O presidente francês, a chanceler alemã e o primeiro-ministro italiano reúnem-se na segunda-feira em Itália para discutirem os problemas do terrorismo e da imigração e preparar as próximas etapas chave para o futuro da União Europeia.

Esta reunião realiza-se na ilha italiana de Ventotene, depois de uma outra que juntou François Hollande, Angela Merkel e Matteo Renzi em junho em Berlim, após o referendo que decretou a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), e na qual foram propostos como núcleo duro para definir as linhas mestras que a UE deve seguir, caso não queira fracassar.

O encontro de segunda-feira tem como objetivo principal preparar a cimeira dos líderes europeus de 16 de setembro, em Bratislava, capital da Eslováquia. O cenário será uma ilha de valor simbólico para a Europa, já que ali se firmou, em 1941, o “Manifesto de Ventotene”, cujo título é “Por uma Europa livre e unida”, um documento visionário e precursor da EU, redigido pelos italianos Altiero Spinelli, Ernesto Rossi e Eugenio Colorni.

Depois de visitarem o túmulo de Spinelli, os líderes europeus irão deslocar-se no porta-aviões Garibaldi, para reforçar as linhas já definidas em Berlim para construir uma Europa capaz de garantir a segurança dos seus países e que dê uma maior atenção às políticas dedicadas à juventude e ao crescimento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo Matteo Renzi, a cimeira servirá para superar os medos que surgiram com o brexit (saída do Reino Unido do bloco comunitário) e “lançar uma luva” de desafio para mudar a UE. Uma das prioridades desta reunião será a da segurança interior e exterior, que será posta na mesa sobretudo por Hollande, tendo em conta os mais recentes atentados jihadistas em França.

Serão analisados projetos como a criação de um corpo europeu de guarda fronteiriça ou a implementação de um controlo sistemático de identificação de entrada e saída de pessoas da União Europeia. Renzi irá colocar a discussão o projeto “Estratégia Global sobre Política Exterior e de Segurança da União Europeia”, apresentado pela alta representante nesta matéria, Federica Mongherini.

O primeiro-ministro italiano quer também que se discuta o seu projeto “Migration Compact”, que consiste em conceder ajudas aos países africanos que estão na origem ou trânsito de refugiados, em troca de uma ajuda na redução dos fluxos migratórios para a Europa, e que conta com o aplauso do presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

Os mandatários adiantaram em Berlim que a prioridade da UE deve ser a juventude, com novos programas de mobilidade e melhoria no acesso ao emprego, assunto que deverá ser um dos principais em Ventotene. A cimeira irá realizar-se sob fortes medidas de segurança, com limitação do acesso de turistas a Ventotene, encerramento do espaço aéreo e uma numerosa presença policial na pequena ilha.

François Hollande, Angela Merkel e Matteo Renzi irão chegar a Ventotene cerca das 17h00 locais (16h00 em Lisboa) e, após um passeio e visita ao túmulo de Spinelli, irão deslocar-se até ao local onde vão dar uma conferência de imprensa, prevista para as 18h00 locais (17h00 em Lisboa). A reunião realiza-se depois da conferência de imprensa, durante um jantar, oferecido pelo governo italiano, que deverá terminar pelas 21h00 locais (20h00 em Lisboa).