopers e dizem respeito ao ano 2015. Clique na imagem para aumentá-la.

Screen Shot 2016-01-19 at 17.40.15

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR