José Eduardo dos Santos está em tratamento na Clínica Planas, em Barcelona, confirmou o Observador junto de fontes com acesso ao Presidente de Angola. O líder angolano voou para a cidade catalã no início deste mês, tendo corrido boatos em Luanda de que se encontrava gravemente doente ou mesmo que poderia ter morrido, tendo sites informativos como o Maka Angola referido mesmo que o seu estado de saúde era preocupante. Já no Media Mass criticavam-se os boatos, propagados em especial por uma página no Facebook intitulada “R.I.P. José Eduardo dos Santos”.

O regresso a Angola deverá ocorrer na próxima segunda-feira.

Não é a primeira vez que o Presidente de Angola é internado na unidade de oncologia de uma clínica de Barcelona, o mesmo tendo já acontecido em 2013. Em novembro de 2016 Eduardo dos Santos também estava em Barcelona quando teve de interromper o tratamento para regressar a Luanda por causa do falecimento do seu irmão mais velho.

A viagem de José Eduardo dos Santos foi confirmada pela Casa Civil da Presidência da República, que a apresentou como sendo uma deslocação “privada”.

De acordo com o Maka Angola o Presidente angolano viajou acompanhado pelo seu médico pessoal e por mais quatro médicos da Clínica Multiperfil. Também voaram para Barcelona a sua esposa, Ana Paula dos Santos, o ministro de Estado e chefe da Casa de Segurança, general “Kopelipa” e o chefe adjunto da Unidade de Segurança Presidencial (USP), brigadeiro Kubanza.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR