O PCP vai estar presente em Havana, Cuba, nas cerimónias fúnebres de Fidel Castro, que morreu na noite de sexta-feira, fazendo-se representar por Albano Nunes, membro do secretariado do Comité Central, informou esta segunda-feira o partido.

Numa nota enviada às redações, o PCP expressou a sua solidariedade para com o Partido Comunista de Cuba e para com o povo cubano.

“Neste quadro e associando-se à homenagem do povo cubano ao histórico dirigente da sua revolução e expressando a sua solidariedade ao Partido Comunista de Cuba e ao povo cubano, o PCP terá a oportunidade de participar no ato que será realizado amanhã, dia 29 de novembro, na Praça da Revolução José Martí, em Havana”, pode ler-se.

De acordo com a agência Lusa, apesar de se fazer representar por Albano Nunes, responsável pelas Relações Internacionais no partido, o PCP não vai enviar uma comitiva maior porque as cerimónias fúnebres coincidem com o último dia do Congresso (que se realiza entre os dias 2 e 4 de dezembro).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Cuba decretou nove dias de luto nacional pelo óbito do líder histórico Fidel Castro, que morreu na noite de sexta-feira, aos 90 anos, e anunciou que o funeral vai realizar-se a 4 de dezembro.

Através de um breve comunicado, o Conselho de Estado cubano decretou “nove dias de luto nacional”, até ao dia 4 de dezembro, domingo”, acrescentando que “todas as atividades e espetáculos públicos” serão interrompidos. As cerimónias fúnebres vão realizar-se em Santiago de Cuba, no sul do país.

Durante a semana vão realizar-se diversas homenagens em Cuba e uma procissão com as cinzas do ex-presidente cubano vai atravessar o país ao longo de quatro dias.

O histórico líder cubano, Fidel Castro, morreu na noite de sexta-feira, 25 de novembro, aos 90 anos, às 22h29 locais (03h29 de sábado em Portugal continental) e já foram várias as reações e condolências apresentadas por diversos líderes políticos mundiais.