456kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

José Eduardo dos Santos

Noticiário

1h. EUA doam quase 430 ME à Ucrânia

Novo pacote de assistência vai incluir entrega adicional de foguetes avançados. para serem utilizados contra tropas russas. E, José Eduardo dos Santos internados nos cuidados intensivos em Barcelona.
Noticiário

00h. Eduardo dos Santos nos cuidados intensivos

Antigo Presidente da Angola está internado numa clínica em Barcelona. E ainda, Zelensky fala de "vitória muito esperada" depois de a Ucrânia ver aprovado o estatuto de candidato à União Europeia.
Angola

Saúde de José Eduardo dos Santos gera polémica

Depois de vários rumores, José Eduardo dos Santos publicou nota a dizer que só o seu médico pode falar sobre o seu estado de saúde. A filha Tchizé acusa a Presidência angolana de ingerência.
Noticiário

10h. José Eduardo dos Santos regressa a Luanda

O antigo chefe de Estado angolano viveu nos últimos dois anos em Barcelona. Saiu apenas para deslocações ao Dubai, onde vive a filha, Isabel dos Santos.
José Eduardo dos Santos

José Eduardo dos Santos regressa a Luanda

O ex-presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, regressa esta tarde a Luanda, depois de estar desde 2019 a viver em Barcelona (Espanha), confirmou à agência Lusa fonte do Executivo.
A Corte de Luanda

A Corte de Luanda, parte IV: O mimoso

João Lourenço chegou ao poder e o império da família dos Santos foi cercado pela justiça. Será que o delfim que se transformou em algoz? Quem é o homem que prometeu um combate sem tréguas à corrupção?
A Corte de Luanda

A Corte de Luanda parte III: A Cara do Pai

Isabel dos Santos será a filha favorita de José Eduardo dos Santos e também quem mais terá beneficiado do facto de ser filha do ex-presidente de Angola. A História de um império que começou a ruir.
A Corte de Luanda

Parte II: O Chefe. Como ele segurou o poder

A prenda que levou José Eduardo dos Santos a uma purga para afastar opositores. E como os filhos e as mulheres terão beneficiado do ex-presidente. (Podcast de 2020 agora relançado).

José Eduardo dos Santos, o pai da Corte de Luanda

Em miúdo jogou futebol, tocou guitarra, cantou. Em adulto fez a guerra e a paz, afastou inimigos e ergueu um império familiar assente na corrupção. Agora, está quase só.
A Corte de Luanda

A Corte de Luanda, parte I: O Viajante

Os primeiros anos de José Eduardo dos Santos. Como entra para a política e chega a Presidente de Angola? A longa viagem de um bairro pobre de Luanda até Barcelona. (Podcast de 2020 agora relançado).
José Eduardo dos Santos

José Eduardo dos Santos está no Dubai

O ex-Presidente de Angola desembarcou no Dubai no dia 21 para visitar Isabel dos Santos, que ainda não tinha visto desde que a morte do genro a 29 de outubro. Manuel Vicente chegou no mesmo dia.
Angola

Corrupção. Vicente denuncia Eduardo dos Santos

Manuel Vicente reuniu-se com o presidente angolano, João Lourenço, e entregou documentos que implicam José Eduardo dos Santos nos negócios de corrupção da Sonangol.
A Corte de Luanda

A história de um mistério chamado Sindika Dokolo

Ambicioso e provocador, colecionador de arte e homem de negócios — e "oligarca" assumido. Quem era o congolês Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos, que morreu aos 48 anos num acidente no Dubai.
Lula da Silva

Lula pede depoimento a José Eduardo dos Santos

José Eduardo dos Santos será ouvido pela justiça brasileira, a pedido da defesa de Lula da Silva, que tenta provar a inocência do antigo mandatário num caso sobre tráfico de influências.
Angola

Família dos Santos deve regressar a Angola

Líder do PRA-JA defendeu o regresso a Angola dos familiares do antigo presidente para se defenderem das acusações de que são alvo, embora reconheça que a justiça é "excessivamente" partidarizada.
Luanda Leaks

Braço direito de João Lourenço recebeu 17 milhões

Em 2013 foram transferidos milhões para uma conta de Edeltrudes Costa, revela o Expresso. A origem? Ninguém sabe. Isabel dos Santos referira-o recentemente como importante na sua entrada na Sonangol.
Luanda Leaks

"Luanda Leaks" pode dar ideia de corrupção geral 

Analista da Capital Economics diz que "Luanda Leaks" corre o risco de "contribuir para uma perceção de que a corrupção é geral em Angola" e não apenas do governo de José Eduardo dos Santos.
Justiça

Mónaco investiga José Eduardo dos Santos e filha

O ex-Presidente de Angola, a filha e o genro estão a ser investigados pelo Mónaco por suspeitas de branqueamento de capitais. Em causa estão somas de dinheiro depositadas em bancos no principado.
José Eduardo dos Santos

Ex-PR de Angola nega transferências para si 

José Eduardo dos Santos afirmou que "nunca" transferiu dinheiro do Estado para si próprio ou outra entidade do Estado e "não tinha participação direta nas vendas dos diamantes".
Isabel dos Santos

Como a Justiça travou 10 milhões para a Rússia

A transferência de 10 milhões para a Rússia do general 'Dino' levantou suspeitas. O BCP comunicou à Justiça e a informação chegou a Angola. Que fez o arresto milionário a Isabel dos Santos.
Angola

Angola. Dos Santos deseja sucesso a João Lourenço

José Eduardo dos Santos divulgou uma mensagem de Ano Novo na página de Facebook da filha, Isabel: "Somos uma grande nação. O que nos une será sempre mais forte do que [o que] nos separa".
Isabel dos Santos

Rafael Marques: "Não me sinto vingado"

Ao Observador, o jornalista angolano recusa que haja uma rotura no MPLA e garante que ninguém é verdadeiramente leal a José Eduardo dos Santos, "o padrinho da corrupção".
Corrupção

Como Angola avançou contra Isabel dos Santos

Favorecimento nos diamantes, ocultação de capital na Rússia, investimentos no Japão e negócios com um árabe — eis a base do arresto dos bens da filha de Eduardo dos Santos. Tudo sob o olhar da secreta
Angola

Angola. Ex-governador do BNA ouvido em tribunal

O ex-governador do Banco Nacional de Angola disse que foi José Eduardo dos Santos quem fez a transferência de 500 milhões de dólares. Voluntariou-se ainda a explicar outro factos desconhecidos.
Angola

"João Lourenço não tem como ter mão no MPLA"

De perseguido pelo regime angolano, Rafael Marques passou a condecorado por João Lourenço. Elogia-lhe o combate à corrupção, mas diz que é travado pela oposição do próprio MPLA: "É só uma pessoa".
Incêndios

Notícia sobre golas antifumo é "irresponsável"

Eduardo Cabrita diz que notícia revela "desconhecimento de questões técnicas que a Autoridade Nacional de Protecção Civil já esclareceu".
Angola

Filho de Eduardo dos Santos libertado da prisão

O antigo presidente do Fundo Soberano de Angola, José Filomeno dos Santos, que se encontrava em prisão preventiva desde 24 de setembro de 2018, encontra-se já em liberdade.
José Eduardo dos Santos

Eduardo dos Santos nega ter deixado cofres vazios

O ex-Presidente angolano negou ter deixado a presidência com os cofres vazios, garantindo que deixou pelo menos 15 mil milhões de dólares ao executivo que lhe sucedeu.
Angola

João Lourenço diz que houve "banquete" em Angola

O presidente de Angola falou em entrevista ao jornal Expresso sobre o caso Manuel Vicente, e o combate para reaver o "dinheiro que saiu de Angola". "São conhecidos os que traíram a pátria", atira.
Direito de resposta

Direito de resposta de Hugo Onderwater

O Observador publica o direito de resposta de Hugo Onderwater ao artigo "Filho de José Eduardo dos Santos acusado de burla em Angola".
Angola

Angola. José Filomeno dos Santos está em cela VIP

Está colocado dentro de uma vivenda existente na cadeia, separada por grades da ala destinada aos restantes reclusos de delito comum e a alimentação é-lhe fornecida diretamente pela família.
Conversas à Quinta

Angola, os segredos de uma ruptura na continuidade

José Eduardo dos Santos saiu por fim da liderança do MPLA e o poder de João Lourenço é agora indiscutível. Em Angola vive-se uma delicada, complexa mas decisiva espécie de "ruptura na continuidade".
Angola

Crise. Isabel dos Santos questiona o Governo

Filha do antigo presidente angolano fala em "profunda recessão" económica no país e questiona-se sobre a "estratégia" que o Governo de João Lourenço vai seguir para combater atual a crise.
Angola

José Eduardo dos Santos dedica-se a causas sociais

O antigo Presidente do MPLA e da República de Angola indicou que, agora que deixou a política ativa, vai dedicar-se a causas sociais e disse que as suas memórias já foram escritas por outras pessoas.
José Eduardo dos Santos

Sucessão no MPLA. Eduardo dos Santos assume erros 

José Eduardo dos Santos despediu-se da liderança do MPLA. Assumiu que cometeu erros ao longo dos quase 40 anos no poder em Angola, mas não disse quais. E garantiu que sai de "cabeça erguida".
Angola

José Eduardo dos Santos sai "enfraquecido" do MPLA

A UNITA, maior partido da oposição em Angola, considera que o líder do MPLA, José Eduardo dos Santos, sai "enfraquecido", forçado por um conjunto de circunstâncias políticas, sociais e económicas.
MPLA

Líder do MPLA quer congresso para marcar "coesão"

Segundo José Eduardo dos Santos, líder do partido desde 1979, o encontro desta quinta-feira visa proceder à apreciação do projeto de informação do Comité Central do MPLA ao congresso.
MPLA

MPLA diz que transição ocorre com "harmonia"

O MPLA garantiu que o processo de transição política no partido, com a saída do presidente, José Eduardo dos Santos, decorre num "ambiente de perfeita harmonia".
José Eduardo dos Santos

"Tudo o que tem um começo tem um fim"

José Eduardo dos Santos confirmou a sua saída da vida política este ano, no discurso de abertura da segunda sessão extraordinária do Comité Central do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA)
Angola

José Eduardo dos Santos deixa MPLA em setembro

MPLA anunciou a realização de um congresso extraordinário na primeira quinzena de setembro deste ano e a candidatura de João Lourenço ao cargo de presidente do partido.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.