Páscoa

Fotogaleria. O mexilhão “santo” das praias de Sintra

654

Na Praia do Magoito, a tradição persiste: todos os anos, na Sexta-Feira Santa, dezenas de pessoas apanham mexilhões junto às rochas. Este ano não foi diferente. Veja a fotogaleria.

Todos os anos por altura da Páscoa, a Praia do Magoito, em Sintra, enche-se de dezenas (senão centenas) de pessoas que, de faca em riste, se dedicam à apanha do mexilhão. A tradição é bem antiga e acredita-se que tenha surgido por causa de outro costume — o de não se comer carne na Sexta-Feira Santa.

A praia começou a encher-se logo pela manhã. Munidos de baldes e de sacos de plástico, amigos e familiares juntaram-se perto das rochas para apanhar os mexilhões, assim que a maré começou a vazar. Este ano, o tempo esteve favorável e foram várias as dezenas de pessoas que se reuniram na Praia do Magoito durante uma boa parte do dia. À tarde, levaram sacos e baldes cheios para casa.

Apesar de esta tradição acontecer todos os anos no Magoito, não é exclusiva desta praia. Além de se estender a outras praias do concelho de Sintra, como a Praia das Maçãs e a Praia da Adraga, decorre também em algumas praias do município de Cascais, como a das Avencas, Mexilhoeiro e Cabo Raso, assim como nas praias da Ericeira, já no concelho de Mafra.

Veja na fotogaleria as imagens da apanha deste ano na Praia do Magoito.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: rcipriano@observador.pt
Cristianismo

A Páscoa não é para todos

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
684

Não sei o que seja mais terrível: se estes atentados contra os cristãos do próximo Oriente, que se sucedem a um ritmo acelerado e com efeitos devastadores, se a aparente indiferença do Ocidente.

Páscoa

JC não serve para gestor de recursos humanos

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
1.503

Não destituir Pedro, depois da sua tripla negação, era pior do que pôr ao leme da Igreja o comandante do Costa Concórdia. Era negligenciar o bem da Igreja. Contudo JC manteve Pedro como CEO da Igreja.

Cristianismo

O cristianismo arrancado pelas raízes

Rui Ramos
1.152

As elites europeias, com o seu desinteresse pelo destino da cristandade oriental, admitem que o multiculturalismo está condenado no Médio Oriente. Porque pensam então que terá futuro na Europa?

Igreja Católica

O milagre do Papa Francisco

P. Gonçalo Portocarrero de Almada

Há quem deseje que a Igreja católica se converta numa espécie de organização não-governamental, dedicada a causas sociais e ecológicas. No fundo, uma Igreja sem Deus.

Identidade de Género

A Esquerda e a libertação do Homem

Pedro Morais Vaz

Vamos dar esta mensagem a jovens de 16 anos: “Ainda não tens maturidade suficiente para ingerir uma cerveja, mas não nos opomos a que troques de sexo”. Serei o único a ver algo de patológico nisto?

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site