O Reino Unido vai acolher um número não especificado de crianças migrantes que foram separadas dos seus pais devido aos conflitos na Síria e outros países, anunciou esta quinta-feira o Governo.

As autoridades britânicas vão trabalhar com a agência das Nações Unidas para os refugiados (ACNUR) para identificar jovens elegíveis a residir no Reino Unido, anunciou o Ministério do Interior.

O primeiro-ministro David Cameron anunciou em setembro que 20 mil refugiados de campos nas fronteiras da Síria seriam acolhidos até 2020. Mais de mil, metade deles crianças, chegaram até agora.

No entanto, o Reino Unido rejeitou as quotas da União Europeia para acolher migrantes e distribui-los pelo bloco de 28 nações.

“A crise na Síria e os eventos no Médio Oriente, norte de África e noutros lugares separaram um elevado número de crianças refugiadas das suas famílias”, afirmou o ministro da Imigração, James Brokenshire, em comunicado.

Brokenshire acrescentou que, apesar de a “grande maioria” destas crianças estar em melhor situação permanecendo na região, com familiares, o Governo britânico pediu “à ACNUR para identificar os casos excecionais em que o interesse supremo da criança é servido através do realojamento no Reino Unido”, e pediu ajuda para os trazer para o país.

Uma porta-voz do Ministério do Interior disse não poder confirmar quantas crianças serão abrangidas por este esquema.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR