Finlândia e França são dois dos países com mais dias de férias pagas no mundo, de acordo com os últimos dados do Banco Mundial. Por lá, os trabalhadores têm direito a 30 dias úteis de férias remuneradas, à semelhança do que acontece no Bahrein, Djibouti, Guiné, Kuwait, Líbia, Maldivas, Nicarágua, Togo e Iémen. Na Europa, os britânicos são os segundos da lista dos que mais descansam (28 dias) e logo a seguir vem a Itália (26 dias).

Longe destes números estão Portugal e a vizinha Espanha: os ibérios têm direito a apenas 22 dias úteis de férias remuneradas, tantos como na Rússia, Iraque, Panamá e Burkina Faso. Ainda assim os portugueses e os espanhóis não são os mais trabalhadores da União Europeia. Os países que menos descansam na UE são a Bélgica, a Holanda e a Irlanda, com direito a apenas 20 dias úteis de férias.

Há também países onde a duração das férias dos trabalhadores depende do tempo em que ocupam o seu posto. Na Grécia, por exemplo, o primeiro ano de trabalho garante apenas 20 dias de férias. Mas a partir dos 10 anos ao serviço da mesma empresa, os gregos podem gozar 25 dias de férias pagas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR