Férias

Quais são os países com mais férias? Portugal está longe deles

460

Portugal é um dos países com menos dias de férias pagas na União Europeia, mas há quem descanse ainda menos. No topo da lista estão a Finlândia e a França. São estes os novos dados do Banco Mundial.

Em Portugal, os trabalhadores têm direito a 22 dias úteis de férias remuneradas por ano

Getty Images

Finlândia e França são dois dos países com mais dias de férias pagas no mundo, de acordo com os últimos dados do Banco Mundial. Por lá, os trabalhadores têm direito a 30 dias úteis de férias remuneradas, à semelhança do que acontece no Bahrein, Djibouti, Guiné, Kuwait, Líbia, Maldivas, Nicarágua, Togo e Iémen. Na Europa, os britânicos são os segundos da lista dos que mais descansam (28 dias) e logo a seguir vem a Itália (26 dias).

Longe destes números estão Portugal e a vizinha Espanha: os ibérios têm direito a apenas 22 dias úteis de férias remuneradas, tantos como na Rússia, Iraque, Panamá e Burkina Faso. Ainda assim os portugueses e os espanhóis não são os mais trabalhadores da União Europeia. Os países que menos descansam na UE são a Bélgica, a Holanda e a Irlanda, com direito a apenas 20 dias úteis de férias.

Há também países onde a duração das férias dos trabalhadores depende do tempo em que ocupam o seu posto. Na Grécia, por exemplo, o primeiro ano de trabalho garante apenas 20 dias de férias. Mas a partir dos 10 anos ao serviço da mesma empresa, os gregos podem gozar 25 dias de férias pagas.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: mlferreira@observador.pt
Férias

O Sport-Billy não tinha filhos

Tiago Duarte
1.373

Há um dia em que um filho se transforma em pai e verifica que está sozinho. Só ele, a mala do carro e uma montanha de sacos e saquinhos que a sua mulher vai depositando na entrada da casa.

Açores

O despertar da bela adormecida?

Maria João Avillez
645

E sobre isso, um véu de melancolia tão pesado e uma solidão tão desolada que moldaram os poetas, politicos e pintores que os Açores nos deram.

Família

O cabanão (segunda crónica estival)

Maria João Avillez
205

Mas a quem preocupa hoje o esmorecimento do modelo tradicional familiar se ele é propagado como tendo passado de moda, saído de linha, estar “descontinuado”?

Família

O stress das férias

Laurinda Alves
994

Há clássicos eternos que podem ser evitados ou, pelo menos, minimizados se as prioridades forem bem geridas em férias. Nomeadamente se formos capazes de desligar telemóveis e computadores.

PS

Miscelânea de férias

Maria João Marques
1.612

Gabriela Canavilhas é uma política socialista exemplar. Tem arrogância (daquela não proveniente de méritos próprios) em abundância e não percebe patavina da maioria dos assuntos de que debita palavras

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site