Tudo como antes. Sondagem de maio da Eurosondagem, para a SIC e Expresso, mostram PS e PSD em queda, mas mantendo a mesma distância um do outro. Ambos os partidos desceram 0,3 pontos percentuais nas intenções de voto em relação ao mês anterior, mas o PS, com 39% das intenções de voto, continua 10 pontos à frente do PSD, com 29%.

Segundo aquele barómetro, o PAN desce 0,2 pontos percentuais (ficando com 1,2%), mas os restantes partidos mostram tendências mais positivas. O CDS é o que mais sobe, com mais 0,5 pontos face ao mês de abril (para 6,9%), enquanto a CDU sobe 0,1 pontos percentuais (para 7,6%) e o BE mantém a mesma percentagem de votos (9%) face ao mês passado.

Em relação à popularidade, quase todos descem, ainda que mantenham um saldo positivo. Só o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, António Costa, têm uma variação positiva de abril para maio. Marcelo sobe 0,5 pp, para um registo de 60,5% de popularidade, enquanto António Costa sobe 1,2 pp, para um total de 34,7%. O Governo, como um todo, desce 2,7 pontos percentuais.

Os líderes partidários descem todos face a abril, sendo Passos Coelho o que regista a variação maior (-1,5 pp), ficando com um total de 10,4% de popularidade. Assunção Cristas, líder do CDS, Catarina Martins, do BE, e o líder do PCP, Jerónimo de Sousa, registam exatamente a mesma perda (-0,9). Por ordem, eis os mais populares, do mais popular para o menos: Marcelo, Costa, Jerónimo de Sousa, Passos Coelho, Assunção Cristas e Catarina Martins.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR